quarta-feira, 10 de novembro de 2021

ASTROLOGIA. MARTE ASPETANDO A LUA (PARTE III)

Hoje abordaremos as características dos nativos com Marte em aspeto com a Lua 



MARTE ASPETANDO A LUA

Significado da Lua

A Lua rege o signo de Caranguejo, exalta-se no signo de Touro, está em detrimento ou exílio no signo de Capricórnio e em queda no signo de Escorpião. A Lua rege o signo de Caranguejo, exalta-se em Touro, exila-se em Capricórnio, e tem a sua queda no signo de Escorpião. A Lua jubila-se na Casa III e no signo de Caranguejo.

A Lua simboliza, representa ou reflete:

a)        o nosso sentir;

b)        o vazio, a carência da alma;

c)        a noite, o inconsciente, os medos e os bloqueios;

d)        o passado, as memórias e a subjetividade;

e)        os antepassados, a infância, o lar, a família e a mãe;

f)         as reações inconscientes;

g)        a necessidade de proteção, segurança e conforto emocionais;

h)        o humor e o estado de espírito;

i)         a rotina, o quotidiano, o modo de vida e os hábitos;

j)         a recetividade, empatia, serenidade e adaptabilidade;

k)        a sensibilidade, intuição e o sexto sentido;

l)         a imaginação, o sonho e a fantasia;

m)       a maternidade e a fertilidade;

n)        a capacidade nutridora, protetora e a hospitalidade;

o)        as massas populares e o público;

p)        a alimentação e as questões domésticas.


A Lua é o aspeto feminino, “yin”, recetivo e constitui aquilo que em nós sente. Num tema feminino, representa a própria essência maternal e integra os arquétipos da nutrição (receber) e do alimento (dar). As mulheres recebem para poderem dar e alimentar. Num tema masculino, a Lua representa a “anima”, a carência e o vazio do homem bem como a mulher, a mãe e o arquétipo feminino que ele vai procurar.

 

Significado de Marte

Marte governa e dirige a nossa personalidade, de forma a refletir quem somos. De facto, este planeta está ao serviço da identidade, dado que nos incita a termos iniciativas que nos permitirão ir mais longe na descoberta de quem somos.

Marte rege os signos de Carneiro e Escorpião, exalta-se em Capricórnio, exila-se nos signos de Balança e Touro e tem a sua queda no signo de Caranguejo. Marte jubila-se na Casa VI e no signo de Virgem.

 

 

MARTE ASPETANDO A LUA

Quando Marte está ligado à Lua, o nativo deseja ter segurança e proteção e vai lutar para obtê-las. No geral, é uma pessoa impulsiva, de humor muito variável, que “dispara” por insegurança ou mal estar, sendo que na maior parte das vezes, o faz, sem saber a razão. De facto trata-se da ligação entre dois planetas inconscientes, o que faz com que o nativo intervenha de forma impulsiva, sempre que a sua segurança é posta em causa ou que é agredido emocionalmente.

 

 

A – Aspetos harmónicos

O bom aspeto entre Marte e a Lua confere ao nativo a força emocional necessária para lutar e vencer muitas batalhas. As disputas e rivalidades não interferem nos seus projetos dado que esta ligação lhe dá firmeza, controle e tenacidade.

Num tema feminino, a boa ligação entre o Marte e a Lua natais, dá nativas extrovertidas, seguras, fortes, ativas e capazes de realizar.

Num tema masculino, um bom aspeto entre aqueles dois astros confere sensibilidade aos nativos e permite-lhes estar à vontade e fruírem facilmente com as mulheres.


B – Aspetos desarmónicos

Quando o Marte e a Lua estão ligados por um aspeto tensional, os nativos têm tendência para serem emotivos, impacientes, agressivos, arrogantes, volúveis, ansiosos e instáveis em termos de humor. Reagem com base nos sentimentos, têm dificuldade em controlar as emoções e perdem a calma muito facilmente.

Num tema feminino, dá mulheres com dificuldades em se identificarem com o homem, dado que vivem para si a masculinidade, competem com ele e não conseguem viver a complementaridade. Estas nativas não sabem receber e têm grande dificuldade em sentir, pois quando se sentem mal, em vez de tentar perceber a razão desse mal sentir, vão fazer qualquer coisa para deixarem de ter aquele desconforto emocional. De facto, o Marte, totalmente “yang”, interveniente e ativo, quando a Lua “yin”, passiva e recetiva, se sente emocionalmente ameaçada, vai disparar para todo o lado. Por isso, estas nativas não param quietas e não esperam para se sentirem e para receberem, ou seja, são ativas mas não recetivas, são algo masculinas, guerreiras e demasiado competitivas no universo masculino.

 

Ruy Figueiredo