quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TAROT. CARTA V - O PAPA


HOJE IREMOS FALAR DA CARTA V -  O PAPA

O Hierofante é o termo usado para designar os sacerdotes da alta hierarquia dos mistérios da Grécia e do Egito. É o sacerdote supremo, que pode ser chamado também de Sumo Sacerdote ou Sumo Pontífice. Hierofante significa literalmente “aquele que explica as coisas sagradas”.
A - PORMENORES DA CARTA

i) O NÚMERO CINCO

i) O "5" representa a liberdade de pensamento, de escolha, de vontade, de agir, ou seja, o livre arbítrio;
ii) O "5" representa os cinco sentidos, o quinto reino (mineral, vegetal, animal, hominal e espiritual), a autoconsciência, autoexpressão. Querem experimentar-se para se conhecerem, e portanto o número "5" é número da experiência individual e da descoberta da individualização;
iii) O "5" representa um apelo à transcendência (o homem tenta alinhar a sua consciência ao seu eu superior);
iv) O "5" representa a materialização do espírito (a queda da mónada) e a espiritualização da matéria (Jesus que ascende a Deus);
v) O "5" representa o Homem físico, microscópico;
vi) O "5" representa a criatividade e a planificação mental;
vii) O "5" é representado pelo pentagrama (estrela de cinco pontas). Pentagrama ascendente ou evolutivo (Poder do amor. Espírito a sobrepor-se à matéria) e o Pentagrama descendente ou involutivo (Amor ao poder. Espírito aprisionado na matéria);
viii) As pessoas do "5" são livres, independentes, curiosas, espontâneas, adoram mudanças.

ii) O PERSONAGEM
A Figura
Se O Imperador é o Poder Temporal, O Papa é o Poder Espiritual. Esta carta aparece porque o Homem é intrinsecamente religioso. O Papa simboliza o mestre supremo da ciência e dos mistérios sagrados. É o mestre iluminado que ajuda os caminhantes a reencontrarem a sua divindade interna. É o mestre interno de cada um de nós. É o pontífice que cria a ponte entre o a matéria e o espírito. Representa o aspeto educacional e cultural (porque eram as ordens religiosas que educavam antigamente e que eram as transmissoras do conhecimento). O Papa representa o ensino e a aprendizagem (das leis terrenas e espirituais). Pode representar um professor. O Papa promove o desenvolvimento espiritual em função do esforço e desenvolvimento intelectual graças ao estudo.
Quando o divino que habita em cada um de nós se sobrepõe à matéria (ego), surge o poder iluminado pelo Conhecimento e Vontade superiores. Ou seja, quando a consciência do homem fica alinhada com o divino, daí resulta o Poder espiritual e Sabedoria. Ao atingir essa sabedoria pode guiar outros e transmitir-lhes as leis universais.

A Tiara Papal Amarela
A Tiara papal, Tríplice Tiara ou Tiara Tripla é a coroa papal ornamentada com pedras preciosas e pérolas, que tem a forma de uma colmeia, possui uma pequena cruz no ponto mais alto, e também é equipada com três diademas.
O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, calor, luz, jovialidade e alegria. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo.

A Cruz Tríplice do Papa
Representa a penetração de Deus nos três mundos possíveis: divino, intelectual e físico.


iii) AS CHAVES CRUZADAS
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, o que ligares (permitires) sobre a terra, será ligado (permitido) nos céus; e o que desligares (condenares) sobre a terra, será desligado (condenado) nos céus.» (Mateus 18:19).
Cristo reconhece a Pedro e aos seus sucessores (Papas) a autoridade de governar a Igreja.
Significa os dois tipos de conhecimentos: exotérico (livresco, racional, intelectual, desvelado) e esotérico (iniciático, oculto), ou então o poder de ligar e de desligar. As chaves são cruzadas porque ambas são utilizadas.


iv) AS COLUNAS DO TEMPLO E A CADEIRA
As duas colunas simbolizam a sabedoria, a Lei e também a dualidade. A cadeira representa o trono.


v) OS DOIS HOMENS AJOELHADOS
Representa os discípulos ajoelhados perante o seu mestre em sinal de obediência.


B - OUTROS ASPETOS

ASPETOS POSITIVOS
Ensinamento, sabedoria, sentido do dever, consciência moral, bom conselho, bondade, proteção espiritual, perdão, compaixão, resolução de algo pendente por decisão superior. Número da curiosidade, da experiência, aprendem com a experiência, ativos, gostam da mudança, procuram a liberdade e a independência. Carta com bênção, generosidade, afabilidade e paz.


ASPETOS NEGATIVOS OU LADO SOMBRA
Crueldade, dogmatismo, moralismo, espírito limitado, dissimulação, hipocrisia, apego a princípios e a padrões, incapacidade de se adaptar a coisas novas e de aprender com a experiência, prisioneiro das suas próprias ideias, insatisfação, demasiado analítico.
O conhecimento quando se fecha em si próprio torna-se um dogma. Inflexibilidade, intolerância, sistema de crenças assentes em padrões rígidos. Recusa em questionar as próprias crenças, Medo de falhar. Insegurança na auto expressão. Medo da experiência, inibição, demasiado preocupados com questões morais ou sexuais. Personalidade dependente.


Ruy Figueiredo