sábado, 26 de dezembro de 2015

ASTROLOGIA. PLUTAO VÉNUS (PARTE XVIII)

HOJE IREMOS FALAR DAS CARATERISTICAS DOS NATIVOS QUE NASCERAM COM O PLUTÃO LIGADO OU EM ASPETO À VÉNUS

Significado da Vénus
Vénus traduz a capacidade de identificação com uma outra pessoa que de alguma forma valorizamos e que entendemos que pode ampliar a consciência de nós próprios. Vénus é regida por Balança que é um signo de ar, um signo mental. De fato, embora não pareça, amar é um ato mental, no sentido em que implica percebermos porque é que nos identificamos com uma outra pessoa, porque que é que a valorizamos como um espelho digno de nós e digno de nos devolver aquilo que sabemos e aquilo que ainda não sabemos de nós. O outro está ali para isso

Significado de Plutão
O Plutão representa a nossa parte irracional, instintiva, compulsiva, animal, subterrânea, inconsciente e violenta em termos psíquicos, que obsessivamente projetamos sobre qualquer coisa ou pessoa, criando dependências para se sentir seguro. O Plutão vai querer controlar sempre o planeta ao qual está ligado, vampirizando-o e esperando, que de alguma forma se possa compensar instintivamente através desse planeta. Ao controlar, sente-se seguro.

Significado de Plutão/Vénus
Se no mapa natal Plutão está aspetado, ligado, em contato, a fazer aspeto com Vénus, à partida, essa Vénus irá adquirir uma carga instintiva, passional e violenta, sobretudo nos aspetos desarmónicos. Como Plutão reflete o desejo compulsivo e instintivo de segurança emocional, o nativo projeta para cima do outro, toda a sua carga psíquica, instintiva, violenta e obsessiva de satisfação emocional e espera que o outro lhe devolva aquilo que ainda não tem. De alguma forma, Plutão vai transformar o outro no objeto de satisfação das suas necessidades emocionais. Ora quem nasce com esta "marca" é porque decidiu antes de encarnar, que nesta vida teria de libertar-se dessa carga instintiva que o faz ligar-se ao outro, de uma forma irracional, possessiva, violenta e controladora. Estas pessoas só conseguem ir ao fundo de si mesmas através do outro e através das experiências dolorosas que a relação com o outro lhes proporcionarão. Através dessas experiências a Vénus morrerá, regenerar-se-á, transformar-se-á e deste modo, o nativo ficará livre das compulsões que transporta. No entanto, como estas pessoas pensam, de forma equivocada, que só através do outro é que se poderão completar, elas não vão querer largar o outro. De fato, no inconsciente dessas pessoas o outro está ali para satisfazer as suas necessidades emocionais e para de alguma forma, lhes dar ou devolver segurança emocional. No geral, estes nativos, em vidas passadas, experienciaram relações dolorosas que terminaram violentamente e nesta vida, não querem voltar a passar pelo mesmo, não querem voltar a passar por aquele sentimento de impotência de ter que aceitar não poder ter, possuir e controlar o outro. Este receio faz com que nesta vida tenham um comportamento relacional muito compulsivo, obsessivo e instintivo. Numa primeira fase de vida, estes nativos vão apenas gostar de quem gosta deles para poderem ligar-se e continuarem ligados ao outro, sem sofrer, sem dor, sem perca e sem riscos. E esta postura permanecerá até ao dia em que surgir uma experiência passional violenta que acordará o padrão Plutão Vénus e que os fará perder o pé e sentir toda a carga obsessiva que está dentro deles, carga essa que será então projetada, canalizada para o outro. E então aí não vão querer perder e largar o outro de maneira nenhuma. O drama é quererem que os outros os satisfaçam e no fundo não estão com eles. Estas pessoas estão com o outro apenas pela sua dor e para obterem segurança emocional. As pessoas com Plutão Vénus atraem relações que à partida já estão condenadas ao fracasso.

PLUTÃO LIGADO POSITIVAMENTE À VÉNUS
Se o aspeto for um trígono ou um sextil (mais para o trígono) haverá intensidade emocional e não haverá drama, discussão e violência. O processo de transformação da Vénus, da área relacional do afeto vai ser feito de uma forma progressiva. Dá pessoas que com o tempo vão regenerando o amor, transformando um amor passional num amor consciente, inteligente. A Vénus vai aprendendo com o tempo a perder a sua compulsão e a ganhar sabedoria. Uma Vénus ligada a Plutão dá sempre intensidade, dá sempre relações intensas, mesmo nos bons aspetos.

PLUTÃO LIGADO NEGATIVAMENTE À VÉNUS
Se há um mau aspeto (conjunção, quadratura ou oposição) vai haver implosão, tensão e depois essa mesma implosão vai gerar cataclisma e consequentemente a transformação, morte, regeneração. Os nativos com Plutão Vénus dissonante estão contra o processo de transformação. Eles sofrem de compulsão amorosa. Nas quadraturas dá amores dramáticos, paixões condenadas à destruição. A pessoa está prisioneira de uma memória qualquer de perca e não consegue fluir emocionalmente, ou seja, a sua energia venusiana  está bloqueada. Tem medo de voltar a amar porque não quer ser novamente confrontada com a morte e com a perda. As pessoas Plutão Vénus, numa relação querem dominar e controlar permanentemente o outro. O amor é vivido como prazer do poder. Dá permanente frustração emocional e atrai situações amorosas dramáticas e impossíveis. As quadraturas levam as pessoas a viver situações relacionais de elevada intensidade. A Vénus alquimizada, regenerada e transformada já reconhece que amar não é viver uma carência ou um vazio mas, antes pelo contrário, é viver a plenitude, é não depender do outro, é não querer controlar o outro, é sentir que se tem capacidade para ser o garante da própria segurança emocional e não precisar de alguém que nos alimente. 

Ruy Figueiredo