quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO NA CASA VII (PARTE XX)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO SITUADO NA CASA VII

Significado da Casa VII
A Casa VII é a primeira casa do Hemisfério Sul, Diurno ou Superior que integra as casas coletivas ou sociais VII a XII. Enquanto as casas pessoais do Hemisfério Norte, Noturno ou Inferior visam a expansão da consciência individual, as do Hemisfério Diurno, visam a expansão da consciência social. A Casa VII é portanto a primeira das casas coletivas ou sociais.
Nas casas coletivas é mais importante a objetividade e a vida exterior enquanto nas pessoais é mais acentuado a subjetividade e a vida interior. Nas casas coletivas o indivíduo age em função do outro enquanto nas pessoais, age em função de si próprio.
A cúspide da Casa VII (grau e signo que abre a Casa VII) é chamada de Descendente. Trata-se de uma singularidade do mapa muito importante e que é oposta ao Ascendente (cúspide da Casa I). Nesse sentido, o Descendente representará o ponto de consciência dos outros enquanto o Ascendente, o ponto de consciência de cada um.
Do mesmo modo, a Casa I representa a “Casa do Eu” enquanto a Casa VII, a “Casa dos Outros”.
Enquanto na Casa I expandimos a nossa consciência através das iniciativas que tomamos, na Casa VII, ampliamos a nossa consciência através dos relacionamentos e isto porque os relacionamentos funcionam como espelhos através do mecanismo da projeção. O que é a projeção? Segundo Freud, a projeção é um mecanismo de defesa psicológico que faz com que determinada pessoa projete os seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas.
Deste modo, a projeção reduz a ansiedade por permitir a expressão de impulsos inconscientes, indesejados ou não, fazendo com que a mente consciente não os reconheça. A projeção deste modo, faz com que as pessoas observem nos outros, as suas próprias caraterísticas reprimidas ou que não conseguem expressar conscientemente. A pessoa sente-se inconscientemente atraída por alguém que apresente ou exprima naturalmente as caraterísticas pessoais reprimidas e rejeitadas.
Ao vivenciar a experiência relacional, a pessoa que projeta vai poder viver e até consciencializar-se das caraterísticas pessoais que não consegue exprimir. Deste modo, vai verificar-se uma expansão consciencial através do outro. É através do convívio com o outro que a pessoa vai aprender mais sobre si próprio. Ora a Casa VII é o palco onde o teatro relacional decorre. Muitas vezes o primeiro passo para começarmos a saber o que de fato queremos é saber o que de fato não queremos. Ora, para isso, temos muitas vezes que experienciar coisas que à partida gostamos mas que depois verificamos não serem bem aquilo que desejávamos. Ganhamos consciência através dos relacionamentos. Deste modo, os nossos piores companheiros(as) relacionais podem bem ter sido, os nossos melhores mestres, no sentido de que, através deles (delas) pudemos ganhar um pouco mais de consciência de quem realmente somos e realmente queremos.

Significado de Netuno
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.


Significado de Netuno na Casa VII
Os netunianos de Casa VII, no geral, vão experienciar as caraterísticas negativas do Netuno, ou seja, vão idealizar, mitificar, absolutizar, potenciar o teatro relacional. Deste modo, vão ter expetativas irrealistas em relação ao relacionamento. Vão julgar que o seu casamento é perfeito, que o seu companheiro é perfeito e que irão viver felizes para sempre. Como colocam a fasquia muito alta (iludem-se), mais cedo ou mais tarde irão desiludir-se e consequentemente sofrer.
Quando os aspetos positivos de Netuno são experienciados, os nativos terão tendência para a busca espiritual e sentir-se-ão emocionalmente ligados ao outro. Essa ligação emocional pode ser de tal forma elevada que poderão experienciar dependência nos relacionamentos, especialmente se o Netuno for angular, isto é, quando estiver conjunto ao Descendente (quanto menor a orbe, maior o efeito). Os nativos com Netuno na Casa VII angular vão ser pessoas que ficam muito agarradas ao outro, muito dependentes, perdendo muitas vezes, quando na relação, o sentido de si próprias.


Ruy Figueiredo