terça-feira, 16 de janeiro de 2018

ASTROLOGIA. URANO SATURNO (PARTE X)

Nesta postagem iremos falar das caraterísticas dos nativos que nasceram com Saturno ligado a Urano

Saturno e o seu Glifo
O glifo de Saturno é composto por uma cruz e uma lua. A cruz representa o quaternário, a vida manifestada, a matéria. A Lua representa o inconsciente, a alma, a vida emocional. No glifo de Saturno a cruz está desenhada por cima da Lua pois para Saturno, a vida prática, material e objetiva (“crucificação”) é mais importante do que a vida ou experiência emocional. Neste sentido, Saturno representa o que é palpável, terreno, objetivo. Saturno é o planeta das estruturas, das formas e dos limites. Não é por acaso que Saturno rege o esqueleto no corpo humano.

Saturno e a Anatomia
Saturno governa o esqueleto, a pele, os músculos, os dentes, as unhas, as articulações, a vesícula biliar, o baço e as unhas.

Saturno – O Senhor do Karma
Saturno é o senhor do karma e por isso transporta, doutras vidas, os medos e as inseguranças provocados por algo que não correu bem. Este “vírus”, mesmo antes do nascimento, aparece, deste modo, incutido no nativo, e irá delimitar, inibir, bloquear e paralisar o seu potencial de crescimento na “nova” vida que se segue.

Saturno – O Planeta do Tempo
Saturno representa o Cronos, ou seja, o tempo cronológico. Saturno rege os ciclos do tempo. O ciclo de Saturno é de 28/29 anos, sendo que de sete em sete anos, há uma subciclo. Aos sete anos temos uma quadratura de Saturno ao Saturno Natal, aos 14 anos temos uma oposição, aos 21 anos temos outra quadratura, aos 28/29 anos temos uma conjunção (1º retorno de Saturno).

Saturno – O Planeta da Sabedoria ou da Cristalização
Saturno também é o planeta da sabedoria, pois aprende com as experiências e com o tempo (“O tempo é o grande Mestre”). Nós aprendemos, consciencializamos e crescemos através da forma como lidamos com as crises que vamos experimentando durante a vida. Se lidamos com as crises com resistência e dizemos “não” às experiências, não nos estruturamos e ficamos cristalizados. Pelo contrário, se aceitamos viver as experiências, então com o tempo iremos adquirir uma estrutura e seremos sábios nas áreas onde nascemos fracos, receosos, dependentes, cautelosos e inseguros. De fato, Saturno indica sempre uma experiência qualquer do passado que foi dolorosa, que correu mal e que obrigou o nativo a nascer nesta vida com uma atitude prévia de reserva, defesa, cautela e medo. Onde está Saturno no mapa é onde o nativo se irá defender, mas de forma inconsciente. Se Saturno persistir em estar sempre à defesa, pode defender-se tanto, tanto, que pode acabar por paralisar e cristalizar. O nativo tem que descobrir do que é que tem medo e de que é que se defende. Enquanto não ganhar essa consciência, o Saturno vai continuar a sabotar as situações e a impedir o nativo de se estruturar e de tornar-se independente e responsável. Saturno propõe ao nativo que realize este processo de consciencialização. Será com o tempo e com a realização do trabalho de consciencialização das inibições e frustrações que o nativo conseguirá obter a tal estrutura que lhe falta, para em vez de estar na mão do mundo (por insegurança) passar a responder ao mundo (por responsabilidade).
Saturno tem a ver com a consciencialização, com a iluminação do seu lado sombra, obscuro e defensivo. No entanto, muitas vezes, o Saturno tem tendência para viver em função daquilo que já acumulou no passado, e deste modo, vai responder ao presente sempre em função do que já foi vivido e o futuro vai ser exatamente aquilo que já foi, pois Saturno tende a manter as coisas.

Saturno – Planeta social
Saturno, no plano social, representa as regras e as normas que os seres humanos criam para conviverem uns com os outros. Saturno, por um lado, representa a necessidade individual de ter os pés bem assentes chão, e por outro, representa a necessidade coletiva de convivermos todos juntos de uma forma ordenada.


A Casa e o Signo de Saturno
A casa onde está Saturno representa a área onde o nativo tem que ganhar experiência concreta nesta vida e isto porque já houve qualquer coisa que correu mal no passado e nessa área. Nessa área de vida e numa primeira fase de vida, o nativo irá defender-se. Mas é precisamente aí onde o nativo deverá fazer o trabalho de enfrentar as inseguranças e os medos e é precisamente aí onde terá que dizer "sim" às experiências e no fundo aprender com as mesmas até ganhar sabedoria, até estruturar-se, para poder vir a ser responsável.
O signo indica o tipo de energia segundo a qual o processo de maturação do Saturno se vai desenvolver.

Saturno e a sua Resolução
O nativo para resolver o seu Saturno tem que perceber onde estão os seus medos, dificuldades e insuficiências. Tem que assumir a responsabilidade pelos seus medos, ou seja, tem que percebê-los e enfrentá-los. Uma vez consciencializados os medos, dificuldades, insuficiências e fragilidades que não o fazem fluir na vida, deverá enfrentá-los e trabalhá-los para resolver o seu Saturno. Há um trabalho de consciencialização e responsabilização a ser feito para que a parte obscura e sombria do Saturno desapareça e possa emergir a sua parte luminosa e positiva. Enquanto o nativo não tiver consciência dos seus medos, “atrairá” na vida situações em que terá que experienciá-los, pois é assim que o UNIVERSO funciona. O Universo, no fundo, o que pretende é que o indivíduo evolua, e nesse sentido, proporciona-lhe sempre as dificuldades, que ele próprio atrai, para que delas tome consciência e as resolva. Não pode haver evolução sem consciencialização. O nativo só deixará de estar nas mãos do destino, quando começar a tomar conta, quando se responsabilizar pela sua própria vida. E responsabilizar é ter consciência e enfrentar. A evolução só ocorrerá através do trabalho, luta, esforço, disciplina e até de dor, muitas vezes. Enquanto o nativo não assumir a responsabilidade de aprender, não será capaz de construir uma estrutura adequada. Onde está Saturno é onde é necessário fazer um trabalho de casa. O nativo deverá realizar esse trabalho com base no signo, casa e planetas com os quais o Saturno se encontra ligado.
Saturno é o planeta que representa a forma como o nativo assimila e decanta as experiências que vai tendo e as transforma numa estrutura de identidade e de vida que o faz sentir-se seguro, ou seja, com os pés bem assentes na terra. Muitas vezes, as pessoas não sabem transformar as experiências de vida em sabedoria e deste modo, não conseguem estruturarem-se de forma adequada, sólida e resistente. Nestes casos, dado a fragilidade da estrutura das suas vidas, basta o aparecimento de um evento complicado para se irem completamente abaixo.

Palavras Chave para Saturno
a)                 Associadas à Responsabilidade
sentido de dever, responsabilidade, maturidade, obrigação, regras, organização, realismo, realidade, mundo material, mundo concreto, objetividade, forma, esqueleto, ossos, estrutura;
b)                Associadas à Autoridade
governo, figuras de autoridade, autoritarismo, lei, poder social instituído, ordem pública, burocracia, avôs, sogros, o velho homem sábio, o professor, pessoas austeras, pessoas solitárias, pessoas velhas, inimigos ocultos;
c)                 Associadas ao Tempo
passado, tradição, conservadorismo, concentração, circunspeção, paciência, perseverança, sobriedade, esforço, frieza, dureza, rigidez, constância, calma, reflexão, modéstia, prudência, ambição, solidão, privação, celibato, castidade, humildade;
d)                Associadas ao Medo
medo, sacrifício, pessimismo, insegurança, hesitação, melancolia, timidez, avareza, egoísmo, desconfiança, inveja, rancor, desconfiança, amargura, dificuldade.


Significado de Urano
Urano rege o signo de Aquário e está em detrimento em Leão. A sua casa tradicional é a Casa XI. Em termos anatómicos está relacionado com o sistema nervoso e circulatório e com as doenças psíquicas. Urano representa a mente sintética que capta, apreende e compreende as coisas de forma holística e dinâmica. Urano é elétrico, descondicionador e atua quase sempre de forma inesperada. O seu objetivo é romper com as estruturas sociais rígidas e limitativas que não devolvem a liberdade ao nativo.
Podemos comparar o processo Uraniano com o “descascar de uma cebola”, no sentido, em que o nativo para ser livre, para chegar à sua essência, tem que retirar todas as camadas de resistência, bloqueios e medos que acumulou durante a sua vida. O nativo apenas será livre, apenas atingirá o essencial de quem é, quando tiver arrancado todas as camadas da sua cebola existencial. Urano é esse movimento, é essa transformação e é essa dinâmica de permanente renovação que o Universo ou Ordem Cósmica propõem.

URANO EM ASPETO A SATURNO
A - Urano ligado harmonicamente a Saturno
Com o Saturno existe a necessidade de manter as coisas, de se viver em função dum passado e de se criar ordem e estrutura na vida. A forma existe e tem que haver forma.
Com o Urano existe a necessidade de modificar as coisas, de se viver em função do futuro. O movimento existe e tem que haver movimento, tem que haver uma dinâmica evolutiva. Se a pessoa tem um bom aspeto entre Saturno e Urano já conquistou a capacidade de armazenar a experiência do passado e transformá-la em função das necessidades do Presente que levará o nativo ao Futuro que Urano deseja e aponta. O nativo já não será rígido e quando cria uma forma, uma estrutura, já a cria a pensar que ela pode mudar e que seguramente mudará. Este nativo já saberá fazer a ponte entre o Passado e o Futuro. O importante é a liberdade e o movimento das coisas, e as formas (estruturas) têm que representar e proporcionar isso.
Quando no mapa natal, o Urano está em bom aspeto a Saturno, o nativo sabe como adaptar-se às mudanças que a vida lhe vai impondo, sem perder a sua liberdade, ou seja, a pessoa tem capacidade natural para duma forma harmoniosa e suave, ir estruturando-se de modo a lhe ser devolvido o sentimento de liberdade. Essas pessoas, facilmente criam uma estrutura adequada a uma nova situação. Sabem alterar as situações sem sufocarem dado que as suas estruturas têm a flexibilidade necessária para poderem ser atualizadas e mudadas, sempre que necessário. São pessoas que não têm muito medo da mudança e têm capacidade de a fazer de uma forma saturnina, ou seja, gradual e progressiva. Os nativos com Urano bem ligado a Saturno não param e vão chegar à descoberta deles próprios mais cedo ou mais tarde porque tudo o que eles viverem é lenha para a fogueira da sua evolução. É a experiência que eles vão saber assimilar, aceitar e transformar em liberdade, ou seja, em descoberta de si próprios. Com um bom aspeto, o nativo já nasceu a saber passar do passado para o presente e a ligar o presente ao futuro e nada disso lhe faz confusão. Deste modo, facilmente percebem o tempo dos seus pais e o tempo que viveram há 50 anos e não os rejeitam, não os deitam fora. Mas também percebem que esse tempo já não é o tempo de hoje e percebem para onde vai o tempo e que tempo será amanhã. É essa sabedoria do tempo em movimento que dá os bons aspetos de Saturno a Urano.

B - Urano ligado desarmonicamente a Saturno
Quando no mapa natal, a pessoa tem um aspeto tenso entre Urano e Saturno, isto significa que o nativo tem medo de ser livre e vai agarrar-se a Saturno, defendendo-se: “gostava muito de ser livre mas tenho os meus filhos, tenho o meu pai que está muito doente, tenho o meu marido, tenho o gato que não pode ficar sozinho”.
O Saturno irá arranjar medos porque tem medo de se soltar, porque tem medo de pagar o preço da liberdade que é o preço do nativo ser ele próprio. E esse preço é altíssimo. É o preço daquilo a que Yung chamou de “processo de individuação”. E de fato, todos nós temos que fazer um processo de individuação, ou seja, todos nós temos que atravessar o deserto sozinhos à procura de quem somos. Saturno Urano mal ligados representa o medo da liberdade, o medo da pessoa se soltar. Mas mais cedo ou mais tarde, o nativo irá ficar “encostado à parede”, numa situação limite, e nessa altura, o Urano irá rebentar, largar tudo e saltar, libertar-se.
Urano ensina-nos que quando nos atiramos para o ar não há perigo de cairmos no vazio pois descobrimos que há uma outra coisa que não víamos quando estávamos com medo de dar o salto. É uma postura, uma maneira de estar, é a liberdade de eu dizer "sim " a qualquer coisa.
As pessoas, com o Urano mal aspetado a Saturno, numa primeira fase, não são livres, mas libertinas. E isto é assim porque têm sempre o medo da mudança. Só que as mudanças vão surgir, mas não por vontade própria, mas por estoiro, dado haver grande resistência à mudança. Urano é tudo menos compaixão. Urano não tem emoção e apenas pretende ser fiel a si próprio. E um dia, de forma brusca e inesperada, estoira.

Ruy Figueiredo