domingo, 28 de dezembro de 2014

ASTROLOGIA. A LUA NEGRA OU LILITH



Hoje iremos falar um pouco sobre a Lua Negra que constitui um ponto astrológico importante.  
A Lua descreve uma trajetória elíptica ao redor da Terra.
Os vértices do eixo maior dessa elipse são designados por:
a)  PERIGEU LUNAR (ponto da órbita menos afastado da Terra - 358 000 km)
b)  APOGEU LUNAR (ponto da órbita mais     afastado da Terra -  406 000 km)
Os dois focos dessa elipse são o planeta Terra e um ponto que se encontra vazio e que foi designado Lua Escura, Lua Negra ou Lilith. Deste modo, a Lua Negra não é um corpo celeste, mas sim o foco vazio da órbita da Lua em torno da Terra, ou seja, é apenas um ponto fictício.
Ora este ponto focal vazio e o vértice constituído pelo apogeu lunar têm a mesma longitude zodiacal dado ambos se situarem no eixo maior da elipse e na mesma direção a partir da Terra. Deste modo, a localização da Lua Negra no mapa astral corresponderá ao grau do apogeu lunar ou do seu foco vazio, projetado na eclíptica zodiacal.
A Lua Negra gasta cerca de 215 horas para mover-se 1º no zodíaco, enquanto a Sol (leia-se a Terra) gasta cerca de 24 horas no mesmo percurso e a Lua Branca gasta cerca de 2 horas para percorrer a mesma distâ ncia angular. A Lua Negra é cerca de dez vezes mais lenta do que a Terra e cerca de cem vezes mais lenta do que a Lua Branca.
O ciclo da Lua Negra à volta do zodíaco é de 3.232 dias, ou seja, de 8 anos e 310 dias. Cada signo é atravessado pela Lua Negra durante cerca de 9 meses.
Como curiosidade refira-se que existe no espaço uma outra Lilith, descoberta em 1921 e que é conhecida por Asteroide 1181.

O glifo de Lilith Ù é uma lua negra, virada para o lado oposto àquele empregado para representar a Lua Branca ou real .

Indicam-se a seguir, algumas das caraterísticas normalmente apontadas para a Lua Negra.

a)             Está relacionada com os movimentos de libertação da mulher.

b)            Representa, no mapa de um homem, a sua "anima" (Carl Jung), ou seja, a imagem da sua mulher ideal bem como a natureza da parte feminina da sua personalidade.

c)            Representa, no mapa de uma mulher, o seu "animus" (Carl Jung), ou seja, a imagem do seu homem ideal bem como a natureza da parte masculina da sua personalidade.

d)         Representa o lado mais sombrio, obscuro, secreto e profundo da personalidade a que nos encontramos aprisionados e que nos absorve totalmente. Este lado ou faceta da nossa personalidade altamente compulsivo e irracional, precisa ser conscientizado, resolvido e integrado, para que possamos alcançar tranquilidade.

e)            Está relacionada com a libido pois indica o potencial e a forma com que cada pessoa expressa a sua sexualidade e instinto. Representa também as áreas onde se possui mais carisma, sensualidade e magnetismo e a forma como estas ferramentas são utilizadas para seduzir.

f)             Representa uma espécie de contraparte feminina de Plutão (A Lua Negra e Plutão foram descobertos na mesma altura).

g)            Representa as áreas onde o indivíduo experimenta sentimentos de carência, vazio, perda, ausência e frustração. Reflete também os eventos ou coisas que de forma inexplicável ou insatisfatória nos acontecem e que precisam ser conscientizados e compreendidos.

h)              Representa as experiências infantis que não foram vividas e que são agora responsáveis por algumas das atitudes compulsivas, irracionais, exageradas e infantis que manifestamos nas áreas onde se encontra posicionada. Já a Lua Branca ou real representa as experiências da infância que de fato foram vividas.

i)              Representa a via para o nosso relacionamento com o Absoluto. A Lua Negra origina crises, situações excessivas e problemas psíquicos ou emocionais que vão provocar no indivíduo, um enorme vazio, obrigando-o a despegar-se e a abrir-se para o transcendente.

j)               Está relacionada com poderes paranormais, inclinação para a bruxaria e forte mediunida- de.

k)           A casa onde a Lua Negra se encontra posicionada na altura do nascimento corresponde à área de experiência em relação à qual o indivíduo viverá com um inexplicável e constante sentimento de expectativa e insatisfação, mesmo que a experiência vivenciada esteja a ser positiva. É nessa área de vida onde a pessoa precisa aprender a desapegar-se.

l)           O signo onde a Lua Negra se encontra posicionada na altura do nascimento indica o tipo de energia que permite a expansão consciencial resultante da vivência de situações conturbadas.

Como se depreende do texto produzido, a Lua Negra indica a nossa natureza interior mais profunda e sombria que escapa do filtro da nossa razão e que nos leva a ter comportamentos e reações compulsivas. A Lua Negra ainda é mais inconsciente do que a própria Lua Branca e cabe a cada um de nós compreender o propósito dos vazios e carências por ela provocados e em nós infligidos para obtermos expansão consciencial e traquilidade.


Ruy Figueiredo

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

TAROT. CARTA VII - O CARRO

Hoje apresentaremos o Arcano VII - O CARRO




















A - PORMENORES DA CARTA
i) O NÚMERO SETE
a) O "7" aparece em muitas situações (a criação se fez em sete dias, sete são as cores do arco iris, sete são os dias da semana, sete são o número das notas musicais, sete são o número dos chacras principais, sete dias tem cada fase da Lua, sete são as estrelas irmãs das Plêiades, etc.;
b) O "7" = mundo espiritual ("3") + mundo material ("4");
c) O "7" é representado pela estrela de sete pontas;
d) O "7" representa a perfeição divina (Deus descansou ao 7º dia);
e) O "7" introduz uma mudança, pois é a primeira manifestação do homem para conhecer as coisas do espírito, as coisas de Deus, a Criação;
f) As pessoas do nº 7 são solitárias, idealistas, individualistas, introvertidas, intuitivas e espirituais. Interessam-se pela busca da verdade (investigadores, filósofos, psicólogos), gostam de penetrar nos mistérios das coisas;
g) Com o "6" tomamos a decisão e com o "7" temos de guiar o carro (vida) com firmeza.

ii) O GUERREIRO
a) O guerreiro tem duas máscaras azuis aos ombros, cada uma delas olhando para uma direção diferente, representando possivelmente Urim e Tumim (“luz e perfeição”), objeto ou objetos que eram aplicados no peitoral dos sacerdotes e que permitia tirara a sorte para saber a vontade divina;
b) O guerreiro representa o homem que se conquista a si mesmo ("conhece-te a ti próprio") e que domina as situações porque tem ideais e objetivos, é disciplinado e tem força de vontade. É um herói, um conquistador. Ganhou autodomínio pois saiu vitorioso na batalha da existência;
c) O guerreiro controla os animais (opostos) com mão firme e com autonomia;
d) O guerreiro faz a ponte entre a personalidade (representada pelas esfinges) e a alma, dominando o instinto e a personalidade;
e)O guerreiro tem um bastão azul (azul é yin);
f) O mago inicia mas o carro indicia que já fez coisas (conquistas);
g) O guerreiro tem na cabeça uma estrela de 8 pontas, símbolo de regeneração e plenitude (o que procura);
h) O guerreio tem pendurado na armadura uma quadrado que significa estabilidade.

iii) A CARRUAGEM
a) A carruagem está protegida por um toldo que é azul-marinho e que tem estrelas brancas
b) A base da carruagem é um quadrado e o corpo do guerreiro parece um triângulo (triângulo em cima do quadrado = 7). Domínio do espirito sobre a matéria;
c) A carruagem tem 4 pilares;
d) A carruagem tem um símbolo constituído por umas asas (asas do mercúrio filosófico) e por uma estilização do símbolo sexual hindu (linguam e Yoni) que representa o equilíbrio do masculino e do feminino.

iv) AS DUAS ESFINGES
As 2 esfinges representam a dualidade em que vivemos, os opostos que temos que integrar ou
quanto muito equilibrar. A esfinge branca representa o consciente e a preta o inconsciente.
Reparem que cada uma tem um pouco da cor da outra (como no símbolo do yin e do yan), ou
seja, no feminino existe um pouco de masculino e vice-versa. A esfinge branca segue a razão e é obediente enquanto a esfinge preta segue os instintos desenfreados, ou seja não segue a razão e não obedece.


B - OUTROS ASPETOS
O QUE REPRESENTA A CARTA
a) Fim do 1º Setenário. Vitória sobre a natureza animal. Controle das emoções e dos
instintos. (aprendizagem do autodomínio e na canalização de energia para a concretização de
uma meta ou ideal). O processo de individuação está feito, ele comanda a sua vida e é
reconhecido pelos seus feitos;
b) O indivíduo conhece-se a si mesmo.
c) A nível humano representa a glória, a vitória. O homem que consegue o autodomínio e que ao vencer certas contrariedades, dificuldades, consegue atingir o sucesso. O guerreiro sai vitorioso da batalha da existência;
d) O guerreiro representa o herói conquistando-se a si próprio;
e) É o princípio do desapego. Há um impulso em procurar a plenitude (estrela de oito pontas) mas não se sabe como. Para isso está preparado para abandonar as estruturas, vínculos profissionais, família, amores, que já não o preenchem. Há uma nova personalidade que entra
em rutura com o que já não o preenche. Sabe que a vida não depende das circunstâncias mas
das respostas que vai dando. Torna-se senhor do seu destino, ganha consciência. No carro
fecha-se um ciclo de mudanças. Trata-se do fim de um ciclo, de desvinculação com o
passado. O carro significa o triunfo dos princípios superiores.


ASPETOS POSITIVOS
Autonomia, iniciativa, coragem, disposição para a ação, confiança,  grande atividade, triunfo, força, perseverança, conquista com luta, sucesso com dificuldades, viagem por terra, discussões políticas, equilíbrio interior e exterior e a capacidade de domar os impulsos opostos. Poder de mando, decisão pronta e justa, ação independente, predominância da inteligência. Promove grandes viagens e mudanças de local.


ASPETOS NEGATIVOS OU LADO SOMBRA
Crueldade, excesso de controlo, cansaço, incapacidade de gerir a vida, falta de independência.

Ruy Figueiredo

domingo, 21 de dezembro de 2014

TAROT. CARTA VI - OS ENAMORADOS

Hoje iremos falar da Carta VI - OS ENAMORADOS




















A - PORMENORES DA CARTA

i) O NÚMERO SEIS
a) "6" é representado pelo Hexágono ou Estrela da Vida ou de Salomão;
b) O "6" representa o número do casamento (o "6" tem uma excelente energia para o
casamento, pois é repleto de afeto, harmonia, bons fluidos e trará estabilidade o suficiente
para a formação de uma nova família);
c) O "6" está ligado ao planeta Vénus, à harmonia, beleza e amor;
d)  O "6" representa a união (ao nível da alma – ver montanha) e a divisão (ao nível           da personalidade ou ego). A indecisão resulta de estarmos divididos;
e)  O "6" é a busca da harmonia exterior (afetivamente o que é que devo escolher);
f)   O "6" é a busca da harmonização interior (pôr a mente e o coração em sintonia);
g)  O "6" é a busca da perfeição e do equilíbrio;
h)  As pessoas "6" são prestáveis, preocupam-se e são responsáveis pelos outros;
i)  Os números ímpares são masculinos e os pares femininos. Apenas o "6" é de ambos os sexos.


ii) O PAR (Homem /Mulher)
a)  O par representa Adão e Eva no Éden;
b)   Estão nus e sem pelos (pureza da alma) e têm cabelos louros (divinos);
c)   O Par representa a divisão, a separação, o mundo polarizado e dual. O Homem representa o consciente e olha para a mulher que representa o desejo, o inconsciente. A mulher olha para o anjo, como que a pedir algo;
d)  A carta mostra o princípio da polaridade que cria o Universo pela interação amorosa dos Princípios Feminino e Masculino. Antes de qualquer manifestação concreta, a energia primordial teve de se polarizar em Opostos que ao interagir criaram o Universo.


iii)   A SERPENTE E AS DUAS ÁRVORES
a)   A árvore da vida (macieira) significa consciência e conhecimento;
b) A serpente está a subir pela macieira o que significa evolução (o desejo começa a ser transformado). A serpente a descer significa involução. O desejo de conhecer a dualidade, faz a serpente descer e a penetrar na terra. Deste modo, começa a separação e a tomada de consciência da separação. Essa tomada de consciência é que faz depois a serpente subir numa espiral evolutiva.

iv)  O SOL
Sol brilhante significa iluminação, luz, vida, bênção.

v)    O ANJO
a)  O anjo abençoa e funde os opostos. Tem asas vermelhas pois une paixões;
b)  Com o anjo a separação cessa, pois há fusão e não é preciso fazer escolhas. As escolhas são entre o coração e a mente que nem sempre estão alinhados. Balança analisa, mas não sente.

vi)   A MONTANHA VERMELHA
Representa a união das almas do Par.


B -   OUTROS ASPETOS
O QUE REPRESENTA ESTA CARTA

a) Esta carta retrata a queda da mónada (queda evolutiva) e da separação dos sexos;
b)  É uma carta pro-relacionamento;
c)   Primeiro há a separação, depois a consciência da separação e depois através da evolução há a união ("Todos Somos Um"). Na união estamos outra vez com o "Pai";
d)  É uma carta de escolha, de tomar uma decisão. Se a decisão é feita ao nível do ego, a separação continua, mas se é feita pela intuição a união se concretiza;
e)   A nível mundano, a pessoa está indecisa mas ao mesmo tempo quer estar com a pessoa. Em termos afetivos é um Arcano muito forte;
f)   Signo – Gémeos, Balança;
g)  Esta carta tanto dá separação como união. É uma carta forte ao nível do romance. As outras cartas é que dirão. Por exemplo Lua dá indecisão e o Sol dá atração.


ASPETOS POSITIVOS
Compromisso (responsabilidade com os outros na vida familiar ou relacional), equilíbrio, integração do livre arbítrio com os outros, união, magnetismo, escolhas, busca da harmonia, escolha por sentimento. Relacionamento amoroso. Escolha de caminhos.


ASPETOS NEGATIVOS OU LADO SOMBRA
Infidelidade, libertinagem, ansiedade, imprudência, atração, fraqueza moral, tentação, dificuldade em escolher, dúvidas, indecisão entre 2 pessoas ou coisas, bifurcação.

Ruy Figueiredo 

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

ASTROLOGIA. A RODA DA FORTUNA

O que significa a Roda da Fortuna?
A Roda ou Parte da Fortuna (o glifo ou símbolo correspondente é Ï) é a mais conhecida das chamadas Partes Arábes, sendo como todas elas, um ponto abstrato.
A Roda da Fortuna indica um ponto onde podemos encontrar a realização pessoal se investirmos no signo e no assunto da casa onde ela se encontra.
Ela sintetiza tudo o que é importante para nós.
De fato, sintetiza os três pontos mais importantes de um mapa astrológico, a saber: i) o Ascendente (corpo físico e a maneira de atuarmos ou de nos expressarmos no mundo); ii) o Sol (nossa vontade, vitalidade e missão); e iii) a Lua (nosso passado, intuição, necessidades e emoções). Deste modo, a Roda da Fortuna mostra um assunto onde se persistirmos, encontraremos o equilíbrio e a felicidade.
A Roda da Fortuna é um ponto de alegria, felicidade e prosperidade e reflete as aspirações e ideais do homem. No entanto, a Roda da Fortuna só trabalhará positivamente se o nativo utilizar de forma adequada, o seu Sol, Lua e Ascendente.
A Roda da Fortuna simboliza o lugar, no mapa astrológico, através do qual o Sol, a Lua e o Ascendente estão no melhor relacionamento harmonioso entre si e são facilmente expressos para maior benefício da pessoa.

A Roda da Fortuna como significador do corpo e da saúde
A Roda da Fortuna é um dos significadores do corpo e da saúde. No entanto, deve-se olhar também para o Ascendente, seu regente, para a Lua e seu regente e para a sexta e a oitava casas.
 
O que são as Partes Arábes?
Apesar da sua denominação fazer referência à cultura Árabe, as Partes foram utilizadas na Astrologia por civilizações anteriores. Entretanto, por volta do século VIII, o uso das Partes foi ampliado pelos árabes e nos séculos seguintes difundido com a denominação de Partes Árabes, sendo assim conhecidas a partir de então. As Partes são significadoras dos mais variados assuntos e podem fornecer informações suplementares na interpretação de assuntos específicos. A Parte vai identificar um ponto sensível no Zodíaco do qual é possível obtermos informação sobre o tema que ela representa.

Como é calculada a Roda da Fortuna no mapa natal?
Quando o indivíduo nasce, o relacionamento sol-lua ocupa uma determinada etapa traduzida pela distância angular entre as duas luminárias. Este valor angular é 0º por ocasião da lua nova e 180º por ocasião da lua cheia.
Para o cálculo da Roda da Fortuna, em primeiro lugar, temos de considerar se o mapa em questão é de um nascimento diurno (Sol posicionado acima da linha do horizonte), ou noturno (Sol posicionado abaixo da linha do horizonte). Num horóscopo diurno a Roda da Fortuna é calculada através da distância zodiacal entre o Sol e a Lua e a projeção dessa distância a partir do grau do Ascendente. Num horóscopo noturno a Roda da Fortuna é calculada através da distância zodiacal entre a Lua e o Sol e a projeção dessa distância a partir do grau Ascendente.

As fórmulas são as seguintes:
Nascimentos Diurnos:   Roda da Fortuna  = Ascendente + Lua - Sol
Nascimentos Noturnos: Roda da Fortuna  = Ascendente + Sol - Lua

Embora alguns softwares façam este cálculo, poderá sempre calcular “à mão” de uma maneira simples, expressando o signo do Sol, da Lua e do Ascendente, através da soma do número de signos que vão desde 0º de carneiro até ao signo em questão com o número de graus restantes.

Por exemplo:
Sol a 5º de Carneiro = 0 signos + 5º
Lua a 7º de Touro = 1 signo (o de Carneiro) + 7º
Ascendente a 13º de Gémeos = 2 signos (o de carneiro e o de touro) + 13º
Sol a 21º de Caranguejo = 3 signos + 21º
Lua a 19º de Peixes = 11 signos + 19º

Digamos que alguém tem o Ascendente a 7° 44´de Gémeos (2 signos + 7º 44´), a Lua a 28º 30´de Caranguejo (3 signos + 28º 30´) e o Sol a 16º 07´de Aquário (10 signos + 16º 07´)

Como se trata de um nascimento diurno (O Sol encontra-se no Hemisfério Superior) teremos:

Roda da Fortuna = Ascendente + Lua – Sol = (2 signos + 7º 44´)+ (3 signos + 28 º 30´) – (10 signos + 16º 07´) = - 5 signos + (7º 44´+ 28º 30´- 16º 07´) = - 5 signos + 20º 07´

Andando para trás 5 signos, a partir de 0º de Carneiro, chegamos a 0º de Escorpião. Somando 20º 07´ a 0º de Escorpião, teremos então RF = 20º Escorpião 07´
 
Ruy Figueiredo

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TAROT. CARTA V - O PAPA


HOJE IREMOS FALAR DA CARTA V -  O PAPA

O Hierofante é o termo usado para designar os sacerdotes da alta hierarquia dos mistérios da Grécia e do Egito. É o sacerdote supremo, que pode ser chamado também de Sumo Sacerdote ou Sumo Pontífice. Hierofante significa literalmente “aquele que explica as coisas sagradas”.
A - PORMENORES DA CARTA

i) O NÚMERO CINCO

i) O "5" representa a liberdade de pensamento, de escolha, de vontade, de agir, ou seja, o livre arbítrio;
ii) O "5" representa os cinco sentidos, o quinto reino (mineral, vegetal, animal, hominal e espiritual), a autoconsciência, autoexpressão. Querem experimentar-se para se conhecerem, e portanto o número "5" é número da experiência individual e da descoberta da individualização;
iii) O "5" representa um apelo à transcendência (o homem tenta alinhar a sua consciência ao seu eu superior);
iv) O "5" representa a materialização do espírito (a queda da mónada) e a espiritualização da matéria (Jesus que ascende a Deus);
v) O "5" representa o Homem físico, microscópico;
vi) O "5" representa a criatividade e a planificação mental;
vii) O "5" é representado pelo pentagrama (estrela de cinco pontas). Pentagrama ascendente ou evolutivo (Poder do amor. Espírito a sobrepor-se à matéria) e o Pentagrama descendente ou involutivo (Amor ao poder. Espírito aprisionado na matéria);
viii) As pessoas do "5" são livres, independentes, curiosas, espontâneas, adoram mudanças.

ii) O PERSONAGEM
A Figura
Se O Imperador é o Poder Temporal, O Papa é o Poder Espiritual. Esta carta aparece porque o Homem é intrinsecamente religioso. O Papa simboliza o mestre supremo da ciência e dos mistérios sagrados. É o mestre iluminado que ajuda os caminhantes a reencontrarem a sua divindade interna. É o mestre interno de cada um de nós. É o pontífice que cria a ponte entre o a matéria e o espírito. Representa o aspeto educacional e cultural (porque eram as ordens religiosas que educavam antigamente e que eram as transmissoras do conhecimento). O Papa representa o ensino e a aprendizagem (das leis terrenas e espirituais). Pode representar um professor. O Papa promove o desenvolvimento espiritual em função do esforço e desenvolvimento intelectual graças ao estudo.
Quando o divino que habita em cada um de nós se sobrepõe à matéria (ego), surge o poder iluminado pelo Conhecimento e Vontade superiores. Ou seja, quando a consciência do homem fica alinhada com o divino, daí resulta o Poder espiritual e Sabedoria. Ao atingir essa sabedoria pode guiar outros e transmitir-lhes as leis universais.

A Tiara Papal Amarela
A Tiara papal, Tríplice Tiara ou Tiara Tripla é a coroa papal ornamentada com pedras preciosas e pérolas, que tem a forma de uma colmeia, possui uma pequena cruz no ponto mais alto, e também é equipada com três diademas.
O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, calor, luz, jovialidade e alegria. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo.

A Cruz Tríplice do Papa
Representa a penetração de Deus nos três mundos possíveis: divino, intelectual e físico.


iii) AS CHAVES CRUZADAS
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, o que ligares (permitires) sobre a terra, será ligado (permitido) nos céus; e o que desligares (condenares) sobre a terra, será desligado (condenado) nos céus.» (Mateus 18:19).
Cristo reconhece a Pedro e aos seus sucessores (Papas) a autoridade de governar a Igreja.
Significa os dois tipos de conhecimentos: exotérico (livresco, racional, intelectual, desvelado) e esotérico (iniciático, oculto), ou então o poder de ligar e de desligar. As chaves são cruzadas porque ambas são utilizadas.


iv) AS COLUNAS DO TEMPLO E A CADEIRA
As duas colunas simbolizam a sabedoria, a Lei e também a dualidade. A cadeira representa o trono.


v) OS DOIS HOMENS AJOELHADOS
Representa os discípulos ajoelhados perante o seu mestre em sinal de obediência.


B - OUTROS ASPETOS

ASPETOS POSITIVOS
Ensinamento, sabedoria, sentido do dever, consciência moral, bom conselho, bondade, proteção espiritual, perdão, compaixão, resolução de algo pendente por decisão superior. Número da curiosidade, da experiência, aprendem com a experiência, ativos, gostam da mudança, procuram a liberdade e a independência. Carta com bênção, generosidade, afabilidade e paz.


ASPETOS NEGATIVOS OU LADO SOMBRA
Crueldade, dogmatismo, moralismo, espírito limitado, dissimulação, hipocrisia, apego a princípios e a padrões, incapacidade de se adaptar a coisas novas e de aprender com a experiência, prisioneiro das suas próprias ideias, insatisfação, demasiado analítico.
O conhecimento quando se fecha em si próprio torna-se um dogma. Inflexibilidade, intolerância, sistema de crenças assentes em padrões rígidos. Recusa em questionar as próprias crenças, Medo de falhar. Insegurança na auto expressão. Medo da experiência, inibição, demasiado preocupados com questões morais ou sexuais. Personalidade dependente.


Ruy Figueiredo