quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ASTROLOGIA. PLUTÃO NA CASA V (Parte VII)

Hoje iremos falar do Plutão localizado na Casa V

A casa V é a casa do Sol, da identidade e do potencial criativo. Nesta casa o Plutão quer controlar, vencer e ser poderoso ("síndrome do Rei" - "Je suis Le Roi"). O objetivo da Casa V é descobrirmos quem somos através das nossas criações (uma das quais os próprios filhos) e Plutão nesta casa potencia esse objetivo, conferindo à  pessoa um lado egocentrado. A pessoa coloca-se no topo da pirâmide. São os diretores do teatro da sua vida e querem palmas, muitas palmas. Se o Plutão ainda não se encontrar muito trabalhado (ainda é um Plutão preto ou acinzentado) o nativo que o possui na Casa V, sente que a sua vida é uma espécie de passadeira vermelha através do qual está constantemente a passar. Isto é assim porque devido à insegurança do Plutão, estes nativos querem ser o centro das atenções, querem palmas, querem sentir que são apreciados (onde está Plutão no mapa é onde somos mais frágeis e onde aparentemente nos tornamos mais fortes). Essa obsessão em ter os outros focados em si próprio um dia terá que ser destruída, regenerada, transformada. Isso só acontecerá quando a pessoa perder o seu orgulho e arrogância. 
No fundo, a insegurança do Plutão na Casa V resulta em grande parte do fato do nativo ainda não se conhecer muito bem, isto é, não ter consciência real de quem é. Em consequência irá precisar constantemente do "feed-back" dos outros para se sentir apreciado, amado e reconhecido. Quando, um dia a pessoa se conhecer melhor, então já não precisará de tantas palmas. Os nativos com Plutão na Casa V, numa primeira fase (Plutão negro ou acinzentado) preocupam-se com o seu Ego e com o que desejam da vida. Numa fase posterior (Plutão branco), se evidentemente esta vier a ocorrer nesta encarnação, estes nativos submetem-se às leis universais e estão dispostos a seguir a "Lei" em detrimento de si próprios,ou seja, o importante não é o que querem para si, mas o que o Universo pretende que eles façam para os outros. E o Universo apenas pretende que um dia eles se voltem para o coletivo e o sirvam. Ora, como se constata, a resolução do Plutão de Casa V é feita na Casa XI (casa do Aquário). No fundo, o que a "VIDA" pretende é que o nativo leve o potencial criativo de Casa V que ele tem utilizado para servir o seu ego e que o use agora ao serviço dos outros, sem querer dominá-los, apenas reconhecendo que é igual aos outros e que todos somos UM.
Segundo Jeff Grren, as pessoas com Plutão na Casa V podem ser fortemente egocêntricas, egoístas e podem esperar que todas as coisas girem em torno delas. Esperam que os outros sirvam de instrumento das suas necessidades, que as portas se abram diante deles e que o tapete vermelho se desenrole quando eles surgirem no palco da vida. Segundo este mesmo autor, as caraterísticas mais comuns dos nativos com Plutão na Casa V, são as seguintes:
a)                Elevada força de vontade
b)                Nobre
c)                Criativo
d)                Necessita de atenção e reconhecimento
e)                Amoroso, bondoso
f)                 Capaz de distribuir atenção e amor às outras pessoas
g)                Magnético
h)                Narcisista
i)                 Complexo de rei ou rainha
j)                 Poderoso e intenso em seu nível mais profundo
k)                Pode ser bastante exigente de um modo aberto ou velado
l)                  Desconfiado porém necessitando de lisonjas
m)                Extremamente protetor daqueles que lhes estão próximos


Ruy Figueiredo