terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO NETUNO (PARTE XXIII)



HOJE ABORDAREMOS AS CARATERISTICAS DOS NATIVOS QUE NASCERAM COM PLUTÃO LIGADO A NETUNO

SIGNIFICADO DE NETUNO
Netuno representa o nosso impulso interior para procurar, encontrar e se ligar a algo que nos transcende, a algo que é maior do que nós, a algo mais divino e absoluto. A nossa alma, encarnada, aprisionada, crucificada, anseia por voltar a estar ligada à “Fonte”, a Deus. De fato, a nossa alma está continuadamente a lembrar-se da paz e amor absolutos que outrora viveu e compartilhou com as outras almas e que deixou de experienciar desde que passou a estar prisioneira do mundo ("queda da mónada"). Netuno, no fundo, é este nosso desejo de “regresso à casa do pai” onde sabemos que tudo é maravilhoso, amoroso e tranquilo.
Enquanto a “realidade” concreta que experienciamos quando encarnados, é percebida pela nossa mente inferior que usa a lógica e a razão, a “REALIDADE” (verdadeira e única) não pode ser percebida pela mente inferior, pois esse absoluto cósmico tem uma vibração muito mais subtil e elevada do que a vibração do mundo material e palpável onde vivemos.
A REALIDADE apenas pode ser intuída ou sentida.
A esse propósito OSHO afirmou A razão é um esforço para conhecer o desconhecido e a intuição é o acontecer do incognoscível. Penetrar no incognoscível é possível mas explicá-lo não o é”.
Ora Urano permite-nos intuir e Netuno permite-nos sentir.
Urano é a mente superior, universal, cósmica, divina e intuitiva que contém a intenção evolutiva do Mundo. Quando captamos Urano captamos a evolução, captamos a intenção divina da criação. Urano revela-nos uma “Ordem Maior” através do processo de auto descoberta. “Quanto mais individual mais universal”, dizia o poeta, para declarar que podemos atingir o DIVINO ao tomar consciência plena do divino em nós.
Netuno, sendo como Urano um planeta lento, exterior, impessoal, transcendente, também possibilita esse “religar”, esse “contatar” com o DIVINO, só que de uma outra forma, através do sentir. Enquanto Urano recebe imagens por “flash”, Netuno sente as “coisas” internamente.
Netuno representa a mente inconsciente, o inconsciente coletivo.
Podemos viver Netuno de forma positiva ou negativa. 
Se experienciamos Netuno de forma positiva somos empáticos, sensíveis, místicos, inspirados, espirituais, mediúnicos e habilidosos do ponto de vista artístico (música, dança, bailado) ou criativo (pintura, arte, escrita, etc.). 
Se experienciamos Netuno de forma negativa, somos confusos, desonestos, sonhadores, fugimos da realidade através de vícios diversos (droga, álcool) ou facilmente nos deixamos iludir.

Netuno propõe a dissolução do ego, ou melhor dizendo a sua secundarização, para que o possamos transcender e ganhar elevação espiritual.

Mas o que acontece é que à partida só teremos o Netuno resolvido se tivermos também resolvidos o Urano (quem somos de fato), Saturno (os nossos medos), a Lua (a nossa carência) e por aí fora. Deste modo, até termos o Netuno resolvido, iremos vivê-lo como uma carência e expectativa em vez de o vivermos como uma abundância.


SIGNIFICADO DE PLUTÃO
O Plutão representa a nossa parte irracional, instintiva, compulsiva, animal, subterrânea, inconsciente e violenta em termos psíquicos, que obsessivamente projetamos sobre qualquer coisa ou pessoa, criando dependências para nos sentirmos seguros. O Plutão vai querer controlar sempre o planeta ao qual está ligado, vampirizando-o e esperando, que de alguma forma se possa compensar instintivamente através desse planeta. Ao controlar, sente-se seguro.


SIGNIFICADO DE PLUTÃO LIGADO A NETUNO
Netuno e Plutão mal aspetados são incompatíveis pois ou a pessoa se entrega e se dá ao mundo (Netuno) ou exerce poder, vive o seu Ego e não dá nada para ninguém (Plutão). O Plutão tem necessidade de controlar, manipular, mandar e só se enxerga a si próprio enquanto Netuno quer a dissolução do Ego, quer o Absoluto, quer o amor incondicional. Plutão divide (EU, e só EU) enquanto Netuno une (Todos somos UM).
A maior parte das pessoas que nasceram entre 1944 e 1988 apresentam Netuno natal sextil ao Plutão natal. Quer dizer que a maior parte das pessoas que conhecemos entre os 30 e os 70 anos têm esse aspeto. Serão precisos mais 45 anos para que estes dois planetas façam entre si uma quadratura.

Portanto, analisemos apenas o sextil. Plutão natal a fazer sextil ao Netuno natal significa que o Plutão não resiste e se deixa transformar de forma gradual, mas sempre de forma intensa (Plutão) e com trabalho (sextil). Isto significa que o Plutão se deixará regenerar e se entregará ao mundo no sentido de que compreenderá que não vale a pena afirmar-se contra o mundo mas é importante afirmar-se a favor do mundo e dos outros. Estes nativos nasceram com a capacidade de um dia compreender que a entrega é mais confortante do que a afirmação egoísta, que o amor é mais sublime que o poder. Nascem com o estigma do “amor ao poder” e regenerados, compreendem o sentido do “poder do amor”.

Ruy Figueiredo