quinta-feira, 28 de julho de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO MEIO DO CÉU (PARTE XIII)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO LIGADO AO EIXO MEIO DO CÉU – FUNDO DO CÉU

SIGNIFICADO DO MEIO DO CÉU
O Meio do Céu corresponde ao ponto mais alto do Céu no momento do nascimento de uma pessoa. Representa o que pretendemos “ser” quando crescermos e por isso está relacionado com tudo aquilo que iremos desenvolver para atingirmos esse fim. Nesse sentido, o Meio do Céu tem a ver com a imagem, função e participação que o nativo, consciente ou inconscientemente, deseja implementar na sua vida pública, social e profissional. Esta singularidade astrológica traduz como nos comportamos na vida pública, como desejamos ser reconhecidos socialmente e como efetivamente nos reconhecem. Deste modo, o Meio do Céu influencia, de forma significativa, a nossa carreira profissional e esclarece sobre o tipo de trabalho a que nos poderemos dedicar. O Meio do Céu é oposto ao Fundo do Céu que representa a forma como vivemos a nossa vida interior e familiar.


SIGNIFICADO DE NETUNO
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.


SIGNIFICADO DE NETUNO LIGADO AO MEIO DO CÉU
Se o nativo tem Netuno ligado ao seu Meio do Céu, isso revela que a maneira como deseja intervir e ser reconhecido publica, social e profissionalmente, vai ser influenciada pelo planeta do amor, compaixão, sensibilidade, criatividade, espiritualidade, altruísmo, confusão, escapismo e idealismo.


NETUNO BEM LIGADO AO MEIO DO CÉU
Quando Netuno está ligado ao Meio do Céu de forma harmónica (sextil e trígono), o nativo beneficia sempre da ajuda de outros no que se refere à sua vida profissional, social, pública, familiar e interior (repare que quando Netuno faz trígono ao Meio do Céu, faz sextil ao Fundo do Céu e inversamente quando Netuno faz sextil ao Meio do Céu faz trígono ao Fundo do Céu). O nativo recebe ajuda e as suas vidas exterior e interior fluem com o apelo netuniano. No trabalho ouve os outros, é compassivo, tolerante, altruísta, assim como o é também dentro da sua própria casa. O nativo intui com facilidade as necessidades dos que trabalham consigo e consegue ter uma boa relação com os chefes, colegas e subalternos. Devido à natureza espiritual de Netuno, a pessoa pode ligar-se a um grupo espiritual qualquer. Como Netuno também está ligado às artes e à estética, o nativo com este aspeto pode também desenvolver um trabalho com forte componente estética e/ou artística.
Quando Netuno e o Meio do Céu (Fundo do Céu) estão harmoniosamente aspetados o nativo terá tendência para na carreira ou no lar, idealizar, mitificar, potencializar, absolutizar, as caraterísticas da casa onde Netuno está domiciliado. Não há como fugir da tendência netuniana de idealização, mesmo num bom aspeto.


NETUNO MAL LIGADO AO MEIO DO CÉU
Quando o planeta do amor está conectado ao Meio do Céu de forma tensa, o apelo do transcendente que o nativo experimentará vai entrar em conflito com a maneira como vive a sua vida social, profissional, pública, familiar e interior.
A confusão e o excesso de idealização na carreira e no lar poderão ocorrer com facilidade.

Netuno a fazer conjunção ao Meio do Céu (oposição ao Fundo do Céu)
Ayrton de Senna (corredor brasileiro de fórmula 1), Paramahansa Yogananda (iogue indiano) tinham Netuno Conjunto ao meio do Céu. Ao primeiro está ligado a criação do Instituto Ayrton de Senna (instituição de ajuda a crianças) e ao segundo está associado a criação de núcleos espirituais de auto realização.
Netuno a fazer conjunção ao Meio do Céu poderá dar também pessoas ligadas à terapia, cura, música, artes, teatro, cinema e a atividades que conseguem levar o público a sonhar, a idealizar. No entanto, a doação ao coletivo implica um certo distanciamento ou não integração da vida exterior com a vida familiar (oposição ao Fundo do Céu).


Netuno a fazer quadratura ao Meio do Céu (quadratura ao Fundo do Céu)
Nesta situação Netuno irá “desafinar” pois o nativo sentirá que existe uma guerra clara entre o impulso amoroso de Netuno e as suas vidas familiar e exterior. A pessoa experimentará deceções na infância e as canalizará para a sua vida profissional.
Netuno desafinado privilegia a confusão, a aditividade (bebida, drogas, etc.) e a idealização excessiva. A pessoa pode não saber o que quer “ser” na vida, pode apresentar-se socialmente de forma descuidada, entregar-se a vícios, não acatar compromissos profissionais, entre outras atitudes.

Netuno natal em oposição ao Meio do Céu (conjunto ao Fundo do Céu)
A casa IV, cuja cúspide é o Fundo do Céu, é uma casa de água e cármica (é a casa das raízes, da família, do signo de Caranguejo e da Lua). Se Netuno está conjunto ao Fundo do Céu, a vida interior será mais sentida e o nativo terá uma predisposição inata para a religiosidade ou espiritualidade e adorará o mar.


Ruy Figueiredo

terça-feira, 19 de julho de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO ASCENDENTE (PARTE XII)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO LIGADO AO EIXO ASCENDENTE-DESCENDENTE

SIGNIFICADO DO ASCENDENTE
Enquanto o Sol representa o nosso ser interior, o Ascendente representa a personalidade (“máscara”) que mostramos ao mundo (ser exterior). O Ascendente indica, deste modo, a maneira como encaramos e nos mostramos ao mundo e consequentemente como os outros nos percebem. O Ascendente tem a ver com a Casa I (casa do Carneiro e de Marte) onde nos vamos afirmar para descobrir quem somos. 
O Ascendente traduz, portanto, como interagimos com o mundo.

SIGNIFICADO DE NETUNO
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.


SIGNIFICADO DE NETUNO LIGADO AO ASCENDENTE
Se o nativo tem Netuno ligado ao seu ascendente, isso revela que a sua maneira de ser e de se afirmar no mundo vai sofrer a influência do planeta do amor, compaixão, sensibilidade, criatividade, espiritualidade, altruísmo, confusão, escapismo e idealismo.


NETUNO BEM LIGADO AO ASCENDENTE
Quando Netuno está ligado ao Ascendente de forma harmónica (sextil e trígono) o nativo consegue captar com facilidade os outros e o ambiente ao seu redor. A sua maneira de ser e de intervir na sociedade flui naturalmente com o apelo amoroso netuniano. Deste modo, o nativo é tolerante, amoroso, compassivo, altruísta e sensível à dor dos outros, sobretudo com a dos menos afortunados. Também está sempre pronto para ajudar, servir, entregar-se e doar-se aos outros.
Para além dos aspetos de sensibilidade e amorosidade referidos, o nativo poderá imprimir à sua personalidade, outras caraterísticas netunianas. Nesse sentido, poderá ser uma pessoa criativa, talentosa, artística e mediúnica.
Como Netuno tem uma elevada vibração, o nativo capta sinais mais altos que lhe são enviados e deste modo consegue fluir com a vida. A “VIDA” o presenteia com o que pretende e para tal é muito ajudado pelos outros, mas apenas quando a ligação é harmónica. Como Netuno está também associado à confusão, sonho, escapismo, idealismo, mitificação, potenciação e expansão, é natural que o nativo com o Netuno bem ligado ao Ascendente possa também se envolver em processos de ilusão/desilusão muito caraterísticos de Netuno. Deste modo, poderá construir expetativas muito elevadas de si próprio e dos outros, e mais cedo ou mais tarde verificar que não é bem assim. Só que num bom aspeto, a dor ou desconforto são mais suaves e toleráveis.


NETUNO MAL LIGADO AO ASCENDENTE
Quando o planeta do amor está conectado ao Ascendente de forma tensa, o apelo do transcendente que o nativo experimentará vai entrar em conflito com a sua maneira de interagir com o exterior e com os outros.
Lembremo-nos que o Ascendente é a cúspide ou “abre” a Casa I. casa da procura da identidade, casa da afirmação e casa do ego ainda primário e por esse motivo corresponde a uma área de vida onde se olha mais para o nosso umbigo do que propriamente para os outros. Num mau aspeto com o Ascendente, não será fácil para o nativo, compatibilizar o Netuno que faz apelo ao amor ao próximo e à dissolução do ego com as necessidades pessoais prioritárias do Ascendente. Haverá uma guerra entre a energia do querer dar amor e a do querer se afirmar.

Netuno a fazer conjunção ao Ascendente
Neste caso, as energias do querer afirmar-se e a do querer entregar-se, misturam-se. Netuno poderá estar mesmo em cima do Ascendente (0º) ou entre os 0º e os 10º do mesmo. Evidentemente que o efeito netuniano será tanto mais intenso quanto mais angular ele for, ou seja, quanto mais próximo se encontrar do Ascendente. Para o Netuno angular de Casa I, o nativo adquirirá as caraterísticas do signo regido por Netuno – Peixes e deste modo, será uma pessoa hipersensível, mediúnica, recetiva, amorosa, romântica, passiva, sensível ao ambiente e às pessoas com que interage. Este nativo consegue captar tudo à sua volta, poderá ter habilidades artísticas e criará quase sempre elevadas expetativas de si e dos outros, acabando por se iludir e desiludir frequentemente.

Netuno a fazer quadratura ao Ascendente
Neste caso, o nativo vai sentir que dentro de si existe uma guerra entre o seu impulso interior de se entregar e o seu desejo de se conhecer e de se afirmar no mundo. Já não será compassivo nem altruísta porque a tensão faz com que ele resista a deixar-se influenciar pelos outros e pelo ambiente ou que evite misturar-se com os outros. Vai resistir a entregar-se ou irá mitificar muito os outros, sofrendo, de forma dolorosa, os processos de ilusão/desilusão.

Netuno a fazer oposição ao Ascendente
Como é sabido, a oposição é o aspeto relacional por excelência. O nativo, neste caso, será romântico, fantasioso, idealista e terá tendência para idealizar muito o parceiro relacional e entregar-se a ele de forma total. Poderá ficar dependente do relacionamento, atrair parceiros confusos ou iludir-se e desiludir-se frequentemente.


Ruy Figueiredo