sábado, 13 de março de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER VÉNUS (PARTE V)

 HOJE FALAREMOS UM POUCO DAS CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS COM JÚPITER E VÉNUS NATAIS EM ASPETO

Significado de Vénus

Vénus rege os signos de Touro e Balança. Como regente do signo Touro, Vénus reflete os aspetos ligados ao amor físico e à posse de bens materiais. Como regente do signo de Balança, Vénus está associado aos aspetos éticos, estéticos e relacionais da vida.

De uma forma geral, Vénus reflete os seguintes comportamentos da vida humana:

a)        Como regente do signo de Touro

paixão, sexualidade, sensualidade, prazeres da vida, dinheiro, bens materiais

b)        Como regente de Balança

relacionamentos, amor, ternura, afeto, poder de atração, união, partilha, fraternidade, amizade, solidariedade, sociabilidade, afinidade, paz, suavidade, delicadeza, harmonia, equilíbrio, alegria, charme, encanto, sedução, beleza, sentido estético, talento artístico, intimidade, jovialidade

Vénus governa em termos gerais, o dinheiro, os bens materiais, a estética e os relacionamentos. Como os relacionamentos representam um aspeto muito importante da vida do ser humano valerá a pena aprofundarmos um pouco mais a influência de Vénus neste campo. Ora Vénus tem muito a ver com a valorização e identificação. No geral, aquilo que valorizamos é aquilo com o que nos identificamos. No geral, o ser humano sente-se atraído por alguém que valoriza e com o qual encontra identificação. Quando essa identificação aparece, consciente ou inconsciente, algo vai ressoar dentro de nós e do outro e fará disparar a necessidade relacional.


JÚPITER ASPETADO À VÈNUS

A – Aspetos harmónicos

As naturezas de Vénus e de Júpiter são muito compatíveis entre si. Lembremo-nos que ambos são quentes e húmidos, férteis e pró-vida e que ambos são os planetas do prazer, da abundância e da gratificação. De facto, Vénus se exalta em Peixes, signo onde Júpiter tem um dos seus tronos (Astrologia Clássica).

Dado serem planetas compatíveis, quando no mapa natal se encontram bem aspetados (conjunção, sextil ou trígono) e dignificados, a compatibilidade entre eles é reforçada, e deste modo, cada um destes astros expressará o melhor da sua natureza. Júpiter contribuirá para que o nativo seja otimista, entusiasta, simpático, alegre, feliz, bem-disposto, expansivo, extrovertido, social, jovial, benevolente, popular, generoso, saudável, honesto, confiável, confiante, transparente, altruísta, espontâneo, integro, autêntico e idealista. Já Vénus introduzirá a tónica do amor, da amizade, da beleza, da suavidade, da paz, da fraternidade, da simpatia, da paixão, da sensualidade, da sexualidade, dos divertimentos e dos prazeres. Neste sentido, quando estes dois astros estão dignificados e bem aspetados o nativo terá tendência para ser uma pessoa agradável, amorosa, romântica jovial, otimista e com grande prazer em viver. Será uma pessoa bafejada pela sorte e terá facilmente sucesso. Terá bom gosto, um excelente julgamento estético e os afetos terão uma importância fulcral na sua vida.

 

B – Aspetos desarmónicos

Quando Júpiter e Vénus estão aflitos no mapa natal (quadratura e oposição) e sobretudo se cumulativamente estiverem debilitados, apesar de serem compatíveis entre si, poderão emergir os defeitos associados a estes dois astros. Pelo lado de Júpiter, o nativo tende a cometer excessos ou desatinos, porque não valoriza de forma adequada a função psicológica associada à Vénus (paixão, sexualidade, sensualidade, prazeres da vida, dinheiro, bens materiais, amor, ternura, afeto, união, partilha, fraternidade, amizade, solidariedade, sociabilidade, afinidade, paz, suavidade, delicadeza, harmonia, equilíbrio, alegria, charme, encanto, sedução, beleza, sentido estético, talento artístico, intimidade e jovialidade). Deste modo, é natural que o nativo tenha um comportamento pouco ético e mesmo amoral, nos seus relacionamentos materiais e afetivos. Poderá cometer excessos materiais (comprar demais, gastar demais ou não olhar a meios para ter o que deseja) e também excessos relacionais (pode ser ciumento, libertino e infiel). Poderá também ser um falso otimista e ter dificuldades em ser generoso, romântico e agradável com os outros. O Júpiter ao valorizar sem critério, sem valor, sem moral torna-se permissivo, pois, na maior parte das vezes, é o prazer que manda em Júpiter. Afinal, todas as situações desatinadas que o nativo atrai para a sua vida, ao nível material ou afetivo, servem apenas para que ele reformule os seus valores afetivos, éticos, estéticos e materiais.

Ruy Figueiredo