segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER LUA (PARTE III)

HOJE ABORDAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS COM O JÚPITER NATAL ASPETADO À LUA NATAL

Significado da Lua

A Lua rege o signo de Caranguejo, exalta-se no signo de Touro, está em detrimento ou exílio no signo de Capricórnio e em queda no signo de Escorpião. Isto significa que quando localizada em Caranguejo ou em Touro, a sua energia flui naturalmente com a energia destes signos, mas quando localizada em Capricórnio ou em Escorpião, tal não se verifica.

A Lua simboliza, representa ou reflete:

a)        o nosso sentir;

b)        o vazio, a carência da alma;

c)        a noite, o inconsciente, os medos e os bloqueios;

d)        o passado, as memórias e a subjetividade;

e)        os antepassados, a infância, o lar, a família e a mãe;

f)         as reações inconscientes;

g)        a necessidade de proteção, e de segurança e conforto emocionais;

h)        o humor e o estado de espírito;

i)         a rotina, o quotidiano, o modo de vida e os hábitos;

j)         a recetividade, a empatia, a serenidade e a adaptabilidade;

k)        a sensibilidade, a intuição e o sexto sentido;

l)         a imaginação, o sonho e a fantasia;

m)       a maternidade e a fertilidade;

n)        a capacidade nutridora, protetora e a hospitalidade;

o)        as massas populares e o público;

p)        a alimentação e as questões domésticas.

A Lua em termos orgânicos, rege os seios, o estômago, as glândulas, o sistema linfático e os distúrbios emocionais.


JÚPITER ASPETADO À LUA

A – Aspetos harmónicos

Lua e Júpiter são “amigos” dado as suas naturezas serem compatíveis entre si. Lembremo-nos que estes dois astros são pró-vida e férteis. De facto, Júpiter se exalta em Caranguejo, signo onde a Lua tem o seu trono.

Dado serem planetas compatíveis, quando no mapa natal se encontram bem aspetados (conjunção, sextil ou trígono) e dignificados, a compatibilidade entre eles é reforçada, e deste modo, cada um destes astros expressará o melhor da sua natureza. Isto poderá querer significar que em vidas passadas, quem nasceu com estes dois astros bem aspetados, conseguiu adquirir o saber e a capacidade de orientar a sua vida com base em valores corretos, de tomar decisões sem exageros e desatinos (Júpiter) e obter deste modo, uma adequada segurança emocional (Lua). Consequentemente, nesta encarnação, o nativo terá tendência para ser otimista, entusiasta, simpático, alegre, feliz, bem disposto, expansivo, extrovertido, social, jovial, benevolente, popular, generoso, saudável, honesto, confiável, confiante, transparente, altruísta, espontâneo, integro, autêntico e idealista. De facto, Júpiter expande a capacidade do nativo para sentir (torna-o mais sensível e emocional), sacia a sua necessidade de proteção, segurança e conforto emocionais (torna-o mais confiante, seguro e otimista), amplia o seu humor e estado de espírito (torna-o entusiasta, feliz, simpático, social, bem disposto, extrovertido, alegre, expansivo, jovial e popular). O nativo terá também muito prazer em viver dado que se sente em harmonia consigo próprio e tem capacidade para atrair uma vida abundante e com êxitos. Deste modo, se a vida lhe corre bem, obviamente vai ser desenvolvido no nativo, um comportamento generoso, amável, bondoso, benevolente e protetor.

 

B – Aspetos desarmónicos

Apesar de a Lua e o Júpiter terem naturezas compatíveis entre si, quando se encontram ligados de forma tensa (quadratura ou oposição) vão ver essa compatibilidade ser algo contrariada. O nativo, numa primeira fase de vida, ainda não sabe valorizar de forma adequada, e deste modo, irá cometer excessos, sempre que se sentir inseguro emocionalmente. Deste modo, tendencialmente será uma pessoa imprudente, com falta de ética, enganadora, esbanjadora, negligente, hipócrita, fanática do ponto de vista religioso, preguiçosa e comodista. Só com a experiência da vida, é que o nativo vai aprender a valorizar de forma adequada, isto é com critério. Como, nestes casos, a Lua é carente e emocionalmente insegura, Júpiter irá ampliar, sem critério, aquilo que for necessário para se sentir bem emocionalmente. Deste modo, emergirão os comportamentos permissivos e defeituosos associados a Júpiter.

 

Ruy Figueiredo