terça-feira, 31 de março de 2020

CURSO ON LINE DE TAROT

Meus caros leitores e leitoras,

Infelizmente, estamos por todo o planeta, a lutar contra este vírus que recentemente apareceu. Espero que muito em breve seja erradicado da nossa vida.
Grande parte das pessoas de todo o planeta, está fechada em suas casas, para diminuir a propagação deste vírus e uma adequada ocupação do tempo consumido na quarentena é um dos aspetos a ter em consideração para mantermos uma boa saúde psicológica.
Nesse sentido, irei dar início a um curso "On Line" de TAROT, a partir do dia 6 de Abril próximo. Se quiserem se inscrever, por favor, façam-no através do link seguinte.

https://forms.gle/p7bmaDMFUcqj7ZTw8

Conto convosco

Abraço Fraterno
Ruy Figueiredo







segunda-feira, 23 de março de 2020

ASTROLOGIA. SATURNO E MERCÚRIO (PARTE V)


Hoje iremos nos debruçar sobre as características dos nativos que nasceram com o Saturno ligado a Mercúrio


Significado de Mercúrio
Mercúrio rege os signos de Gémeos e Virgem. Exalta-se em Virgem, exila-se (está em detrimento) em Sagitário e está em queda no signo de Peixes.
Mercúrio está relacionado com a mente racional, analítica, lógica, dedutiva, científica e linear que aprende sempre qualquer coisa em cada experiência e que ao analisar e racionalizar tudo o que vai aprendendo, consegue fazer pontes e ligações lógicas entre as coisas que vai experienciando. Deste modo, vai percebendo a realidade envolvente (o mundo do quotidiano, o mundo físico, o mundo concreto).
Mercúrio representa a capacidade mental de ir buscar informações que organizem logicamente o mundo, ou seja, representa a capacidade de aprender, nomear e classificar a realidade, para a entender. Mercúrio organiza a realidade envolvente através do processo mental, para ao mesmo tempo, compreender o mundo físico. Mas Mercúrio não só aprende como também transmite o que aprende, e deste modo, é também um mensageiro dos conhecimentos adquiridos. Como se constata, Mercúrio, está relacionado com a comunicação (ouvida, falada e escrita), com a informação (fatos, dados), com o ensino, com o comércio, com os órgãos de comunicação social, com as telecomunicações, estradas, transportes e internet.

Mercúrio e a Mitologia
Mercúrio ou Hermes era um dos filhos de Zeus. Era o patrono dos comerciantes, o mensageiro dos deuses e tinha asas nos pés devido à sua elevada mobilidade. Mercúrio conferiu ao homem a linguagem e a capacidade de aprender e comunicar.

Mercúrio e a Anatomia
Mercúrio governa o sistema nervoso e respiratório e ainda os órgãos da fala e da audição.

Saturno em Aspeto com o Mercúrio
Numa primeira fase de vida, o nativo que nasce com o Saturno ligado a um outro planeta natal, experimentará sempre em relação à função psicológica associada a esse planeta, uma certa timidez, contenção, reserva e defesa, quer a ligação seja tensa ou harmónica. Isto é assim porque o Saturno aprende com o tempo e começa sempre sem nenhuma experiência em relação à função psicológica do planeta ao qual se encontra ligado. Há medida que o tempo passa, o nativo vai evoluindo, apesar de devagar e receoso.
Se o planeta ao qual o Saturno se encontra ligado for o Mercúrio, este processo de aprendizagem centra-se essencialmente no corpo mental. O Saturno irá exigir ao nativo a formação de um corpo mental estruturado.

Saturno Mercúrio ligados por um bom aspeto
Quem tiver nascido com o Saturno bem ligado ao Mercúrio terá uma mente forte, segura, organizada e bem estruturada. Dá uma mente que sabe pensar e que é capaz de estudar muito. Se for um trígono, o nativo terá capacidade para criar, de forma harmoniosa, uma estrutura mental. Será uma pessoa segura e exprimir-se-á com segurança.

Saturno Mercúrio ligados por um mal aspeto
Os nativos com o Saturno mal ligado ao Mercúrio terão tendência, numa primeira fase de suas vidas, a serem mentalmente inibidos ou inseguros, terem medo de falar ou falarem muito pouco. Estas pessoas, no geral, apenas falam quando têm a certeza de que o que estão a dizer está correto, pois receiam ser criticadas e julgadas no plano intelectual. No geral, procuram obter socialmente a comprovação das suas habilidades intelectuais.
Estes nativos, poderão apresentar um dos seguintes dois comportamentos:
a)   ao longo de toda a sua vida, o medo prevalece e em consequência, sentir-se-ão sempre inibidos quando têm de falar, comunicar, ou apresentar as suas ideias;
b)   apesar do medo, tentarão dar a volta por cima, estudando, de forma aprofundada, diversos assuntos. Vão buscar segurança numa superestrutura mental. Nesse sentido, tentarão estudar e saber tudo, porque dado terem medo de ser criticados e julgados, vão desejar ser validados pelos conhecimentos que demonstram. Esta necessidade de validação pode dar origem a que estas pessoas lutem por uma formação académica fortíssima e alargada, para poderem ter e mostrar um “curriculum” cheio de diplomas como comprovação do seu saber. Estes indivíduos, quando falam, falam com segurança, dado que estudaram ou analisaram com profundidade os assuntos de que falam.
Como outras possibilidades comportamentais para as pessoas que nasceram com o Saturno e Mercúrio mal aspetados, citam-se a interrupção de estudos, mudança de curso ou problemas de gaguez.

Dada a natureza cármica associada ao planeta Saturno, os aspetos natais tensionais deste planeta com Mercúrio indiciam, que em outras vidas, os nativos utilizaram mal a palavra, no sentido, de que a mesma não foi luminosa, verdadeira. A palavra foi mal utilizada e agora, nesta vida, estão a colher o fruto da sua má utilização. Deste modo, enquanto o tempo não der segurança para que a palavra vença o medo cármico, Saturno, não os deixará falar. Deste modo, irão experienciar, nesta vida e em crianças, uma forte dificuldade na formação do seu corpo mental. O mais comum é terem sentido que não podiam ter ideias próprias, não podiam pensar por elas próprias ou não podiam afirmar as suas ideias sobre os assuntos. Tudo isto, porque em casa, exigiam que elas correspondessem a determinado tipo de padrão mental, tendo sido muito criticadas, em crianças, pela forma como falavam. Em casa sentiam que não tinham espaço para falar e na escola foram também muito criticadas porque eram mais lentas ou falavam pouco.

Ruy Figueiredo

quarta-feira, 4 de março de 2020

ASTROLOGIA. SATURNO LUA (PARTE IV)


HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS QUE NASCERAM COM O SATURNO EM ASPETO COM A LUA

Significado da Lua
A Lua rege o signo de Caranguejo, exalta-se no signo de Touro, está em detrimento no signo de Capricórnio e em queda no signo de Escorpião. Isto significa que quando localizada em Caranguejo ou em Touro, a sua energia flui naturalmente com a energia destes signos, mas quando localizada em Capricórnio ou em Escorpião, tal não se verifica.

A Lua simboliza, representa ou reflete:
a)      o nosso sentir;
b)     o vazio e a carência da alma;
c)      a noite, o inconsciente, os medos e os bloqueios;
d)     o passado, as memórias e a subjetividade;
e)      os antepassados, a infância, o lar, a família e a mãe;
f)      as reações inconscientes;
g)     a necessidade de segurança emocional, de conforto emocional e de proteção;
h)     o humor e o estado de espírito;
i)       a rotina, o quotidiano, o modo de vida e os hábitos;
j)       a recetividade, a empatia, a serenidade e a adaptabilidade;
k)     a sensibilidade, a intuição e o sexto sentido;
l)       a imaginação, o sonho e a fantasia;
m)   a maternidade e a fertilidade;
n)     a capacidade nutridora, protetora e a hospitalidade;
o)     as massas populares e o público;
p)     a alimentação e as questões domésticas.

A Lua em termos orgânicos, rege os seios, o estômago, as glândulas, o sistema linfático e os distúrbios emocionais.

  
Saturno Em Aspeto com a Lua
A casa onde a Lua se encontra no nosso mapa natal representa a área de vida humana onde vamos buscar, adquirir a nossa segurança emocional. Todos nós precisamos de nos sentir nutridos física e animicamente, caso contrário, começamos a nos sentir insatisfeitos e infelizes com a vida. Como sabemos, a primeira pessoa que nos alimenta, protege e prepara para a vida é a nossa mãe. De facto, as mães, são sem dúvida, as grandes responsáveis pela formação do nosso corpo emocional, sendo que a estrutura desse corpo dependerá do tipo de mãe que nos tiver criado. Nesse sentido, se a nossa mãe, quando éramos crianças, nos deu aquilo que sentíamos que precisávamos, então, obviamente, o nosso corpo emocional terá sido adequadamente estruturado e consequentemente, fluímos com a vida, na fase juvenil e adulta. De facto, por termos recebido alimento emocional em criança, inconscientemente acreditamos, que continuaremos a receber, na fase adulta. E isso, porque foi criada uma espécie de segurança e confiança na vida, que irá fazer com que naturalmente lidemos com a vida. Se a mãe foi boa, então iremos achar que a vida também será boa para nós. Se, por acaso, a mãe, não nos tiver alimentado de forma adequada, então o corpo emocional não terá sido criado de forma estruturada, não iremos confiar na vida e pensaremos que não será fácil obter o que precisamos. Ora isso é o que acontece com os nativos que nasceram com o Saturno ligado à Lua, sobretudo nos aspetos tensos. De facto, estas pessoas, noutras vidas, já terão vivenciado alguma disfuncionalidade ao nível das emoções e por isso trazem esta disfuncionalidade para ser trabalhada nesta vida. Ora como sabemos, Saturno bloqueia, constringe, condiciona a função psicológica associado ao planeta em que toca, e no caso em análise, irá “congelar” as emoções do nativo, irá inibir a sua fluidez emocional, pelo menos numa primeira fase da sua vida, tornando-o inseguro, tímido. Se a pessoa nasce com Saturno ligado à Lua, isto provavelmente quererá significar que em outras vidas não terá experienciado a segurança emocional. Obviamente, que nesta vida, o indivíduo, muito devido ao padrão emocional com que nasceu, irá atrair situações que lhe irão ativar e recordar o padrão transportado de outras vidas. Existem muitas situações que podem acordar esse “vírus emocional”. Como exemplo, refiram-se as duas situações seguintes: a) mãe muito atarefada, com muitos problemas e responsabilidades e sem disponibilidade psíquica para perceber as necessidades da criança e nutri-la em consonância; e ii) mãe muito autoritária devido a ter um marido bastante fraco ou ausente e que por isso teve de desempenhar os dois papeis parentais. Conhecidas as causas, falemos agora, das consequências comportamentais. Como se comportam os nativos Saturno Lua ? Bem, no geral estes nativos, desde muito cedo, assumem determinado tipo de responsabilidades (tratar dos irmãos mais novos, ajudar os pais no trabalho, ir sozinho para a escola), ou seja, são precocemente responsáveis. Como os seus corpos emocionais não evoluíram de forma saudável, eles não se vão sentir alimentados e amados e irão ter comportamentos inconscientes que visam obter esse alimento, esse amor. Deste modo, estes nativos sentem que os seus pais apenas irão gostar deles, se eles se portarem bem e em consequência, vão corresponder para gostarem deles e assim obterem alguma segurança e conforto emocional. Deste modo, irão agir de forma não livre, não serão eles próprios e nunca poderão responder como lhes apetece e precisam. Não podem chorar, não podem berrar, porque se o fizerem, irão estragar o “jogo”. O Saturno está a defender-se de se sentir rejeitado, magoado, de que não gostem dele, que não lhe deem o que precisa. E deste modo, estes nativos vão fazer o jogo, ou seja, vão satisfazer as expetativas que tinham deles, no passado, em termos emocionais. Estes nativos defendem-se para se sentirem seguros. E tornam-se hiper responsáveis. É como se a criança não fosse criança e tivesse se virado adulto. O que não quer dizer que a criança não tivesse ficado congelada lá dentro. Tem a forma de um adulto, mas tal não significa que os seus sentimentos mais inconscientes e profundos estejam ao nível da maturidade que apresenta para o mundo. Há quase que um medo de sentir, sendo que no fundo, o medo de sentir é a fragilidade da criança que ficou lá. A criança frequentemente diz para si própria: “Vou ser assertivo, eficiente, prático e responsável”. O que se passa é que a criança Saturno Lua deseja que lhe deem segurança emocional, mas verifica com o passar do tempo que ficou sozinha e que tem de arcar com as responsabilidades emocionais da sua vida. Isso será assim até a criança ter sido capaz de criar uma verdadeira e consciente estrutura emocional. Enquanto ainda tiver expetativa de que alguém lhe irá dar segurança emocional, não irá conseguir estruturar a sua própria segurança e acabará sozinha. O que tem de integrar ou aprender é que nasceu com esse padrão que faz parte do plano desenhado para a sua evolução e que tem de o trilhar solitariamente sem se deprimir. A própria pessoa no fundo, nunca está bem e acaba por criar ou atrair as circunstâncias que não fluem. Quando ao fim de certo tempo, o nativo Saturno Lua percebe, através das diversas desilusões que experimentou ao longo da sua vida, que os outros não lhe podem dar a segurança emocional que deseja, pode então, fazer aquilo a que se chama de “transferência”. Neste caso, em vez de se focar nos aspetos emocionais que necessita para a sua vida, foca-se num alimento mais material (necessidade de possuir uma casa, terras, bens ou coisas que identifica como sólidas, seguras e que lhe dão estabilidade emocional). De facto, quando existe transferência do emocional para o físico, esquece-se que se está sozinho. No entanto, têm de perceber qual é aspeto psíquico da sua personalidade que as leva a não conseguirem criar relações que as alimente.

Saturno Lua ligados por um bom aspeto
Quando no mapa astral o Saturno se encontra bem aspetado à Lua isso indica que o nativo já conquistou segurança emocional, em outras vidas. Deste modo, o Saturno vai dar segurança à Lua e nunca a vai deixar perder-se. O nativo será uma pessoa equilibrada e saberá gerir os seus sentimentos, mesmo os mais dolorosos, porque está lá o Saturno a dar-lhe a mão e a fazer-lhe entender a razão desses sentimentos. As pessoas com o Saturno bem ligado à Lua adquirem maturidade e tornam-se indivíduos seguros.

Saturno Lua ligados por um mau aspeto
Quando o nativo apresenta o Saturno ligado à Lua por um aspeto tenso, por exemplo, quadratura, é bem provável que seja uma pessoa insegura, tímida, desprotegida e descompensada. No geral, estes nativos não amadurecem com o tempo, dado que nunca se põem em causa. Preferem ser vítimas e atribuir a culpa à mãe (que nunca gostou deles), aos filhos ou a outra pessoa, do que tentarem ter consciência dos seus padrões emocionais e compreenderem porque tiveram necessidade de viver estas experiências emocionais.

Ruy Figueiredo