quarta-feira, 31 de março de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER MARTE (PARTE VI)

HOJE ABORDAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS COM JÚPITER ASPETANDO A MARTE 

Significado de Marte

Marte é um planeta yang. Rege o signo de Carneiro (ação) e é co-regente do signo de Escorpião (desejo). Deste modo, Marte tem a ver com a ação e o desejo. Trata-se de um planeta pessoal que governa a personalidade do nativo e lhe dirige a vida. Nesse sentido, este planeta está ao serviço da sua identidade, dado que incentiva o nativo a tomar iniciativas para que possa ir mais longe no conhecimento de si próprio e ainda para satisfazer os seus desejos. Quando alguém nasce com o este planeta bem aspetado, isto significa que o nativo nasceu com capacidade para orientar e dirigir a sua vida, ou seja, sabe o que fazer, como fazer e da forma mais certa, adequada ou eficaz. Se pelo contrário, este planeta está tensionado, isto indicia que o nativo não nasceu com essa capacidade de orientação, ou seja, nasceu com o Marte “desorientado” (não orientado), e consequentemente, atrairá problemas, dado que não saberá como “disparar”, agir, intervir, de forma adequada, para se afirmar e obter o que deseja.

 

JÚPITER ASPETADO A MARTE

A – Aspetos harmónicos

As naturezas de Marte e de Júpiter não são compatíveis entre si. Lembremo-nos que apesar de ambos serem quentes, um é seco (Marte), e o outro é húmido (Júpiter). Na Astrologia Clássica, Marte é considerado maléfico e Júpiter, benéfico.

Dado serem planetas incompatíveis, mesmo quando no mapa natal se encontram bem aspetados (sextil ou trígono) e dignificados, a incompatibilidade entre eles se mantém, apesar de atenuada.

Quando Júpiter e Marte estão ligados em bom aspeto, o nativo se expande com intensidade, com força, com segurança e com potencial de afirmação no mundo. Tem no geral, apetência para a liderança, pois por um lado, Júpiter dá otimismo e confiança, e consequentemente, fá-lo acreditar nas suas iniciativas e facilmente liderar e movimentar os outros para, em conjunto, concretizarem-nas, e por outro lado, Júpiter tem capacidade de orientar as iniciativas com base em valores corretos e de tomar decisões sem exageros e desatinos. Ou seja, Júpiter tem esse poder de ser o pioneiro da verdade e expandi-la, e deste modo, o nativo ao estar fortemente convicto do que pretende realizar, consegue que os outros o sigam. No geral, o nativo é capaz de intervir no mundo e de realizar aquilo em que acredita. Marte bem aspetado a Júpiter, vem deste modo, servir a verdade e o que é justo e útil aos outros, dado Júpiter ser um planeta social. Num tema masculino indica uma boa relação com a virilidade.

 

B – Aspetos Desarmónicos

Como Marte e Júpiter têm naturezas incompatíveis, quando no mapa natal estão ligados de forma tensa, desarmónica, a incompatibilidade ganha maior intensidade.

No geral, estes nativos são do “tipo militar”. São determinados, vencedores naturais e guerreiros e gostam de abraçar causas, sobretudo as relativas à liberdade social e aos direitos humanos. Não aceitam um “não” como resposta e fazem tudo para atingir os seus objetivos, pouco se importando se magoam ou não, as pessoas.

O aspeto de quadratura pode despertar o lado exagerado de Júpiter, ou seja, o nativo pensa que é capaz de levar para a frente determinadas iniciativas, mas depois não as concretiza, ou então, promete que as faz, mas acaba por não as fazer. Este aspeto pode também fazer emergir o lado permissivo de Júpiter e, neste caso, o nativo acaba por “disparar”, agir de forma pouco ética e/ou amoral. Num tema masculino, Marte reflete a forma como o nativo se relaciona com o seu desejo e virilidade. Deste modo, a permissividade referida pode fazer também com que o nativo queira conquistar à força, não aceitando um “não” nas suas investidas sexuais.

O aspeto de oposição, num tema masculino, pode indicar problemas de insegurança ao nível da expressão da virilidade. Pode também originar comportamentos excessivos ou de ética duvidosa.

Ruy Figueiredo

sábado, 13 de março de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER VÉNUS (PARTE V)

 HOJE FALAREMOS UM POUCO DAS CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS COM JÚPITER E VÉNUS NATAIS EM ASPETO

Significado de Vénus

Vénus rege os signos de Touro e Balança. Como regente do signo Touro, Vénus reflete os aspetos ligados ao amor físico e à posse de bens materiais. Como regente do signo de Balança, Vénus está associado aos aspetos éticos, estéticos e relacionais da vida.

De uma forma geral, Vénus reflete os seguintes comportamentos da vida humana:

a)        Como regente do signo de Touro

paixão, sexualidade, sensualidade, prazeres da vida, dinheiro, bens materiais

b)        Como regente de Balança

relacionamentos, amor, ternura, afeto, poder de atração, união, partilha, fraternidade, amizade, solidariedade, sociabilidade, afinidade, paz, suavidade, delicadeza, harmonia, equilíbrio, alegria, charme, encanto, sedução, beleza, sentido estético, talento artístico, intimidade, jovialidade

Vénus governa em termos gerais, o dinheiro, os bens materiais, a estética e os relacionamentos. Como os relacionamentos representam um aspeto muito importante da vida do ser humano valerá a pena aprofundarmos um pouco mais a influência de Vénus neste campo. Ora Vénus tem muito a ver com a valorização e identificação. No geral, aquilo que valorizamos é aquilo com o que nos identificamos. No geral, o ser humano sente-se atraído por alguém que valoriza e com o qual encontra identificação. Quando essa identificação aparece, consciente ou inconsciente, algo vai ressoar dentro de nós e do outro e fará disparar a necessidade relacional.


JÚPITER ASPETADO À VÈNUS

A – Aspetos harmónicos

As naturezas de Vénus e de Júpiter são muito compatíveis entre si. Lembremo-nos que ambos são quentes e húmidos, férteis e pró-vida e que ambos são os planetas do prazer, da abundância e da gratificação. De facto, Vénus se exalta em Peixes, signo onde Júpiter tem um dos seus tronos (Astrologia Clássica).

Dado serem planetas compatíveis, quando no mapa natal se encontram bem aspetados (conjunção, sextil ou trígono) e dignificados, a compatibilidade entre eles é reforçada, e deste modo, cada um destes astros expressará o melhor da sua natureza. Júpiter contribuirá para que o nativo seja otimista, entusiasta, simpático, alegre, feliz, bem-disposto, expansivo, extrovertido, social, jovial, benevolente, popular, generoso, saudável, honesto, confiável, confiante, transparente, altruísta, espontâneo, integro, autêntico e idealista. Já Vénus introduzirá a tónica do amor, da amizade, da beleza, da suavidade, da paz, da fraternidade, da simpatia, da paixão, da sensualidade, da sexualidade, dos divertimentos e dos prazeres. Neste sentido, quando estes dois astros estão dignificados e bem aspetados o nativo terá tendência para ser uma pessoa agradável, amorosa, romântica jovial, otimista e com grande prazer em viver. Será uma pessoa bafejada pela sorte e terá facilmente sucesso. Terá bom gosto, um excelente julgamento estético e os afetos terão uma importância fulcral na sua vida.

 

B – Aspetos desarmónicos

Quando Júpiter e Vénus estão aflitos no mapa natal (quadratura e oposição) e sobretudo se cumulativamente estiverem debilitados, apesar de serem compatíveis entre si, poderão emergir os defeitos associados a estes dois astros. Pelo lado de Júpiter, o nativo tende a cometer excessos ou desatinos, porque não valoriza de forma adequada a função psicológica associada à Vénus (paixão, sexualidade, sensualidade, prazeres da vida, dinheiro, bens materiais, amor, ternura, afeto, união, partilha, fraternidade, amizade, solidariedade, sociabilidade, afinidade, paz, suavidade, delicadeza, harmonia, equilíbrio, alegria, charme, encanto, sedução, beleza, sentido estético, talento artístico, intimidade e jovialidade). Deste modo, é natural que o nativo tenha um comportamento pouco ético e mesmo amoral, nos seus relacionamentos materiais e afetivos. Poderá cometer excessos materiais (comprar demais, gastar demais ou não olhar a meios para ter o que deseja) e também excessos relacionais (pode ser ciumento, libertino e infiel). Poderá também ser um falso otimista e ter dificuldades em ser generoso, romântico e agradável com os outros. O Júpiter ao valorizar sem critério, sem valor, sem moral torna-se permissivo, pois, na maior parte das vezes, é o prazer que manda em Júpiter. Afinal, todas as situações desatinadas que o nativo atrai para a sua vida, ao nível material ou afetivo, servem apenas para que ele reformule os seus valores afetivos, éticos, estéticos e materiais.

Ruy Figueiredo

sexta-feira, 5 de março de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER MERCÚRIO (PARTE IV)

HOJE IREMOS NOS DEBREUÇAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS COM JÚPITER E MERCÚRIO ASPETADOS

Significado de Mercúrio

Mercúrio rege os signos de Gémeos e Virgem. Exalta-se em Virgem, exila-se (está em detrimento) em Sagitário e está em queda no signo de Peixes.

Mercúrio está relacionado com a mente racional, analítica, lógica, dedutiva, científica e linear que aprende sempre qualquer coisa em cada experiência e que ao analisar e racionalizar tudo o que vai aprendendo, consegue fazer pontes e ligações lógicas entre as coisas que vai experienciando. Deste modo, vai percebendo a realidade envolvente (o mundo do quotidiano, o mundo físico, o mundo concreto).

Mercúrio representa a capacidade mental de ir buscar informações que organizem logicamente o mundo, ou seja, representa a capacidade de aprender, nomear e classificar a realidade, para a entender. Mercúrio organiza a realidade envolvente através do processo mental, para ao mesmo tempo, compreender o mundo físico. Mas Mercúrio não só aprende como também transmite o que aprende, e deste modo, é também um mensageiro dos conhecimentos adquiridos. Como se constata, Mercúrio está relacionado com a comunicação (ouvida, falada e escrita), com a informação (fatos, dados), com o ensino, com o comércio, com os órgãos de comunicação social, com as telecomunicações, estradas, transportes e internet.

 

JÚPITER ASPETADO A MERCÚRIO

A – Aspetos harmónicos

Quando no mapa natal Júpiter e Mercúrio estão bem dignificados (em trono ou exaltação) e bem aspetados (conjunção, sextil ou trígono), as naturezas essenciais de cada destes planetas fluem entre si e, deste modo, cada um destes astros expressará as suas qualidades de forma clara e constante. Júpiter, por um lado, contribuirá com o seu otimismo, boa disposição, simpatia, recetividade, extroversão, sociabilidade, bondade, caridade, generosidade, filantropia, sabedoria, moralidade, sentido de justiça, fé, espiritualidade, tolerância, modéstia, sobriedade, lealdade e ousadia, e Mercúrio, por outro, contribuirá com a sua facilidade de comunicação, pesquisa, curiosidade e intelectualidade. Com este entendimento de energias, o nativo terá facilidade na comunicação (escrita ou oral) e fa-la-á de forma sábia, séria e ética. Terá elevada capacidade de argumentação e de oratória. Escritores e advogados usualmente têm estes dois astros bem aspetados.

 

B – Aspetos desarmónicos

Quando no mapa natal Júpiter e Mercúrio estão ligados de forma tensional (quadratura, oposição), as naturezas essenciais de cada destes planetas não fluem entre si e, deste modo, cada um destes astros expressará os seus defeitos. Júpiter tenderá a expressar-se de forma fraudulenta, imprudente ou hipócrita. Já Mercúrio poderá, por sua vez, expressar malícia, tagarelice ou mentira. Com este desentendimento de energias, o nativo poderá ser inseguro na comunicação e a fará de forma pouco ética, séria ou sábia. Fará juízos errados e terá tendência para a mentira.

 

Ruy Figueiredo