segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER SOL (PARTE II)

HOJE IREMOS FALAR DAS CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS COM JÚPITER NATAL AS PETADO AO SOL NATAL

Significado do glifo do Sol

Em termos simbólicos, o círculo representa o Universo, o Todo, o Zero, o Inconsciente Primordial, o Princípio Criador, a Globalidade Indiferenciada, o Não Manifestado. O círculo com um ponto no meio, representa o Um, o Consciente. Em astrologia, o círculo com um ponto no meio representa o nosso Sol, ou seja, o nosso consciente, a nossa vontade, a nossa vitalidade (o ponto) que provém do TODO (círculo) ao qual se quer reunir (religar) através da expansão consciencial.

 

Significado do Sol

O SOL, estrela central do nosso sistema solar, fornece-nos calor, luz e vida. Da mesma forma, no mapa astrológico, o Sol representa o centro energético do nosso ser e da nossa vitalidade e reflete a nossa identidade, consciência, luz, propósitos, ambições, objetivos de vida, autoestima, criatividade, força, energia, vontade, entusiasmo, saúde e brilho. O Sol é o planeta mais pessoal e mais individualizado do mapa. De facto, representa o eu interior, o ego, a personalidade, a individualidade, a forma de ser, o caráter, ou seja, representa, no fundo, quem somos. Mas ninguém nasce a saber quem é, embora já seja quem é. Se o Sol é a nossa consciência e a nossa luz, há medida que vamos ampliando a nossa consciência, vamos também descobrindo um pouco mais de nós, ou seja, o nosso Sol, a nossa luz, vai brilhando cada vez mais. Neste longo processo, vamos descobrindo quem de fato somos, vamo-nos individualizando e vamo-nos fundindo com o Todo. “Quanto mais individual, mais universal”, lá dizia Fernando Pessoa. A casa onde o Sol se encontra é a casa mais iluminada do mapa e representa a área da vida onde o nativo tem maior capacidade para brilhar, destacar-se ou realizar-se. O signo do Sol traduz a forma como o nativo se auto expressará ou canalizará a sua criatividade e individualidade. O Sol está relacionado com a vitalidade e a saúde em geral, no entanto rege principalmente o sistema cardiovascular, artérias, circulação e oxigenação do sangue. A coluna vertebral e os olhos (o olho direito no homem e o olho esquerdo na mulher) também são influenciados pelo astro rei.

 

JÚPITER ASPETADO AO SOL

A – Aspetos harmónicos

Se o Sol e o Júpiter natais estiverem ligados de forma harmónica (trígono ou sextil) e se estes astros não estiverem debilitados, o nativo terá saúde, sorte, proteção e intuirá facilmente os valores corretos através dos quais deve guiar a sua vida. O nativo terá tendência para ser expansivo, ampliar os seus horizontes, estudar, conhecer cada vez mais e viajar. Será também uma pessoa de fortes convicções, revelando uma personalidade  justa, confiante e transparente. Como Júpiter é um planeta social, a sua ligação ao Sol, vai sempre transportar o nativo para o coletivo, ajudando-o a afinar a sua consciência individual (Sol) através das experiências em sociedade.

 B – Aspetos desarmónicos

Se o Sol e o Júpiter natais estiverem ligados de forma desarmónica ou tensa (conjunção, quadratura ou oposição), o nativo terá tendência para manifestar os defeitos associados a Júpiter, como por exemplo, os relativos à imprudência, esbanjamento, negligência, hipocrisia, fanatismo,  preguiça, otimismo exagerado, comodismo, tendência para a fraude, entre outros.

Na quadratura Sol Júpiter, o nativo terá tendência para exagerar, julgar-se importante, ter comportamentos inadequados, ilegais e antiéticos ou pode desperdiçar o dinheiro e riquezas.

Na oposição Sol Júpiter, o nativo tem dificuldades em suportar o comportamento não ético, não coerente e não digno dos outros.

Na conjunção Sol Júpiter, teremos de analisar qual o tipo de conjunção, dado que um dos planetas envolvidos é o astro Rei. Os tipos de conjunção com o Sol possíveis, são designadas por “cazimi”, “combustão” e “sob os raios do sol”. Na conjunção “cazimi” (quando a distância entre o astro rei e Júpiter estiver compreendida entre os 0º 00´e os 0º 17´), o planeta está no “coração do Sol” e fica mais fortalecido, se estiver dignificado, e mais enfraquecido, se estiver debilitado.

Na conjunção “combustão” (quando a distância entre o Sol e Júpiter estiver compreendida entre os 00º 17´ e os 8º 00´), o Sol interfere fortemente com as características de Júpiter, enfraquecendo  as suas qualidades positivas e destacando as negativas. O nativo terá tendência para sentir-se inútil, indigno, ser muito rígido nas suas crenças, ou ter comportamentos exagerados e pouco éticos.

Na conjunção “sob os raios do Sol” (quando a distância entre o Sol e Júpiter estiver compreendida entre os 8º 00´e os 17º 00´). Neste caso, a debilitação imposta pelo Sol a Júpiter é menos severa do que na combustão.

 

Ruy Figueiredo