terça-feira, 15 de novembro de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO NA CASA XI (PARTE XXIV)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO SITUADO NA CASA XI


Casa XI – Casa do Planeta Urano e do Signo de Aquário
A Casa XI é regida por Urano e o seu signo natural é Aquário.
Urano impulsiona-nos a dizer “sim” a experiências e a situações desconhecidas, impele-nos para a mudança, para irmos para a frente e para nos libertarmos do passado e dos diversos condicionalismos que nos aprisionam. A Casa XI, regida por Urano, espelha este desiderato, no sentido, de que o nativo tem que se libertar do conhecido e das restrições que o impedem de avançar para outra dinâmica de vida. Só que nesta casa, terá que fazê-lo com outras pessoas, para que possam em grupo, juntos, como irmãos, realizar qualquer coisa que melhore a sociedade em que vivem. E deste modo, o nativo irá ampliar a sua consciência.

Casa XI – Seu Significado
Através das experiências das Casas I a VI, o nativo conhece-se apenas através de si próprio. A expansão consciencial é subjetiva e egocentrada. Nas Casas VII, VIII e IX, o nativo desenvolve a sua consciência através do outro, por relacionamentos, traumas psíquicos e pela via do conhecimento intelectual. Na Casa X, o nativo amplia a sua consciência ao responder objetivamente e ao levar a sua quota-parte de responsabilidade para o mundo, para que este funcione melhor. No entanto ainda participa sozinho nas estruturas do coletivo. Ou seja, a Casa X é a primeira casa do “nós” mas ainda é a casa de um “nós” solitário e individual. A Casa XI é a segunda casa do “nós”, mas de um “nós” já grupal (“somos todos irmãos”) que reúne os seres por laços ou vínculos de natureza diversa e com a finalidade de mudar o mundo.
Enquanto a Casa X, de Saturno, visa a estruturação, a Casa XI, de Urano, visa a transformação social, ou seja, já contempla uma dinâmica de mudança, coisa que na Casa X não se verifica.
Na Casa XI as pessoas juntam-se a outras pessoas com as quais partilham a mesma capacidade de ver a vida e juntos tentarão fazer qualquer coisa para mudar a sociedade. Por isso esta casa é conhecida como a casa dos amigos, porque os amigos são aqueles seres com quem partilhamos a mesma maneira de ver o mundo.
Sempre que existe um grupo de pessoas que se juntam, a razão do seu agrupamento radica no fato de terem todos o mesmo objetivo e é isso que os faz reunirem-se e tentar mudar o “status quo” das coisas. Reconhecem que juntos têm muito mais capacidade do que sozinhos, para transformar a sociedade.


Casa XI – Casa dos Grupos e dos seus Eventos
A Casa XI está relacionada com os grupos, clubes, associações, coletividades, sindicatos, partidos políticos, organizações não governamentais, tribos, amigos, etc.. Está também relacionada com os eventos grupais como almoços, jantares, batizados, festas, reuniões, nos quais existe a finalidade de celebração, comemoração e intensificação dos laços do grupo.


Significado de Netuno
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.


Significado de Netuno na Casa XI
Netuno amplia, absolutiza, potencia tudo que toca. Deste modo, é natural que posicionamentos deste planeta na Casa XI, poderão induzir o nativo a criar expetativas sobre os amigos ou grupos onde se encontra inserido. Os amigos e os grupos serão o máximo, sendo que mas mais cedo ou mais tarde, o nativo irá desiludir-se quando verificar que afinal, a amizade e os grupos não lhe devolvem aquilo que esperava que lhe devolvessem.
Se os aspetos negativos de Netuno emergirem (confusão, escapismo, fuga, etc.) é natural que o nativo atraia amigos confusos, doentes ou psicologicamente instáveis (o amigo desgraçado, doente ou louco).
Se os aspetos positivos de Netuno emergirem (criatividade, espírito de ajuda, solidariedade, compassividade, etc.) haverá tendência para que o nativo desenvolva uma forte ligação espiritual com os amigos e os associados. Será sensível às necessidades da humanidade e juntar-se-á a grupos com objetivos humanitários ou espirituais.


Ruy Figueiredo