terça-feira, 19 de julho de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO ASCENDENTE (PARTE XII)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO LIGADO AO EIXO ASCENDENTE-DESCENDENTE

SIGNIFICADO DO ASCENDENTE
Enquanto o Sol representa o nosso ser interior, o Ascendente representa a personalidade (“máscara”) que mostramos ao mundo (ser exterior). O Ascendente indica, deste modo, a maneira como encaramos e nos mostramos ao mundo e consequentemente como os outros nos percebem. O Ascendente tem a ver com a Casa I (casa do Carneiro e de Marte) onde nos vamos afirmar para descobrir quem somos. 
O Ascendente traduz, portanto, como interagimos com o mundo.

SIGNIFICADO DE NETUNO
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.


SIGNIFICADO DE NETUNO LIGADO AO ASCENDENTE
Se o nativo tem Netuno ligado ao seu ascendente, isso revela que a sua maneira de ser e de se afirmar no mundo vai sofrer a influência do planeta do amor, compaixão, sensibilidade, criatividade, espiritualidade, altruísmo, confusão, escapismo e idealismo.


NETUNO BEM LIGADO AO ASCENDENTE
Quando Netuno está ligado ao Ascendente de forma harmónica (sextil e trígono) o nativo consegue captar com facilidade os outros e o ambiente ao seu redor. A sua maneira de ser e de intervir na sociedade flui naturalmente com o apelo amoroso netuniano. Deste modo, o nativo é tolerante, amoroso, compassivo, altruísta e sensível à dor dos outros, sobretudo com a dos menos afortunados. Também está sempre pronto para ajudar, servir, entregar-se e doar-se aos outros.
Para além dos aspetos de sensibilidade e amorosidade referidos, o nativo poderá imprimir à sua personalidade, outras caraterísticas netunianas. Nesse sentido, poderá ser uma pessoa criativa, talentosa, artística e mediúnica.
Como Netuno tem uma elevada vibração, o nativo capta sinais mais altos que lhe são enviados e deste modo consegue fluir com a vida. A “VIDA” o presenteia com o que pretende e para tal é muito ajudado pelos outros, mas apenas quando a ligação é harmónica. Como Netuno está também associado à confusão, sonho, escapismo, idealismo, mitificação, potenciação e expansão, é natural que o nativo com o Netuno bem ligado ao Ascendente possa também se envolver em processos de ilusão/desilusão muito caraterísticos de Netuno. Deste modo, poderá construir expetativas muito elevadas de si próprio e dos outros, e mais cedo ou mais tarde verificar que não é bem assim. Só que num bom aspeto, a dor ou desconforto são mais suaves e toleráveis.


NETUNO MAL LIGADO AO ASCENDENTE
Quando o planeta do amor está conectado ao Ascendente de forma tensa, o apelo do transcendente que o nativo experimentará vai entrar em conflito com a sua maneira de interagir com o exterior e com os outros.
Lembremo-nos que o Ascendente é a cúspide ou “abre” a Casa I. casa da procura da identidade, casa da afirmação e casa do ego ainda primário e por esse motivo corresponde a uma área de vida onde se olha mais para o nosso umbigo do que propriamente para os outros. Num mau aspeto com o Ascendente, não será fácil para o nativo, compatibilizar o Netuno que faz apelo ao amor ao próximo e à dissolução do ego com as necessidades pessoais prioritárias do Ascendente. Haverá uma guerra entre a energia do querer dar amor e a do querer se afirmar.

Netuno a fazer conjunção ao Ascendente
Neste caso, as energias do querer afirmar-se e a do querer entregar-se, misturam-se. Netuno poderá estar mesmo em cima do Ascendente (0º) ou entre os 0º e os 10º do mesmo. Evidentemente que o efeito netuniano será tanto mais intenso quanto mais angular ele for, ou seja, quanto mais próximo se encontrar do Ascendente. Para o Netuno angular de Casa I, o nativo adquirirá as caraterísticas do signo regido por Netuno – Peixes e deste modo, será uma pessoa hipersensível, mediúnica, recetiva, amorosa, romântica, passiva, sensível ao ambiente e às pessoas com que interage. Este nativo consegue captar tudo à sua volta, poderá ter habilidades artísticas e criará quase sempre elevadas expetativas de si e dos outros, acabando por se iludir e desiludir frequentemente.

Netuno a fazer quadratura ao Ascendente
Neste caso, o nativo vai sentir que dentro de si existe uma guerra entre o seu impulso interior de se entregar e o seu desejo de se conhecer e de se afirmar no mundo. Já não será compassivo nem altruísta porque a tensão faz com que ele resista a deixar-se influenciar pelos outros e pelo ambiente ou que evite misturar-se com os outros. Vai resistir a entregar-se ou irá mitificar muito os outros, sofrendo, de forma dolorosa, os processos de ilusão/desilusão.

Netuno a fazer oposição ao Ascendente
Como é sabido, a oposição é o aspeto relacional por excelência. O nativo, neste caso, será romântico, fantasioso, idealista e terá tendência para idealizar muito o parceiro relacional e entregar-se a ele de forma total. Poderá ficar dependente do relacionamento, atrair parceiros confusos ou iludir-se e desiludir-se frequentemente.


Ruy Figueiredo