segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO NA CASA II (PARTE XV)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO SITUADO NA CASA II

Significado da Casa II
A Casa II é a área de experienciação humana onde se procura obter segurança material para nos sentirmos emocionalmente seguros. A Casa II é casa dos nossos valores, dotes e recursos. Deste modo, teremos auto estima se nos sentirmos auto suficientes e nos sentiremos auto suficientes se investirmos no nosso valor, dotes e recursos.
No fundo, a grande questão da Casa II é:"Que valor temos?", ou seja, com que dotes, capacidades e recursos naturais, nascemos, e de que forma poderemos investir neles, desenvolvê-los e praticá-los, de modo a nos ser devolvido o sentimento de auto suficiência. Temos de nos bastar e nos bastamos a partir das coisas que temos e obtemos. A Casa II foca-se fundamentalmente na questão da sobrevivência. 
Para as pessoas que se encontram num nível mais básico de evolução, a segurança emocional radica na segurança física e material (visão do signo de Touro) ou seja, as pessoas agarram-se, no mundo físico, às coisas, bens e posses que querem ter, possuir e com as quais sentem-se seguras. Essas pessoas encontram a segurança emocional fora delas, em coisas, bens e posses que por esse motivo querem ter e possuir. A esse nível mais básico, ainda não encontram a segurança emocional dentro delas próprias, porque é ainda uma capacidade que não possuem.
As pessoas que se encontram num nível médio de evolução, irão viver a Casa II, já não através da identificação com as coisas que possuem, mas através da identificação com os seus valores, recursos e ferramentas. O valor já não está nas coisas, mas nos recursos, dotes e ferramentas que possuem.
As pessoas que se encontram num nível evolutivo superior, sabem que a VIDA lhes fornece tudo aquilo que precisam para sobreviver e viver bem. Estas pessoas encontram a segurança emocional dentro de delas e não fora delas.
Deste modo, a Casa II é a casa dos bens exteriores (coisas), bens interiores (dotes) e bens espirituais (VIDA).


Significado de Netuno
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.


Significado de Netuno na Casa II
Como Netuno está ligado à música e às artes no geral e a Casa II representa os dotes, capacidades, dons, é muito natural que Netuno na Casa II favoreça a aptidão do nativo para a música e outras artes.
Mas Netuno, como sabemos, não tem a ver apenas com a criatividade. Netuno representa também a confusão e a idealização. Deste modo, os netunianos de Casa II poderão ter tendência para os seguintes comportamentos contraditórios:

a)    Serem idealistas em relação às posses e aos recursos pessoais.
Em relação às posses, podem não se apegar aos seus bens materiais e serem indiferentes em relação às finanças pessoais, tornando-se seres despreocupados e não organizados (organizar para quê?). Deste modo, acreditam que o dinheiro aparecerá quando necessário e frequentemente até se poderão esquecer de pagar as suas contas e compromissos. 
Em relação aos recursos pessoais, podem ter uma atitude de “laisser faire-laisser passer” não desenvolvendo os seus recursos pois acreditam que a VIDA os irá ajudar sempre, e, por isso, não valerá a pena investir nos seus dotes porque tudo lhes será dado, sem esforço.

b)   Absolutizarem a segurança material e as posses materiais e criarem expetativas elevadas de que a posse de bens e de dinheiro lhe devolverá o máximo.

Ruy Figueiredo