domingo, 30 de novembro de 2014

TAROT. CARTA 0 - O LOUCO

Hoje iremos dar início a uma série de postagens relativas aos arcanos maiores do Baralho de Rider Waite. Começaremos com a Lâmina ou Carta 0 - O Louco


















A - PORMENORES DA CARTA
i) OS NÚMEROS "ZERO" e "XXII"
Esta carta, embora marcada com o número "0" tem um outro número associado. Esse número é o "XXII". O "0" representa o estado não manifestado ou o "antes da manifestação" enquanto o "XXII" representa o estado correspondente ao "depois da manifestação".
O "0" (zero) é a presença e a ausência, o pretenso paraíso da unidade inconsciente anterior ao ciclo de manifestação. Após o ciclo de manifestação (arcanos "I" a "XXI"), "o Louco" retorna à indiferenciação com a experiência dos ciclos precedentes.
Energeticamente, "o Louco" não é deste mundo ("0" ou "XXII"). O arcano "XXI" representa o  Mundo" e o arcano "XXII" já saiu do mundo.
"O Louco" é o príncipe do Mundo que não é deste Mundo.
O Zero é o Vazio. O Vazio é a fonte e a condição da Existência, assim como o silêncio é a fonte e a condição do som. Na Física Quântica sabe-se que as partículas podem surgir espontaneamente do vazio e voltar a desaparecer no mesmo. O vazio está cheio de chi, prana, ou seja de energia cósmica. O Zero representa a nulidade, a ausência de entidade, no entanto, rica de possibilidades e promessas, tal como o vazio não é a ausência de tudo, mas a potencialidade mais absoluta. É o não manifestado que se manifesta no mundo material. O “0” representa o indiferenciado, a unidade primordial da inconsciência, o não manifestado (antes da criação, antes de haver movimento, tempo e espaço). No "22" há atualização. Há o desejo consciente de mergulhar no inconsciente e de fundir-se com o todo. No princípio era o verbo (pensamento, sopro). Se eu venho de um estado zero é claro que não estou preparado para encarar o novo mundo, sou como um bebé, sou inocente. Não sei o que vou encontrar e tenho tudo para aprender. Parto à aventura protegido pelo cão (que evita que eu caia da montanha). Na contagem, o arcano "O Louco" vale "0", mas se o resultado da soma for "22" não se reduz para "4" mas considera-se que continua a ser o "Louco".
ii) O SOL
O Louco de Waite é um peregrino que não pertence a lado nenhum e que tem uma direção (SOL).
O Louco tem um caminho mas não sabe ou não se preocupa em saber qual é esse caminho. Apenas é guiado pelo seu instinto (cão).
O Louco está a fazer o retorno à casa do Pai.
 O Sol ilumina o trajeto. O Sol é branco, ou seja a consciência é pura e inocente. O Sol está pelas costas, o que revela que o Louco tem atitudes despreocupadas ou inconsequentes.
iii) O CÃO
 O Louco é guiado pelo instinto (cão). O cão representa o instinto animal que o avisa do perigo eminente. A sua natureza animal guia-lhe os passos. Em alguns baralhos, o louco tem os olhos vendados realçando-se que ele utiliza mais a sabedoria instintiva animal do que a lógica convencional.  O Louco é um jovem com um ar inocente. Está desprendido, feliz e despreocupado ao caminhar entre desfiladeiros e ao abeirar-se de um precipício.
iv) A ROSA BRANCA
A Rosa Branca representa a inocência e a pureza do "Louco".
v) O PERSONAGEM
O Louco está vestido de verde. É o Homem Verde. É o Homem Primavera. Na Primavera todos nós somos mais "verdes", ou seja, mais idealistas, despreocupados, apaixonados, irrefletidos e sonhadores. Lembrem-se que é atribuído ao dia 1 de abril, o dia das mentiras.
 O Louco é o lado mais espontâneo da vida. Lança-se para as coisas por instinto e não mede as consequências. No Louco há um lado de imprevisibilidade. É a criança eterna.  
vi) MONTANHAS GELADAS
Representam um lugar muito alto e consequentemente, frio e puro. O Louco é  "puro" (não tem maldade).


B - O QUE ESTA CARTA REPRESENTA
i) O planeta Urano (imprevisível, livre e original);
ii) O Homem Verde (Homem Primavera). Personifica as forças que originam a Primavera;
iii) A criança (espontânea, presente, bem-humorada, inocente, imprevisível);
iv) A potencialidade de onde tudo surge;
v) O homem ainda não realizado e que está condenado a sofrer todos os aspetos ilusórios da Maya; vi) O estado anterior a qualquer manifestação, o Não-ser do qual espontaneamente surge o Ser. Encarna a ideia do Potencial Absoluto, o Caos. É pura energia, não tem forma;
vii) O inconsciente. O inconsciente tem vida própria. É uma tendência para a ação que não podemos controlar. Ele procura o crescimento tentando sair para o campo da consciência. O que governa a nossa vida são duas forças: o consciente (o que sabemos de nós próprios e que pensamos que controlamos) e o inconsciente (o que desconhecemos de nós próprios e que não controlamos). O inconsciente manifesta-se com desejos, anseios e impulsos. O desejo não tem nada a ver com a consciência ou força de vontade. Não posso escolher o que devo desejar. *
viii) O início do caminho. 
ix) A carta "O Louco" indica força para começar coisas ao contrário do arcano "O Mundo", onde a pessoa por se sentir tão bem, adquire um estado permanente de inércia ("Se estou bem para que mudar qualquer coisa?");
x) Esta carta é ótima para começar coisas. O Louco é o espirito à procura de experiência. Lança-se para as coisas sem medir as consequências. O Louco é o "Vamos embora", sem olhar para o que possa acontecer amanhã e sem olhar para as responsabilidades.


C - ASPETOS POSITIVOS
Natureza aventureira e artística, ingenuidade, fé, desapego, afastamento das normas estabelecidas, viagens, espontaneidade, necessidade de novas experiências.


D - ASPETOS NEGATIVOS OU LADO SOMBRA
Confusões, flutuações, descoordenação de ideias, desorganização, alienação, indefinição, incerteza, patetice, irrealismo, fuga, evasão, inconsciência, loucura, caos, incoerência, dualidade, dissolução, miragem, erro, indisciplina, escolhas e decisões erradas, ansiedade. Falta de rumo, falta de objetivo, incapacidade de decidir, irresponsável, irreflexão, imprudência, despropósito, leviandade, infantilidade. Medo de ser considerado louco ou imaturo. Falta de confiança pessoal. Medo de correr riscos. Irresponsabilidade.
LEITURA PARA PERGUNTAS SOBRE AFETOS
A leitura é pouco favorável. Numa pergunta sobre afetos se a outra pessoa está representada pelo Louco isto pode significar que o outro nem está aí, pois o Louco não leva as coisas a sério, tem ações inconsequentes.

* in Curso de Tarot e o seu Uso Terapêutico, Veet Pramad




Ruy Figueiredo



1 comentário: