terça-feira, 27 de outubro de 2015

ASTROLOGIA. PLUTÃO NA CASA VIII (PARTE X)

HOJE IREMOS ANALISAR O PLUTÃO LOCALIZADO NA CASA VIII

Significado da Casa VIII
A Casa VIII é uma casa de memórias ligadas ao passado. É a casa do signo de Escorpião. É uma casa da água psíquica, abissal e profunda. Como se trata de uma casa cármica (tal como as casas IV e XII) nela ficam facilmente armazenadas as memórias dos medos e de inseguranças que trazemos de outras vidas. A casa VIII tradicionalmente é a casa das perdas, das mortes psíquicas e também da morte física. Plutão, como sabemos, tem que morrer para se regenerar. Se está no tema natal localizado na Casa VIII isso significa que já se encontra na casa da morte. Deste modo, Plutão na casa VIII é um Plutão altamente intenso, violento e negativo. Ora como sabemos onde Plutão está é onde é mais frágil e aparentemente  mais forte. É falsamente mais forte, porque precisa, através da manipulação e afirmação do poder, afugentar, exorcisar as suas fraquezas para se sentir emocionalmente seguro. Ora na Casa VIII o Plutão precisa resolver as memórias dos medos e inseguranças que transportou do passado. 

O desejo é intenso e é mais forte do que o próprio nativo
Para uma pessoa com Plutão na Casa VIII, o desejo está na sua máxima potência e portanto vai ser vivido com obsessão. Como esse desejo é muito forte, o nativo não consegue controlá-lo e não consegue resistir-lhe. Enquanto não o satisfazer, não descansa, não desiste. O desejo é mais forte do que a pessoa.

Morte, Regeneração e Transformação do Plutão
É através do confronto com os outros, que o Plutão na Casa VIII se irá resolver, no sentido de que é através dos outros que irá testar os limites do seu poder pessoal. Deste modo, o próprio nativo, no decurso da sua vida, irá atrair situações e/ou pessoas que irão ser o motor da morte desse Plutão e consequentemente da sua transformação e renascimento. Essas pessoas e/ou situações contribuirão fortemente para a derrocada do poder pessoal do Plutão e sobretudo para a compreensão, consciencialização por parte do nativo, das motivações e desejos que o levam a ter aqueles comportamentos obsessivos, compulsivos, irracionais e instintivos. 
O Plutão na Casa VIII, começa a ser transformado apenas quando começa a perder o desejo de querer controlar as situações. 

Ruy Figueiredo