quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

TAROT. CARTA I - O MAGO

Hoje iremos analisar a Lâmina 1 - O Mago do Tarot de Rider Waite.


PORMENORES DA CARTA

                i)  O NÚMERO I
O um é o Ser que emanou do Zero. O um é o início manifestado, a afirmação do Ser, o princípio Masculino universal, o Yang, dinâmico, ativo, criativo. No nível humano representa o consciente (Sol), a vontade (carneiro), poder, 1º raio (vontade e poder), os conhecimentos, a habilidade, a comunicação verbal e intelectual (gémeos e virgem). O número “1” “age”.

 ii) O INFINITO
O símbolo do infinito nesta carta indica  inúmeras possibilidades para o desenvolvimento humano. O Mago pode fazer o que quiser pois tem ao seu dispor os 4 elementos que pode combinar à sua vontade. 




iii)     O PERSONAGEM
Os braços
A personagem levanta um braço para o céu e aponta com o outro para a terra  (canal entre o possível e o real). O mago liga o Céu à Terra (Mão direita - Mão esquerda), ou seja, a partir de cima (do pai celeste, da potência), o Mago, opera, age, atua transformando a matéria e a si próprio, isto é alterando o nível vibratório.

Bastão ou a vara
Símbolo do poder. A varinha significa capacidade de operar, de transformar.

As cores
Vermelho- ação. Amarelo – intelectualidade. O branco transmite paz, calma, pureza, inocência, sinceridade e verdade, repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais.


O cinto ouroborus
O cinto ouroborus é representado por uma serpente que morde a própria cauda. À medida que o Homem vai evoluindo em direção à casa do Pai, vai gradualmente e também, entrando dentro de si próprio.

iv)  OS 4 ELEMENTOS

Na carta estão representados os 4 naipes dos Arcanos Menores. A cada naipe está associado um elemento.

Varas         bastões                         paus           Fogo         
Espadas     gládios                         espadas      Ar              
Taças                                             copas          Água                  
Pedras       pentáculos                    oiros           Terra                

OUTROS ASPETOS
Com o Mago dá-se início ao 1º SEPTENÁRIO. No que se refere à jornada evolutiva do homem, o mago corresponde ao início ou ponto de partida da jornada, isto é ao início da individuação, isto é através da vontade, do poder, poderemos começar a regressar á unidade. O desejo do Louco através da vontade é posto em ação. O mago toma iniciativas (desenvolve ideias e cria projetos) e está atento.
Signos: Carneiro (porque é o 1º signo), Gémeos e Virgem (Mercúrio).

ASPETOS POSITIVOS
Autoconfiança, vontade, pioneirismo, dado a iniciativas e a mudanças. Em regra, individualista e egocentrado, poder pessoal acentuado, aspetos de liderança, auto conhecimento, mestria da palavra escrita e falada, poder, força, iniciativa, habilidade, transformação de situações velhas trazendo novas, explosão de energia, criatividade.

ASPETOS NEGATIVOS OU LADO SOMBRA
Medo de assumir e de tomar consciência da individualidade, às vezes demasiado autocentrado ou insensível aos outros, bloqueio na expressão natural de energia, resistência profunda, arrogância, má utilização do poder pessoal, uso incorreto de poderes ocultos, dominação, fraude, astúcia, mentira.

Ruy Figueiredo