sábado, 9 de janeiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO JÚPITER (PARTE XX)

Hoje abordaremos as caraterísticas das pessoas que nasceram com o Plutão ligado a Júpiter

Significado de Júpiter 
Talvez consigamos compreender melhor o significado de Júpiter (Casa IX, Sagitário) se analisarmos a sua frequência vibratória oposta representada por Mercúrio (Casa III, Gémeos). O eixo Casa III - Casa IX (eixo do conhecimento, da informação, da comunicação, do ensino, da aprendizagem, das viagens) liga Gémeos a Sagitário e liga Mercúrio a Júpiter. 
Sendo assim, Mercúrio representa o pensamento analítico e dedutivo que busca conhecimento através da recolha de dados e fatos com os quais entendemos e classificamos a realidade do mundo físico que nos rodeia. Mercúrio analisa e divide a realidade e de tanto a dividir, acaba por não a compreender, ou seja, Mercúrio recolhe informação mas não a direciona, não lhe dá um sentido, não a sente. Mercúrio é relativo, apenas possui informação. 
Júpiter, pelo contrário, representa a capacidade elevada que temos para intuir as verdades e as leis que estão por detrás da organização do mundo. Júpiter não é relativo e não precisa de dividir e escalpilizar a realidade, para a sentir, dar-lhe sentido, comprendê-la, direciona-lá (seta do Sagitário em oposição à dualidade dos Gémeos). Júpiter percebe, por intuição e abarca realidades mais altas.  Júpiter sabe que por detrás da realidade física em que existimos há um outro tipo de realidade (filosófica, religiosa, etc.). Júpiter simboliza a nossa capacidade de expansão, de crescimento e de ir mais longe. 

Significado de Plutão 
O Plutão representa a nossa parte irracional, instintiva, compulsiva, animal, subterrânea, inconsciente e violenta em termos psíquicos, que obsessivamente projetamos sobre qualquer coisa ou pessoa, criando dependências para nos sentirmos seguros. O Plutão vai querer controlar sempre o planeta ao qual está ligado, vampirizando-o e esperando, que de alguma forma se possa compensar instintivamente através desse planeta. Ao controlar, sente-se seguro. Plutão é o ponto de morte e de regeneração. 

Significado de Plutão Júpiter 
Ligação Desarmónica
Com Júpiter ligado a Plutão, o desejo de segurança emocional está ligado às convicções, ideias e crenças que a pessoa sente que são a verdade. Ora como Júpiter está ligado a Plutão, vai haver uma necessidade compulsiva para a pessoa afirmar-se (ganhando aparentemente poder)  através das suas convições, idéias e crenças. Deste modo, os nativos Plutão Júpiter agarram-se a convições, idéias e crenças, de forma compulsiva e as defendem a todo o custo. A pessoa sente a necessidade (compulsiva, irracional, inconsciente) de ter sempre razão e de dominar inteletualmente. 
Com Júpiter Plutão mal ligados a pessoa resiste à transformação e à evolução dos seus valores éticos, filosóficos, religiosos, inteletuais. Deste modo, de forma compulsiva, obsessiva, irracional, para obter e sentir-se poderoso, tem comportamentos não corretos. A pessoa torna-se rígida, prepotente, dogmática, objetiva, faciosa, moralista, egocentrada e fanática. Quer converter os outros às suas crenças. Quer convencer os outros das suas ideias. E com isso, sente poder, sente-se seguro. O nativo não aceita que os valores em que acredita (Júpiter) sejam postos em causa e impõe a sua opinião, de forma compulsiva, para obter poder e sentir-se emocionalmente seguro. Deste modo, as pessoas de Plutão Júpiter vão lutar pelos seus valores. Mas com Plutão surgem os confrontos, a tensão, os choques e a morte. A rigidez e o autoritarismo destas pessoas, vão ser postos à prova, através de experiências cataclísmicas que elas próprias irão atrair. A dor e o sofrimento provocados pela vivência dessas experiências, vão humilhá-las inteletualmente e a partir daí, através do ganho consciencial, vão transformar-se, ao morrer para as posturas comportamentais e inteletuais a que se agarravam ferozmente. 

Ligação Harmónica
Com Júpiter bem ligado a Plutão, a pessoa não resiste  à transformação dos seus valores e comportamentos. Vai ser uma pessoa confiante, expansiva, otimista e vai nascer a acreditar que para além dela existe uma outra lei, a "LEI". Vai sentir que há coisas que não podem ser percebidas intelectualmente nem expressadas verbalmente. 


Ruy Figueiredo

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO MARTE (PARTE XIX)


HOJE FALAREMOS DAS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS QUE NASCERAM COM PLUTÃO CONETADO A MARTE


SIGNIFICADO DE MARTE
Marte é o desejo de afirmação. É a força que nos move para sabermos quem somos. Marte representa as iniciativas que a pessoa tem de realizar para se afirmar no Mundo e para descobrir quem é. Marte dirige a nossa vida de forma a refletir quem somos. Marte é um dos planetas pessoais e serve a identidade. a personalidade, o ego e o desejo. Marte é o regente  de Carneiro e o co-regente de Escorpião (Plutão também rege este signo) e por esse motivo tem as duas vertentes: afirmar (Carneiro) e desejar (Escorpião). Marte é a oitava inferior de Plutão.
Quando Marte está bem ligado num mapa, a pessoa nasceu com capacidade para orientar a sua vida de forma a realizar-se plenamente. Deste modo sabe o que fazer, como fazer e da forma mais certa e adequada. Quando Marte está mau ligado num mapa, a pessoa não nasceu com capacidade de orientação, ou seja, o seu Marte não é orientado, o que irá trazer problemas porque a pessoa, de alguma forma, não vai saber como "disparar" de forma adequada, para chegar onde deseja chegar. Muitas vezes, nem sabe bem onde quer chegar e pode disparar em várias direções e ser agressivo. 


SIGNIFICADO DE PLUTÃO
Plutão é a força abissal, instintiva, compulsiva, animal, irracional, obsessiva que habita dentro de nós. A sua necessidade de segurança emocional, leva a querer controlar, manipular, dominar os aspetos relacionados com a função psíquica do(s) planeta(s) aos quais se encontra ligado. É através do exercício inconsciente do poder que Plutão obtém, equivocadamente, a sensação de segurança emocional. Entretanto, a experienciação do sofrimento associado ao processo serve para catapultar o nativo para outros níveis de entendimento e consciência da função psíquica associada ao planeta tocado. Deste modo, Plutão atrai a morte mas também a transformação, liberdade e felicidade.

SIGNIFICADO DE PLUTÃO MARTE  
O planeta da morte, transformação, regeneração (Plutão) ao tocar no planeta do desejo (Marte) imprime uma elevada força para que o desejo seja satisfeito. O desejo torna-se assim poderoso, violento e obsessivo. A pessoa deseja algo e "só pára na morte, só por cima do seu cadáver". Deste modo, Marte Plutão é uma bomba pois é o desejo do Marte ampliado pelos 1000 volts do Plutão (Flávia Monsaraz). A obsessão do desejo atrai e origina a morte. A pessoa deseja as coisas de forma incrivelmente intensa.

SIGNIFICADO DE PLUTÃO MARTE LIGADOS DE FORMA DESARMÓNICA
Quando estes dois planetas estão mal aspetados (quadratura, oposição, conjunção) surge tensão e consequentemente ansiedade porque a satisfação do desejo é castrada. Quanto maior o desejo, maior será a frustração. Enquanto o nativo não conseguir alquimizar o seu Plutão, ainda terá uma réstea de força instintiva a manobrá-lo. Neste caso, desejará e não satisfará o seu desejo. Sentir-se-á impotente e como Plutão está ligado a Marte, essa impotência será acompanhada muitas vezes, de raiva e violência e atrairá mais raiva e violência, até que o Plutão perca todo o seu gás e carga psíquica e morre, se regenera.
Plutão Marte é um dos aspetos mais violentos que um nativo pode ter no seu mapa natal.


SIGNIFICADO DE PLUTÃO MARTE LIGADOS DE FORMA HARMÓNICA
Se o Plutão estiver ligado, conetado ou aspetado ao Marte através de um trígono ou sextil, a pessoa é muito lutadora e acredita na sua força para conseguir o que pretende. A pessoa tem capacidade para satisfazer os seus desejos, embora continue a desejar as coisas de forma intensíssima. O Plutão não resiste e aceita transformar-se de forma gradual e pacífica.


Ruy Figueiredo