domingo, 15 de novembro de 2015

ASTROLOGIA. PLUTÃO NA CASA XI (PARTE XIII)

NESTA POSTAGEM CARATERIZA-SE O PLUTÃO LOCALIZADO NA CASA XI DE UM TEMA ASTROLÓGICO



A casa XI é a casa dos grupos, das associações, dos amigos, dos projetos. A Casa XI traduz a necessidade das pessoas se juntarem a outras com as quais partilham os mesmos ideais e ideias, para juntos, mudarem, transformarem o Mundo. É uma casa de transformação social. Nesta casa o nativo procura as pessoas que têm a ver com ela, com as quais sente que têm uma qualquer identificação que valoriza. É a casa do Aquário, do Urano. A Casa XI representa as ideias que podem gerar a transformação do mundo. É a Casa da Fraternidade, Igualdade e Liberdade. 

Onde residirá a compulsão, obsessão de um Plutão de Casa XI? Evidentemente que será ao nível dos grupos que esse Plutão exercerá a sua manipulação, ou seja, será através dos grupos, das pessoas, dos amigos e das ideias grupais que os nativos exercerão, de forma indirecta o seu poder. De fato, estas pessoas já não conseguem ser plutónicas sozinhas mas apenas quando integradas num grupo. Por exemplo, poderão ser capazes de defender um partido de uma forma completamente obsessiva. Como se depreende, há neste Plutão, como que uma espécie de transferência, no sentido de que já não é o ego que é importante mas sim o grupo. No geral, estas pessoas pertencem a uma equipe ou a um partido, mas no fundo, a obsessão e o poder manifestam-se indirectamente através das pessoas ou amigos, sobre os quais exercem poder ou são obsessivos. Há uma necessidade compulsiva de controlar de forma indirecta os amigos, os grupos. No entanto, o equívoco é a pessoa pensar que está a defender uma causa mas, o que está mesmo a fazer é afirmar-se a si própria, através daquela causa. Para estas pessoas o grupo ou grupos com que se identificam fornecem a segurança emocional que compulsivamente procuram. Daí a necessidade de controlarem as pessoas. 

Lembrar que estes processos numa primeira fase, são sempre inconscientes e portanto o nativo não se apercebe que os tem e negará que os tem se confrontado. A casa oposta à Casa XI é a Casa V. É nesta casa, portanto, onde o Plutão de Casa XI será resolvido. A pessoa com Plutão na Casa XI investe tanto nos grupos, nas ideias e nos ideais que se esquece de si própria, esquece-se de mudar-se a si própria e de melhorar a sua identidade (Casa V). Portanto, a morte e regeneração do Plutão situado na Casa XI vai catapultar o nativo para ter coragem para se assumir sozinho, para se assumir sem ser através de um grupo. 

Normalmente, a regeneração ocorre quando estas pessoas se desiludem com o grupo com o qual se identificaram ou investiram (partido político, clube desportivo, grupo lúdico, etc.). A evolução natural e divina exige que a pessoa comande a sua vida  e que se transforme de acordo com a sua essência. Se a canalização é feita para os os grupos, a própria pessoa não se muda. 
E por isso vão aparecer grupos, por isso vão atrair grupos com os quais se identificam e que depois as irão desiludir para que elas deixem de se canalizarem para aqueles grupos de forma compulsiva como se dos mesmos, dependesse a sua segurança emocional. A segurança reside sempre nelas próprias e é isso que têm que vir a aprender.

Ruy Figueiredo