sexta-feira, 4 de novembro de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO NA CASA X (PARTE XXIII)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO SITUADO NA CASA X

Significado da Casa X
A Casa X está relacionada com aquilo que o nativo pretende “ser” quando crescer. Nesse sentido, tem a ver com a imagem, função e participação que consciente ou inconscientemente, deseja implementar na sua vida pública, social e profissional.
Deste modo, a Casa X reflete a forma como o nativo se comporta na vida pública, como deseja ser reconhecido socialmente e como efetivamente o reconhecem. É a casa da carreira profissional, do “status” e está relacionada com o signo de Capricórnio e com o planeta Saturno.

Casa X – Casa de Terra
A Casa X é a última casa de terra. A 1ª casa é a Casa II (Touro) que tem a ver com as ferramentas, valores e dotes que trazemos ao mundo e que podem ser desenvolvidos e postos em prática. Esta casa representa afinal, aquilo que valemos e que somos capazes de fazer. A 2ª casa é a Casa VI (Virgem) que tem a ver com o trabalho (serviço) concreto que podemos produzir. A 3ª e última casa é a Casa X que representa a área onde podemos atingir a máxima realização social e profissional.
As casas de terra são casas materiais e portanto estão ligadas ao mundo concreto e prático (trabalho, serviço e realização).


Casa X – Casa Social ou Coletiva
Enquanto nas casas ditas pessoais (I a VI) a expansão consciencial do nativo é obtida através de si próprio, nas casas ditas sociais (VII a XII), a expansão consciencial é obtida através da interação com o outro.


Casa X – 1ª Casa do “Nós”
A Casa X pertence simultaneamente ao Hemisfério Oriental ou do “Eu” (casas I a III e casas X a XII) e ao Hemisfério Sul ou Diurno (casas VII a XII). Por ser uma casa “oriental”, nela o nativo não se deixa influenciar pelos outros, nem pelo meio em que vive nem pelas circunstâncias da vida, sendo ele próprio o motor do destino. No entanto, por ser também uma casa “diurna”, o nativo precisa de ter experiências com os outros para ampliar a sua consciência. Deste modo, na Casa X o nativo vai tomar conta do barco da sua vida mas tendo sempre em atenção a existência dos outros. É a primeira casa do “nós”.
Nas Casas VII, VIII e IX, o nativo interage com o outro mas ainda sem o considerar como integrado no coletivo, ou seja, como pertencente ao mesmo barco gigante em que ele se encontra (sociedade, país, etc.). Na Casa VII consegue “ver” o outro porque começa a gostar do outro e tal fato obriga-o a reconhecer a importância de se relacionar com uma identidade distinta de si próprio. 
Na Casa VIII consegue “ver” o outro porque ao reconhecer a importância da identidade do outro na sua vida, não o quer perder e porque não o quer perder, controla-o e porque o controla, atrai dramas e porque atrai damas, sofre e ao sofrer, morre, e ao morrer, renasce. 
Na Casa IX, o nativo já consegue ver o outro, mas já sem carência, sem posse, sem instintos. O outro já é considerado um ser com que priva socialmente, reconhecendo-lhe, conscientemente, uma identidade própria e livre que deve tratar com respeito, justiça e honestidade.
No entanto, só nas Casas X, XI e XII, é que o nativo integra o outro no coletivo. 
Deste modo, a Casa X é a primeira casa do “nós”.


Casa X – Casa da Autoridade
Na Casa X estão refletidas as pessoas que desempenham ou desempenharam um papel de referência, poder e autoridade sobre o nativo (mãe, professores, patrões, entre outros).


Casa X – Casa da Carreira e da Profissão
A Casa X também pode fornecer informação sobre a carreira ou vocação do nativo. Uma Casa X fortemente energizada pode indiciar um nativo que viverá a carreira com muita intensidade e que por isso angariará um estatuo social considerável.


Casa X – Casa da Imagem Social
A Casa X fornece também informação sobre a forma como o nativo se comporta publicamente, sobre a imagem que quer apresentar ao mundo (por exemplo, o tipo de roupa que usa nos encontros sociais e profissionais) e ainda como os outros o percecionam, em termos públicos e sociais.


Casa X – Casa da Resposta ao Coletivo
A Casa X fornece indicações sobre a natureza do contributo que o nativo poderá dar ao coletivo. Este contributo pode ser político, militar, religioso ou de outra natureza.


Significado de Netuno
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.


Significado de Netuno na Casa X
Manifestações Positivas de Netuno
Quando Netuno está localizado na Casa X e manifesta-se de forma positiva, o nativo pode ter uma carreira espiritual ou artística e sentirá fortemente que tem qualquer coisa de crucial para levar ao mundo. Sente o apelo de missão, de abrir espiritualmente o mundo ou de levar os seus dotes e capacidades artísticas ao coletivo. Isto é assim sobretudo para quem tenha o Netuno conjunto ao Meio do Céu. Nestes casos, os nativos são pessoas muito carismáticas no plano religioso ou artístico. O Papa João Paulo II tinha Netuno conjunto ao Meio do Céu a pouco mais de 3º de orbe (líder espiritual). Ayrton de Senna (corredor brasileiro de fórmula I) tinha o Netuno a cerca de 30 segundos de grau do seu Meio do Céu. Cristiano Ronaldo tem o Netuno também a menos 30 segundos de grau do seu Meio do Céu. São pessoas muito carismáticas que vão ser idolatradas, idealizadas e absolutizadas pelos outros.

Manifestações Negativas de Netuno
Quando Netuno está localizado na Casa X e manifesta-se de forma negativa, poderão emergir a confusão, difusão, escapismo e fuga. Deste modo, o nativo mitificará, absolutizará a sua profissão, ou seja, alimentará expetativas de que a profissão lhe devolverá a máxima satisfação, o que não irá acontecer. O nativo idealizará de tal maneira as suas aspirações na vida que haverá tendência para a instabilidade ou confusão na sua carreira. O nativo sente que aquilo que faz na sociedade ou que leva para o coletivo lhe irá devolver o máximo. E verifica ao fim de certo tempo que as expetativas que projetou não lhe serão devolvidas. Ao experienciar esse processo de ilusão-desilusão, começará de deixar de projetar.


Ruy Figueiredo