terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO (PARTE I)

DEPOIS DE TODAS AS POSTAGENS RELATIVAS A PLUTÃO, HOJE COMEÇAREMOS A ABORDAR O PLANETA NETUNO

Planetas pessoais versus Planetas impessoais
Os planetas pessoais do nosso mapa (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus e Marte) encarnam as energias da personalidade, as forças que nos movimentam neste mundo dual. Têm vibrações compatíveis com o mundo ou realidade em que vivemos. Já os planetas impessoais ou transcendentes (Urano, Netuno e Plutão) são verdadeiros emissários do Cosmos pois enviam para todos os seres do nosso Planeta, vibrações mais elevadas, cuja proposta é dinamizar a sua transformação e assim satisfazer a sua natural evolução cósmica e espiritual.
Urano é elétrico, imprevisível e propõe-nos a transcendência por via da libertação dos condicionalismos que nos amarram.
Plutão é instintivo, manipulador e propõe-nos a transcendência por via da irradicação das nossas cargas instintivas e irracionais.
Netuno propõe-nos a transcendência por via da gradual dissolução e secundarização do ego.


A Energia de Netuno
É impossível, por palavras descrever a energia netuniana que só pode ser compreendida ao ser vivida e sentida.
Netuno representa o impulso que existe em cada um de nós para procurar, encontrar e experienciar algo que nos transcende, algo absolutamente amoroso e divino. Inconscientemente, procuramos “regressar à casa do pai”, procuramos religarmo-nos outra vez à “Fonte” da vida, ao Amor Cósmico, à plenitude total.
Como se percebe, a energia netuniana é elevadamente subtil e a sua frequência e vibração são demasiadamente elevadas para a grande maioria dos seres humanos. Por isso a imagem de Netuno encontra-se muitas vezes associada a estados confusionais, de embriaguez, entorpecimento, cansaço e desânimo. De fato, a vibração é demasiado elevada para poder ser gerida pelo nosso corpo e mente de forma tranquila.

Quando ouvimos música que nos agrada, elevamo-nos e sentimo-nos a percorrer mundos maravilhosos. Isso é Netuno. Por isso no geral, os Netunianos são músicos ou têm propensão para a música.
Quando lemos ou ouvimos poesia, elevamo-nos e sentimo-nos a percorrer mundos maravilhosos. Isso é Netuno. Por isso no geral, os Netunianos são pessoas dotadas de uma grande imaginação, são contadores de histórias, escritores, pois têm a imaginação muito desenvolvida.
Como se depreende a energia netuniana, faz-nos sonhar, imaginar, enganarmo-nos, enganarmos, iludirmo-nos, iludirmos, desiludirmo-nos e desiludirmos.


Quando Netuno é vivido ou experienciado de forma positiva, o nativo apresenta uma natureza empática, sensível e tem capacidades artísticas, criativas, mediúnicas e curativas.
Quando Netuno é vivido ou experienciado de forma negativa, o nativo é dado a escapismos e a vícios (álcool, drogas), é confuso, desonesto, mentiroso, enganador, sonhador.


Netuno e a Absolutização
Os Netunianos procuram o Céu cá na Terra, ou seja, absolutizam certos aspetos da sua vida. “O meu filho é o mais inteligente da escola”; “A minha mulher é a criatura mais maravilhosa deste planeta”; “O meu emprego é fantástico”; “Eu tenho o melhor amigo do mundo”; “Eu sou muito bonito”.
Esta absolutização resulta da necessidade inconsciente de encontrarem, fora de si, algo que os transcenda, algo de divino, algo de absoluto. Como não encontram, então projetam para coisas ou pessoas este desejo inconsciente. Só que mais cedo ou mais tarde, caem na real, e verificam que estavam iludidos, ou melhor que se deixaram iludir e então ao desiludirem-se, experimentam sofrimento obviamente. E este sofrimento é alquímico no sentido que fá-los compreender que devem procurar o máximo dentro de si próprios e não fora de si próprios. De fato, esse máximo interior existe e corresponde à nossa centelha divina, ou seja, todos temos dentro de nós, algo de divino e amoroso. O grande ensinamento, a grande expansão consciencial é percebermos que devemos procurar dentro de nós, a nossa verdadeira força e deixar de projetar para o exterior. É este o grande ensinamento de Netuno que ao fazer com que os nativos se iludam e desiludam, também dá-lhes a chave da transformação, da transcendência e da evolução espiritual.



Ruy Figueiredo