sábado, 28 de novembro de 2015

ASTROLOGIA. PLUTÃO SOL (Parte XV)

HOJE IREMOS COMEÇAR A ABORDAR O SIGNIFICADO DO PLUTÃO QUANDO ESTÁ LIGADO OU EM ASPETO COM OS DIVERSOS OUTROS PLANETAS


Quando há um aspeto entre dois Planetas é sempre o mais lento que vem trabalhar o mais rápido. Os planetas lentos (transcendentes, transpessoais, impessoais, geracionais) são o Plutão Á, Netuno Àe Urano  ¿. Estes planetas no tema natal de uma pessoa têm a ver com a dinâmica do seu processo evolutivo. 

Quando Plutão toca num planeta isso significa que o planeta adquire a voltagem correspondente aos 1000 volts de Plutão. 
Num bom aspeto isso significa que o planeta regenera, se transforma, se alquimiza de forma natural, suave, gradual e sem resistência, ou seja, o o planeta tocado deixa-se ir nas "mãos" de Plutão  e flui, de acordo com as suas necessidades evolutivas. Portanto a evolução não se opera de forma drástica. 
Num mal aspeto, não é assim, pois o planeta tocado resiste pois não quer ser transformado, não quer mudar, não quer morrer. Deste modo, a regeneração dá-se através da experienciação de situações drásticas, cataclísmicas que o próprio nativo vai atrair para a sua vida. A pessoa resiste mas depois o Universo "tira-lhe o tapete" e a pessoa vai ser levada a vivenciar no limite situações relacionadas com a função psicológica do planeta tocado por Plutão. Ora Plutão é intenso, obsessivo, escorpiónico, instintivo, abissal, animal, irracional e ao tocar num planeta, num aspeto harmónico ou dissonante, confere a esse planeta esta tónica, ou seja, o planeta tocado vai refletir a intensidade do Plutão. É como se o planeta tocado estivesse em Escorpião ou na Casa VIII. Ora a pessoa vive o planeta tocado de forma obsessiva, manipuladora, prepotente e com medo e não quer abandonar essa postura. No entanto, o Universo exige que a pessoa se regenere e vai operar nesse sentido, apesar de a pessoa não o querer. Então, tira-lhe o tapete e a pessoa fica impotente e sem poder. A sua consciência é ampliada e desse modo, acontece a transformação, ou seja, a pessoa morre para a prepotência com que habitualmente vivia o planeta tocado, ou melhor, a função psicológica associada a esse planeta. Tudo isto se passa porque o Plutão quer evoluir, mas como tem medo,resiste à evolução que ele próprio desejaQualquer planeta ligado a Plutão vai passar por esse processo. Há uma primeira fase completamente inconsciente e irracional que corresponde ao medo. Esse medo é traduzido por um enorme sentimento de ameaça e por um enorme instinto de sobrevivência que são afinais os responsáveis pelo fato da pessoa sentir necessidade de ser poderosa e de controlar sempre uma situação. Onde está Plutão está a obsessão da pessoa, está a sua focagem máxima. 

Vejamos agora, o que se passa quando Plutão está ligado a cada um dos outros planetas.

PLUTÃO ASPETANDO O SOL
Esta ligação confere ao nativo enorme capacidade de afirmação e força pois os 1000 volts de Plutão ativam o planeta do ego, da identidade, da vontade e da consciência. 

Num bom aspeto (trígono ou sextil) a pessoa não irá resistir à transformação, redefinição e ampliação da sua consciência e identidade e essa transformação se processará de forma gradual, contínua e suave. Nos aspetos tensos (conjunção, oposição, quadratura), como já referido, a transformação ocorrerá de forma cataclísmica. A pessoa não vai a bem, vai a mal. 

Plutão Sol em conjunção
Este aspeto confere aos nativos muita energia, força física, vontade e focagem. Dá pessoas muito voluntariosas.  Os nativos com este aspeto sentem uma enorme luta interior e manifestam um padrão inconsciente de serem eles próprias. Querem mandar, controlar e tudo fazem para não serem dominados. Quando este aspeto é ativado, por exemplo, por alguém que coloca a pessoa em causa, essa pessoa sente-se ameaçada e tudo faz para recuperar o ego ferido, muitas vezes através de explosões temperamentais ou de manipulação subtil. De fato, a pessoa quer sentir-se sempre o centro das atenções e quer sempre que os outros lhe devolvam um feed-back favorável. 
A morte desse ego acontece quando a pessoa reconhece de forma consciente que não pode continuar a identificar-se com o poder e que não pode continuar a precisar de aplausos e reconhecimento. 

Plutão Sol em oposição
Neste aspeto o nativo querer controlar, manipular e dominar o outro. A luta de poder consiste em fazer crer ao outro que sou mais poderoso. A pessoa tem uma personalidade bastante forte é é muito emocional. No geral, os seus relacionamento são muito tensos pois a pessoa quer, de forma obsessiva, que o outro aceite os seus pontos de vista.

Plutão Sol em quadratura 
Com este aspeto o nativo torna-se um ser muito prepotente. Tem uma personalidade muito forte e dominante e quer impor a sua vontade aos outros. 

Ruy Figueiredo