terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO (PARTE I)

DEPOIS DE TODAS AS POSTAGENS RELATIVAS A PLUTÃO, HOJE COMEÇAREMOS A ABORDAR O PLANETA NETUNO

Planetas pessoais versus Planetas impessoais
Os planetas pessoais do nosso mapa (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus e Marte) encarnam as energias da personalidade, as forças que nos movimentam neste mundo dual. Têm vibrações compatíveis com o mundo ou realidade em que vivemos. Já os planetas impessoais ou transcendentes (Urano, Netuno e Plutão) são verdadeiros emissários do Cosmos pois enviam para todos os seres do nosso Planeta, vibrações mais elevadas, cuja proposta é dinamizar a sua transformação e assim satisfazer a sua natural evolução cósmica e espiritual.
Urano é elétrico, imprevisível e propõe-nos a transcendência por via da libertação dos condicionalismos que nos amarram.
Plutão é instintivo, manipulador e propõe-nos a transcendência por via da irradicação das nossas cargas instintivas e irracionais.
Netuno propõe-nos a transcendência por via da gradual dissolução e secundarização do ego.


A Energia de Netuno
É impossível, por palavras descrever a energia netuniana que só pode ser compreendida ao ser vivida e sentida.
Netuno representa o impulso que existe em cada um de nós para procurar, encontrar e experienciar algo que nos transcende, algo absolutamente amoroso e divino. Inconscientemente, procuramos “regressar à casa do pai”, procuramos religarmo-nos outra vez à “Fonte” da vida, ao Amor Cósmico, à plenitude total.
Como se percebe, a energia netuniana é elevadamente subtil e a sua frequência e vibração são demasiadamente elevadas para a grande maioria dos seres humanos. Por isso a imagem de Netuno encontra-se muitas vezes associada a estados confusionais, de embriaguez, entorpecimento, cansaço e desânimo. De fato, a vibração é demasiado elevada para poder ser gerida pelo nosso corpo e mente de forma tranquila.

Quando ouvimos música que nos agrada, elevamo-nos e sentimo-nos a percorrer mundos maravilhosos. Isso é Netuno. Por isso no geral, os Netunianos são músicos ou têm propensão para a música.
Quando lemos ou ouvimos poesia, elevamo-nos e sentimo-nos a percorrer mundos maravilhosos. Isso é Netuno. Por isso no geral, os Netunianos são pessoas dotadas de uma grande imaginação, são contadores de histórias, escritores, pois têm a imaginação muito desenvolvida.
Como se depreende a energia netuniana, faz-nos sonhar, imaginar, enganarmo-nos, enganarmos, iludirmo-nos, iludirmos, desiludirmo-nos e desiludirmos.


Quando Netuno é vivido ou experienciado de forma positiva, o nativo apresenta uma natureza empática, sensível e tem capacidades artísticas, criativas, mediúnicas e curativas.
Quando Netuno é vivido ou experienciado de forma negativa, o nativo é dado a escapismos e a vícios (álcool, drogas), é confuso, desonesto, mentiroso, enganador, sonhador.


Netuno e a Absolutização
Os Netunianos procuram o Céu cá na Terra, ou seja, absolutizam certos aspetos da sua vida. “O meu filho é o mais inteligente da escola”; “A minha mulher é a criatura mais maravilhosa deste planeta”; “O meu emprego é fantástico”; “Eu tenho o melhor amigo do mundo”; “Eu sou muito bonito”.
Esta absolutização resulta da necessidade inconsciente de encontrarem, fora de si, algo que os transcenda, algo de divino, algo de absoluto. Como não encontram, então projetam para coisas ou pessoas este desejo inconsciente. Só que mais cedo ou mais tarde, caem na real, e verificam que estavam iludidos, ou melhor que se deixaram iludir e então ao desiludirem-se, experimentam sofrimento obviamente. E este sofrimento é alquímico no sentido que fá-los compreender que devem procurar o máximo dentro de si próprios e não fora de si próprios. De fato, esse máximo interior existe e corresponde à nossa centelha divina, ou seja, todos temos dentro de nós, algo de divino e amoroso. O grande ensinamento, a grande expansão consciencial é percebermos que devemos procurar dentro de nós, a nossa verdadeira força e deixar de projetar para o exterior. É este o grande ensinamento de Netuno que ao fazer com que os nativos se iludam e desiludam, também dá-lhes a chave da transformação, da transcendência e da evolução espiritual.



Ruy Figueiredo


domingo, 14 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO ASCENDENTE (PARTE XXIV)

HOJE IREMOS ABORDAR AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS QUE APRESENTAM PLUTÃO NATAL A FAZER ASPETO AO ASCENDENTE


SIGNIFICADO DO ASCENDENTE
Enquanto o ascendente representa a personalidade (“máscara”) que mostramos ao mundo (ser exterior), o Sol representa o nosso ser interior. Por exemplo, na ótica dos elementos e utilizando as suas cores associadas, podemos (de forma metafórica) nascer de cor amarela “por dentro” (Sol em Leão, Carneiro ou Sagitário) e mostrar aos outros, “para fora”, a cor azul (Ascendente em Gémeos. Aquário ou Balança). No exemplo sugerido, mostramos a cor azul, porque quando nascemos os nossos sentidos foram impressos nessa cor, ou seja, nascemos a ver azul, a cheirar azul, a ouvir azul, a tatear azul e a degustar azul. Deste modo, o ambiente para nós é azul e consequentemente, comportamo-nos de forma azul, os outros nos percecionam azul e iremos atrair experiências de cor azul. Tudo isso, apesar de por dentro sermos amarelos.
O ascendente (ser exterior) representa, deste modo, a maneira como encaramos o mundo e consequentemente como nos mostramos ao mundo e consequentemente como os outros nos percebem. O Ascendente tem a ver com a Casa I (casa do Carneiro e de Marte) onde nos vamos afirmar para descobrir quem somos, mas sem ainda podermos experienciar quem de fato somos. Na Casa I, não criamos e não somos especiais. Isso só acontece na Casa V (casa do Leão e do Sol) onde já fazemos as coisas a partir da nossa essência, onde criamos, onde somos especiais e já não seguimos a “manada” (“carneirada”). A Casa I representa o primeiro nível de descoberta da nossa identidade enquanto a Casa V representa o segundo nível de descoberta da nossa identidade. No entanto, só na Casa IX (casa de Sagitário e Júpiter) é que a nossa identidade é revelada na sua totalidade, quando conseguimos perceber que não devemos criar, em função do nosso ego e para o nosso ego apenas (termos aplausos, sermos reconhecidos) mas levarmos a nossa identidade única para o coletivo, a bem dos outros e não apenas para o nosso próprio benefício. Temos que “ser únicos” para pertencermos ao SER ÚNICO. Não é importante sermos para nós próprios mas sim para o TODO e todos.
Portanto o Ascendente traduz como interagimos com o mundo, representa a nossa personalidade manifestada, mas não a nossa essência individual (SOL) nem a nossa essência integrada num plano mais cósmico (Júpiter).


PLUTÃO NATAL LIGADO AO ASCENDENTE
Plutão (morte, transformação) vai ativar o ascendente (personalidade) de modo a transformá-lo. A personalidade do nativo tornar-se-á intensa, instintiva, manipuladora devido à influência desta ligação. O nativo vai interagir com o mundo de forma plutónica, com maior ou menor intensidade dependendo do aspeto que o Plutão natal faz com o Ascendente.
Vejamos então cada um das possíveis ligações de Plutão ao Ascendente.


PLUTÃO NATAL EM CONJUNÇÃO AO ASCENDENTE
Já tivemos oportunidade de falar sobre este aspeto na postagem “Plutão na Casa I”. A influência de Plutão será tanto mais forte quanto mais angular ele for, ou seja, quanto menor for a orbe que o separa do ascendente. Deste modo, Plutão conjunto ao ascendente a 1º grau é mais forte do que Plutão conjunto ao ascendente a 2º, 3º graus, e por aí adiante. Até 8 graus Plutão ainda é considerado angular. Mas temos de analisar a casa onde o Plutão está, pois ele pode ser angular de Casa I ou angular de Casa XII, ou seja, se o Plutão estiver na Casa I e simultaneamente a 1º grau do ascendente a sua influência será muito mais forte do que se estiver a 1º grau do ascendente, mas na Casa XII.
Plutão fortemente angular vai conferir ao nativo uma personalidade muito baseada no signo de Escorpião. Quanto mais angular (leia-se mais próximo do ascendente) mais escorpiónica vai ser a personalidade do nativo. Deste modo, a maneira como o nativo vai interagir com o meio envolvente, ou seja, a sua personalidade, vai ser fortemente escorpiónica, independentemente de o ascendente ser Virgem, Leão, ou de outro signo qualquer. Sendo assim, a sua personalidade vai ter traços escorpiónicos, ou seja a pessoa vai manifestar uma personalidade forte, profunda, obsessiva, compulsiva, possessiva, reservada, misteriosa, magnética, radical, introspetiva, interventiva e vai tentar manipular, controlar, dominar as relações e os outros. Para estes nativos a transformação pessoal é fulcral, e portanto nesse processo obsessivo, os outros não contam, ou seja, passam e ficam de lado. São pessoas que no geral, acabam solitárias pois é muito difícil conviver com elas. Cerceiam a liberdade do outro mas não querem que o outro lhes cerceie a sua liberdade.


PLUTÃO NATAL EM QUADRATURA AO ASCENDENTE
Aqui haverá tensão, confronto. A pessoa resistirá à sua transformação pessoal e atrairá situações drásticas, cataclísmicas, que a irão colocar em causa, para que aquele Plutão se renda, se transforme. Por exemplo, poderemos ter Plutão na Casa IV ou na Casa X a fazer quadratura ao Ascendente. Se o Plutão estiver na Casa IV, a pessoa estará demasiado obsessiva com a sua vida interior, com o seu lar e entrará em conflito, rotura, tensão, com o seu mundo pessoal, com a sua maneira de estar no mundo e com os outros. Se o Plutão estiver na Casa X, a focagem obsessiva da pessoa será nas suas realizações profissionais o que fará como que se esqueça da sua transformação pessoal. Em ambas as situações, a pessoa irá atrair experiências que de forma cataclísmica, lhe irão tirar o tapete dos pés, para que se renda, se transforme. Se a pessoa não tem a sua vida interior ou profissional resolvida, as situações relacionais que atrairá serão intensas e dramáticas pois aquele Plutão terá que perder gás, terá que transformar-se. As relações serão conflituosas devido à necessidade de controlo e de manutenção do poder.


PLUTÃO NATAL EM OPOSIÇÃO AO ASCENDENTE
Há aqui uma forte exigência relacional, uma constante cobrança e crítica nos relacionamentos.
A pessoa tem dificuldade em transformar-se em termos pessoais quando envolvida num relacionamento pois será altamente exigente ou atrairá um parceiro com as mesmas caraterísticas.


PLUTÃO NATAL EM SEXTIL OU TRÍGONO AO ASCENDENTE
Neste caso, a personalidade da pessoa manifestará traços escorpiónicos (intensidade, profundidade, tenacidade, persistência) e a sua transformação pessoal ocorrerá de forma gradual e suave, sem grandes problemas. Manifesta autoconfiança na sua relação com os outros.


Ruy Figueiredo

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO NETUNO (PARTE XXIII)



HOJE ABORDAREMOS AS CARATERISTICAS DOS NATIVOS QUE NASCERAM COM PLUTÃO LIGADO A NETUNO

SIGNIFICADO DE NETUNO
Netuno representa o nosso impulso interior para procurar, encontrar e se ligar a algo que nos transcende, a algo que é maior do que nós, a algo mais divino e absoluto. A nossa alma, encarnada, aprisionada, crucificada, anseia por voltar a estar ligada à “Fonte”, a Deus. De fato, a nossa alma está continuadamente a lembrar-se da paz e amor absolutos que outrora viveu e compartilhou com as outras almas e que deixou de experienciar desde que passou a estar prisioneira do mundo ("queda da mónada"). Netuno, no fundo, é este nosso desejo de “regresso à casa do pai” onde sabemos que tudo é maravilhoso, amoroso e tranquilo.
Enquanto a “realidade” concreta que experienciamos quando encarnados, é percebida pela nossa mente inferior que usa a lógica e a razão, a “REALIDADE” (verdadeira e única) não pode ser percebida pela mente inferior, pois esse absoluto cósmico tem uma vibração muito mais subtil e elevada do que a vibração do mundo material e palpável onde vivemos.
A REALIDADE apenas pode ser intuída ou sentida.
A esse propósito OSHO afirmou A razão é um esforço para conhecer o desconhecido e a intuição é o acontecer do incognoscível. Penetrar no incognoscível é possível mas explicá-lo não o é”.
Ora Urano permite-nos intuir e Netuno permite-nos sentir.
Urano é a mente superior, universal, cósmica, divina e intuitiva que contém a intenção evolutiva do Mundo. Quando captamos Urano captamos a evolução, captamos a intenção divina da criação. Urano revela-nos uma “Ordem Maior” através do processo de auto descoberta. “Quanto mais individual mais universal”, dizia o poeta, para declarar que podemos atingir o DIVINO ao tomar consciência plena do divino em nós.
Netuno, sendo como Urano um planeta lento, exterior, impessoal, transcendente, também possibilita esse “religar”, esse “contatar” com o DIVINO, só que de uma outra forma, através do sentir. Enquanto Urano recebe imagens por “flash”, Netuno sente as “coisas” internamente.
Netuno representa a mente inconsciente, o inconsciente coletivo.
Podemos viver Netuno de forma positiva ou negativa. 
Se experienciamos Netuno de forma positiva somos empáticos, sensíveis, místicos, inspirados, espirituais, mediúnicos e habilidosos do ponto de vista artístico (música, dança, bailado) ou criativo (pintura, arte, escrita, etc.). 
Se experienciamos Netuno de forma negativa, somos confusos, desonestos, sonhadores, fugimos da realidade através de vícios diversos (droga, álcool) ou facilmente nos deixamos iludir.

Netuno propõe a dissolução do ego, ou melhor dizendo a sua secundarização, para que o possamos transcender e ganhar elevação espiritual.

Mas o que acontece é que à partida só teremos o Netuno resolvido se tivermos também resolvidos o Urano (quem somos de fato), Saturno (os nossos medos), a Lua (a nossa carência) e por aí fora. Deste modo, até termos o Netuno resolvido, iremos vivê-lo como uma carência e expectativa em vez de o vivermos como uma abundância.


SIGNIFICADO DE PLUTÃO
O Plutão representa a nossa parte irracional, instintiva, compulsiva, animal, subterrânea, inconsciente e violenta em termos psíquicos, que obsessivamente projetamos sobre qualquer coisa ou pessoa, criando dependências para nos sentirmos seguros. O Plutão vai querer controlar sempre o planeta ao qual está ligado, vampirizando-o e esperando, que de alguma forma se possa compensar instintivamente através desse planeta. Ao controlar, sente-se seguro.


SIGNIFICADO DE PLUTÃO LIGADO A NETUNO
Netuno e Plutão mal aspetados são incompatíveis pois ou a pessoa se entrega e se dá ao mundo (Netuno) ou exerce poder, vive o seu Ego e não dá nada para ninguém (Plutão). O Plutão tem necessidade de controlar, manipular, mandar e só se enxerga a si próprio enquanto Netuno quer a dissolução do Ego, quer o Absoluto, quer o amor incondicional. Plutão divide (EU, e só EU) enquanto Netuno une (Todos somos UM).
A maior parte das pessoas que nasceram entre 1944 e 1988 apresentam Netuno natal sextil ao Plutão natal. Quer dizer que a maior parte das pessoas que conhecemos entre os 30 e os 70 anos têm esse aspeto. Serão precisos mais 45 anos para que estes dois planetas façam entre si uma quadratura.

Portanto, analisemos apenas o sextil. Plutão natal a fazer sextil ao Netuno natal significa que o Plutão não resiste e se deixa transformar de forma gradual, mas sempre de forma intensa (Plutão) e com trabalho (sextil). Isto significa que o Plutão se deixará regenerar e se entregará ao mundo no sentido de que compreenderá que não vale a pena afirmar-se contra o mundo mas é importante afirmar-se a favor do mundo e dos outros. Estes nativos nasceram com a capacidade de um dia compreender que a entrega é mais confortante do que a afirmação egoísta, que o amor é mais sublime que o poder. Nascem com o estigma do “amor ao poder” e regenerados, compreendem o sentido do “poder do amor”.

Ruy Figueiredo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO URANO (PARTE XXII)

ABORDAMOS NO ARTIGO DE HOJE, AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS COM PLUTÃO NATAL A FAZER ASPETO AO URANO NATAL


SIGNIFICADO DE URANO
Enquanto Saturno representa a apetência pelo passado, pelo conhecido e inconscientemente nos impele para sermos cautelosos e receosos e para que não saiamos da nossa zona de conforto (conhecida, controlada e controlável), Urano representa o nosso impulso para arriscarmos, abandonarmos o nosso passado e explorarmos e experimentarmos o novo, o desconhecido. Urano significa liberdade e libertação. Num mapa, a posição de Urano (signo e casa) e os aspetos que faz com os outros planetas natais e singularidades (ascendente, meio do céu, cabeça do dragão, etc.) indica-nos onde temos que conquistar a liberdade, onde temos de ser originais, onde temos de abandonar as coisas do passado e de que forma temos que evoluir. Quando Fernando Pessoa referiu: “Quanto mais individual, mais universal”, seguramente quereria declarar que quanto mais perto estivermos da nossa essência, enquanto indivíduo, mais perto estaremos de Deus. Repare que a palavra “indivíduo” é próxima da palavra “indivisível”, ou seja, o indivíduo só é indivíduo, quando na procura de si próprio, atinge a sua ínfima (indivisível) parte. Deste modo, Urano, é o planeta da individualização pois impele-nos nesta busca dessa parte de nós mais profunda. Quando Urano está ligado a um planeta, isso significa que a pessoa escolheu nesta vida libertar-se da forma como no passado viveu a respetiva função psicológica associada a esse planeta. E terá de encontrar, nesta vida, uma resposta sua, individual a esta questão, ou seja, terá que descobrir qual a forma como deverá viver aquele planeta a que se encontra ligado, de modo a servir a sua identidade mais profunda. Para isso tem que se libertar de tudo aquilo que obstaculiza esse processo (sociedade, cultura, religião, família). Terá que libertar-se e partir à procura até encontrar algo em que se sinta devolvido. “Eu estou aqui, eu sou isto, eu sou livre”. Quando Urano é cerceado, sente-se sufocado, tem falta de ar, pois não é livre.
A casa e o signo onde Urano se encontra no mapa natal representa onde de fato o nativo tem que fazer o processo de libertação, ou seja, onde tem que se libertar das pressões externas ou internas que o condicionam, sendo que esses condicionalismos resultaram de experiências do passado, do carma. O nativo nasce para esta vida, já desconfortado face às situações restringidoras que “herdou” do passado cármico, mas ainda não tem respostas descondicionadas para resolvê-las. Vai então ter que libertar-se dos obstáculos que cerceam a sua liberdade e que entravam o seu processo evolutivo. Vai ter que procurar uma resposta decondicionada que seja sua, individual, criativa, livre e que sirva a sua identidade.


SIGNIFICADO DE PLUTÃO
O Plutão representa a nossa parte irracional, instintiva, compulsiva, animal, subterrânea, inconsciente e violenta em termos psíquicos, que obsessivamente projetamos sobre qualquer coisa ou pessoa, criando dependências para nos sentirmos seguros. O Plutão vai querer controlar sempre o planeta ao qual está ligado, vampirizando-o e esperando, que de alguma forma se possa compensar instintivamente através desse planeta. Ao controlar, sente-se seguro.


SIGNIFICADO DE PLUTÃO LIGADO A URANO
"Ser livre é “fazer surf” com a vida, é deixar que a prancha nos leve à praia que a onda quiser "(Flávia Monsaraz). Se a pessoa se agarra à tábua, às coisas, não irá a praia e a lugar nenhum.
Plutão ligado a Urano vai impulsionar a “morte” para que a liberdade floresça. Quem precisa de ter poder, de manipular, não consegue ser livre, ser feliz e surfar com a vida. Urano propõe a aventura, o risco, o movimento. É com o movimento, que se derrota a cristalização, a estagnação. É com o movimento, com a descoberta de coisas e situações novas, que a transformação ocorre. É com o movimento e com a mudança, que evoluímos. A evolução é dinâmica. Plutão ligado a Urano representa o conflito entre o poder e a liberdade. Quem tem poder não pode ser livre.

PLUTÃO LIGADO A URANO DE FORMA DESARMÓNICA
Se a ligação for dissonante, desarmónica, negativa (quadratura. oposição, outras) a transformação só pode ser conseguida através de situações cataclísmicas, pois o Plutão resiste e não quer transformar-se, não quer aceitar morrer para renascer, não quer aceitar perder o seu poder e a sua necessidade de afirmação do ego. Dependendo de onde está Urano, o nativo irá atrair uma situação cataclísmica que irá fazê-lo sentir-se terrivelmente sufocado, com imensa falta de ar. E aí, possivelmente, o Plutão irá perder o seu gás, o seu poder e render-se-á a Urano, render-se-á à liberdade.

PLUTÃO LIGADO A URANO DE FORMA HARMÓNICA
Se a ligação for harmónica (trígono, sextil) a transformação é feita de forma gradual e não violenta. O nativo já conquistou noutras vidas, a facilidade de ser livre nas áreas em que Urano está ativo e já sabe dar respostas individuais, suas, aos condicionalismos que aparecem à volta dessas situações. Mas com Plutão, o processo é sempre intenso. O nativo pode já conhecer respostas suas às situações bloqueadoras, mas as viverá sempre de uma forma intensa, profunda.

Ruy Figueiredo

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO SATURNO (PARTE XXI)

HOJE IREMOS ANALISAR AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS COM PLUTÃO EM CONTATO COM SATURNO


SIGNIFICADO DE SATURNO
O GLIFO DE SATURNO¾
O glifo de Saturno tem a cruz (símbolo do quaternário, da vida manifestada, da matéria) acima do símbolo da Lua. Isto significa que com Saturno, a vida prática e objetiva (“crucificação”) é mais importante do que a experiência emocional. Neste sentido, Saturno representa o que é palpável, terreno, objetivo. Saturno é o planeta das estruturas, das formas e dos limites. Não é por acaso que Saturno rege o esqueleto no corpo humano.

SATURNO COMO PLANETA DO TEMPO
Saturno representa o Cronos, ou seja, o tempo cronológico. Saturno rege os ciclos do tempo. O ciclo de Saturno é de 28-29 anos, sendo que de sete em sete anos, há uma subciclo, ou seja, aos sete anos temos uma quadratura de Saturno ao Saturno Natal, aos 14 anos temos uma oposição, aos 21 anos temos outra quadratura, aos 28/29 anos temos uma conjunção (1º retorno de Saturno).

SATURNO E O KARMA
Saturno é o senhor do carma e por isso transporta, doutras vidas, os medos e as inseguranças provocados por algo que correu mal nessas alturas. Obviamente que este “vírus” que já vem incutido no nativo, mesmo antes do seu nascimento, irá nesta "nova" vida, delimitar, inibir, bloquear  e paralisar o seu potencial de crescimento.

SATURNO COMO PLANETA DA SABEDORIA OU DA CRISTALIZAÇÃO
Saturno também é o planeta da sabedoria, pois aprende com as experiências e com o tempo (“O tempo é o grande mestre”). Nós aprendemos, consciencializamos e crescemos através da forma como lidamos com as crises que vamos experimentando durante a vida. Se lidamos com as crises com resistência e dizemos “não” às experiências, não nos estruturamos e ficamos cristalizados. Pelo contrário, se aceitamos viver as experiências, então com o tempo iremos adquirir uma estrutura e seremos sábios nas áreas onde nascemos fracos, receosos, dependentes, cautelosos e inseguros. De fato, Saturno indica sempre uma experiência qualquer do passado que foi dolorosa, que correu mal e que obriga o nativo a nascer nesta vida com uma atitude prévia de reserva, defesa, cautela e medo. Onde está Saturno no mapa é onde o nativo se irá defender mas de forma inconsciente. Mas se Saturno persistir em estar sempre à defesa, pode defender-se tanto que pode acabar por paralisar e cristalizar. O nativo tem que descobrir do que é que tem medo e de que é que se defende. Enquanto não ganhar essa consciência, o Saturno vai continuar a sabotar as situações e a impedir o nativo de se estruturar e de tornar-se independente e responsável. Saturno propõe ao nativo que realize este processo de consciencialização. Será com o tempo e com a realização do trabalho de consciencialização das inibições e frustrações que o nativo conseguirá obter a tal estrutura que lhe falta, para em vez de estar na mão do mundo (por insegurança) passar a responder ao mundo (por responsabilidade).


SIGNIFICADO DE PLUTÃO
O Plutão representa a nossa parte irracional, instintiva, compulsiva, animal, subterrânea, inconsciente e violenta em termos psíquicos, que obsessivamente projetamos sobre qualquer coisa ou pessoa, criando dependências para nos sentirmos seguros. O Plutão vai querer controlar sempre o planeta ao qual está ligado, vampirizando-o e esperando, que de alguma forma se possa compensar instintivamente através desse planeta. Ao controlar, sente-se seguro.


Saturno Plutão mal ligados
Plutão é a morte e Saturno, o medo. Sendo assim, Saturno Plutão é o medo da morte (do ego, da morte psíquica).
A palavra-chave para Plutão Saturno é resistência à mudança, é rigidez para não ceder, é estar agarrado, de forma obsessiva, a velhas formas de comportamento social e a velhos padrões do passado. O desejo de segurança emocional de Plutão, por estar ligado à estrutura (Saturno) vai fazer com que o nativo controle e manipule, inconsciente e obsessivamente, as situações ligadas à necessidade de estrutura, e o leve a se agarrar a um tipo de estrutura qualquer do passado.
Dá pessoas que não aceitam mudar e que não aceitam a morte que o Plutão propõe. Então aguentam, aguentam, mas contra o tempo.
A regeneração do Plutão será feita através da regeneração do planeta a ele ligado, neste caso, Saturno. Deste modo, Plutão impulsionará o nativo a abrir mão do medo e das inseguranças que herdou carmicamente e o obrigará a ir ao fundo dos seus medos mais escondidos. Mas quando Plutão está mal ligado a Saturno, a regeneração faz quase sempre por via cataclísmica, isto é, o processo não será feito de forma gradual, sem resistência, mas de forma cataclísmica. Por isso, estes nativos, irão, no decurso das suas vidas, atrair situações em que lhes é retirado o tapete do chão (perdem a estrutura a que se agarravam), seja na situação profissional ou numa outra qualquer. Atraem o cataclisma e é-lhes tirado aquilo que identificaram como o seu poder.
Regerar Saturno é ser-se capaz de enfrentar o próprio medo e de largar falsas compensações de afirmação. Saturno dissonante com Plutão recusa esta atitude que mais tarde ou mais cedo lhe vai ser imposta. A sua fuga obsessiva vai atrair circunstâncias que o obrigam a uma quebra psicológica, por cansaço ou desespero. E aí Saturno se renderá a Plutão, morrerá e renascerá sábio e responsável.

Saturno Plutão bem ligados
Saturno Plutão em bom aspeto dá pessoas que vão evoluindo e transformando-se com o tempo. Saturno Plutão dá pessoas que aguentam tudo. Saturno aguenta e então Plutão aguenta sempre e vai-se regenerando com o tempo. São pessoas seguras, estáveis, confiáveis e determinadas. As pessoas com bons aspetos de Plutão Saturno conseguem, sem medo, estar perante qualquer coisa superior a elas, de forma desinibida e natural. Comportam-se bem dentro de um padrão de autoridade superior exterior. Pessoas com um trígono são pessoas que já resolveram os problemas de autoridade no passado. São pessoas que têm uma segurança natural, o que faz com que os outros não as questionem. São ouvidas e respeitadas, afirmando a sua autoridade pessoal de uma forma razoável, harmoniosa e natural.


Ruy Figueiredo