terça-feira, 31 de maio de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO MARTE (PARTE VII)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO LIGADO A MARTE


SIGNIFICADO DE MARTE
Marte é um planeta yang. Rege o signo de Carneiro (ação) e é co regente do signo de Escorpião (desejo). Deste modo, Marte tem a ver coma ação, interação e com o desejo. Marte tem iniciativas no Mundo para descobrir quem é. É um planeta pessoal que governa a personalidade do nativo, que lhe dirige a vida e que está ao serviço da sua identidade, no sentido de que toma iniciativas para que o nativo possa ir mais longe no conhecimento de si próprio. Quando Marte está bem ligado num mapa, significa que o nativo já nasceu com capacidade para orientar e dirigir a sua vida, ou seja, sabe o que fazer, como fazer e da forma mais certa, adequada ou eficaz. Quando Marte está mau ligado, o nativo não nasceu com essa capacidade de orientação, ou seja, não tem o Marte orientado, dirigido, e consequentemente a pessoa atrairá problemas porque não sabe como disparar, agir, intervir, de forma adequada, para obter o que deseja.

SIGNIFICADO DE NETUNO
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.

SIGNIFICADO DE NETUNO LIGADO A MARTE
Netuno (planeta yin, impessoal e transcendente) é completamente diferente de Marte (planeta yang, pessoal). De fato, o planeta das emoções, do apelo da unidade, da dissolução do ego, da desfocagem, da ausência de direção, nada tem a ver com o planeta dos desejos, orientação, ação, focagem, impulsividade e agressividade. Neste contato Netuno irá tentar dissolver o Marte, “yinizá-lo”, reduzir-lhe a sua impetuosidade, orientação, agressividade, impulsividade, focagem e torná-lo mais sensível, recetivo, vulnerável e humilde.
Contudo, é muito complicado conciliar a necessidade de ligação ao Todo imprimida por Netuno com a necessidade de afirmação do ego imposta por Marte. Netuno não tem nada a ver com o Ego e Marte tem sobretudo a ver com o Ego. É um contato dificílimo.

NETUNO BEM LIGADO A MARTE
Numa ligação harmónica entre estes dois planetas (trígono ou sextil), o Marte fica naturalmente mais sensível, compassivo e há um balanço adequado entre as necessidades individuais do ego e as necessidades coletivas. Neste caso, o Marte flui com a vida e muitas vezes, Netuno pode inspirá-lo, tornando-o criativo, artístico e missionário, no sentido de fazer sentir ao nativo que ele tem o objetivo de ajudar, servir, curar, tratar e salvar o outro. O nativo vai absolutizar o seu Marte mas em vez de utilizá-lo para a satisfação dos seus desejos, vai utilizá-lo para fins mais altruístas. Evidentemente que as ilusões e as desilusões irão ocorrer, mas o nativo as experienciará de forma natural, tranquila e sem muita dor.
Como Netuno já é um apelo de ajuda e serviço, este planeta vai, de alguma forma e naturalmente, sensibilizar, netunizar e dissolver um pouco o Ego. Se por um lado Netuno baixa a força do Marte, por outro traz-lhe uma capacidade para poder sentir, intuir e captar vibrações correspondentes a energias muito mais elevadas. É uma pessoa que já vai levar em conta, na sua realização pessoal, as necessidades dos outros. Netuno ao tocar no Marte torna-o mais leve, solto, gracioso, sensível, compassivo. Pode dar pessoas ligadas à dança e ao desporto e à cura.


NETUNO MAL LIGADO A MARTE
Quando Netuno toca Marte num aspeto dissonante, a absolutização é mais tensional e consequentemente o processo de ilusão desilusão será mais doloroso. Nestas situações, o Netuno irá idealizar, mitificar, absolutizar, potenciar e expandir o Marte, podendo dar os “rambos”, os hiper atletas, os hiper musculados e pessoas arrogantes, cheias de si e egoístas porque irão absolutizar as suas necessidades individuais de satisfação pessoal e de intervenção no mundo em detrimento das necessidades coletivas. Nos aspetos dissonantes o nativo vai nascer com elevadas expetativas de que irá receber o Absoluto, quando conseguir ser, o que quer ser ou quando conquistar ou obter aquilo que deseja. Mas como sabemos, aquele absoluto não lhe será devolvido. Deste modo, os processos de ilusão-desilusão vão dar-se com dor. O nativo irá experienciar por diversas vezes, a ilusão e consequente desilusão até que um dia “acorda”, compreende e integra. Vai compreender que não pode estar no mundo sem ter em conta as necessidades dos outros.
Como Marte tem muito a ver com o instinto sexual, pode haver também um processo de ilusão-desilusão neste campo. A pessoa vai querer fazer amor com Deus mas nunca lhe será devolvido o absoluto através do sexo. Poderá ter pulsão para saltar de parceiro(a) para parceiro(a), na procura desenfreada de satisfação ao nível do instinto sexual, mas essa satisfação não ocorrerá. Netuno vai desorientar o Marte, vai fazer com que perca o Norte, a orientação, a focagem e o Marte vai “disparar”, de forma desnorteada e desorientada, para todo o lado e não vai conseguir obter satisfação em lado nenhum. A grande lição a aprender é que se deve orientar de outra forma, ou seja, o Marte deve perceber que deve também ter em conta as necessidades dos outros, deve perceber que a sua intervenção deve ser canalizada para uma coisa superior a ele.



Ruy Figueiredo