sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

ASTROLOGIA. A RODA DA FORTUNA

O que significa a Roda da Fortuna?
A Roda ou Parte da Fortuna (o glifo ou símbolo correspondente é Ï) é a mais conhecida das chamadas Partes Arábes, sendo como todas elas, um ponto abstrato.
A Roda da Fortuna indica um ponto onde podemos encontrar a realização pessoal se investirmos no signo e no assunto da casa onde ela se encontra.
Ela sintetiza tudo o que é importante para nós.
De fato, sintetiza os três pontos mais importantes de um mapa astrológico, a saber: i) o Ascendente (corpo físico e a maneira de atuarmos ou de nos expressarmos no mundo); ii) o Sol (nossa vontade, vitalidade e missão); e iii) a Lua (nosso passado, intuição, necessidades e emoções). Deste modo, a Roda da Fortuna mostra um assunto onde se persistirmos, encontraremos o equilíbrio e a felicidade.
A Roda da Fortuna é um ponto de alegria, felicidade e prosperidade e reflete as aspirações e ideais do homem. No entanto, a Roda da Fortuna só trabalhará positivamente se o nativo utilizar de forma adequada, o seu Sol, Lua e Ascendente.
A Roda da Fortuna simboliza o lugar, no mapa astrológico, através do qual o Sol, a Lua e o Ascendente estão no melhor relacionamento harmonioso entre si e são facilmente expressos para maior benefício da pessoa.

A Roda da Fortuna como significador do corpo e da saúde
A Roda da Fortuna é um dos significadores do corpo e da saúde. No entanto, deve-se olhar também para o Ascendente, seu regente, para a Lua e seu regente e para a sexta e a oitava casas.
 
O que são as Partes Arábes?
Apesar da sua denominação fazer referência à cultura Árabe, as Partes foram utilizadas na Astrologia por civilizações anteriores. Entretanto, por volta do século VIII, o uso das Partes foi ampliado pelos árabes e nos séculos seguintes difundido com a denominação de Partes Árabes, sendo assim conhecidas a partir de então. As Partes são significadoras dos mais variados assuntos e podem fornecer informações suplementares na interpretação de assuntos específicos. A Parte vai identificar um ponto sensível no Zodíaco do qual é possível obtermos informação sobre o tema que ela representa.

Como é calculada a Roda da Fortuna no mapa natal?
Quando o indivíduo nasce, o relacionamento sol-lua ocupa uma determinada etapa traduzida pela distância angular entre as duas luminárias. Este valor angular é 0º por ocasião da lua nova e 180º por ocasião da lua cheia.
Para o cálculo da Roda da Fortuna, em primeiro lugar, temos de considerar se o mapa em questão é de um nascimento diurno (Sol posicionado acima da linha do horizonte), ou noturno (Sol posicionado abaixo da linha do horizonte). Num horóscopo diurno a Roda da Fortuna é calculada através da distância zodiacal entre o Sol e a Lua e a projeção dessa distância a partir do grau do Ascendente. Num horóscopo noturno a Roda da Fortuna é calculada através da distância zodiacal entre a Lua e o Sol e a projeção dessa distância a partir do grau Ascendente.

As fórmulas são as seguintes:
Nascimentos Diurnos:   Roda da Fortuna  = Ascendente + Lua - Sol
Nascimentos Noturnos: Roda da Fortuna  = Ascendente + Sol - Lua

Embora alguns softwares façam este cálculo, poderá sempre calcular “à mão” de uma maneira simples, expressando o signo do Sol, da Lua e do Ascendente, através da soma do número de signos que vão desde 0º de carneiro até ao signo em questão com o número de graus restantes.

Por exemplo:
Sol a 5º de Carneiro = 0 signos + 5º
Lua a 7º de Touro = 1 signo (o de Carneiro) + 7º
Ascendente a 13º de Gémeos = 2 signos (o de carneiro e o de touro) + 13º
Sol a 21º de Caranguejo = 3 signos + 21º
Lua a 19º de Peixes = 11 signos + 19º

Digamos que alguém tem o Ascendente a 7° 44´de Gémeos (2 signos + 7º 44´), a Lua a 28º 30´de Caranguejo (3 signos + 28º 30´) e o Sol a 16º 07´de Aquário (10 signos + 16º 07´)

Como se trata de um nascimento diurno (O Sol encontra-se no Hemisfério Superior) teremos:

Roda da Fortuna = Ascendente + Lua – Sol = (2 signos + 7º 44´)+ (3 signos + 28 º 30´) – (10 signos + 16º 07´) = - 5 signos + (7º 44´+ 28º 30´- 16º 07´) = - 5 signos + 20º 07´

Andando para trás 5 signos, a partir de 0º de Carneiro, chegamos a 0º de Escorpião. Somando 20º 07´ a 0º de Escorpião, teremos então RF = 20º Escorpião 07´
 
Ruy Figueiredo