quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ASTROLOGIA. PLUTÃO NA CASA IX (PARTE XI)

HOJE IREMOS FALAR SOBRE AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS COM PLUTÃO NA CASA IX



A Casa IX (casa do Sagitário) representa o mundo da abstração mental e como casa de fogo representa uma área de vida onde o nativo procura a sua identidade para além da Casa I (Carneiro) e da Casa V(Leão). É a casa do conhecimento, ou seja, representa a casa onde procuramos saber quem somos através do conhecimento. Quanto mais a pessoa conhecer a vida e o mundo, mais consegue saber quem é, mais consegue  se dimensionar. Quem possui planetas na Casa IX, para além de ter propensão para estudar e viajar, sente que tem de ampliar a sua consciência pela via do conhecimento. 
Enquanto a Casa III (casa oposta da Casa IX), casa de Mercúrio, ou seja da mente racional e lógica, representa o quotidiano, a realidade envolvente, o meio ambiente e reflete a necessidade de procurarmos e de armazenarmos dados e fatos que nos permitem conhecer como funciona o meio em que vivemos, a Casa IX, casa de Júpiter, por ser mais abstrata e mais intuitiva, consegue refletir e dar sentido à informação recolhida na Casa III. 
Pessoas com Plutão na Casa IX têm propensão para estudar muito, normalmente são muito convencidas no que respeita à sua sabedoria. Estes nativos pensam que sabem, que estão sempre certos e que não precisam mais refletirem sobre as coisas. Portanto, são compulsivamente fanáticos, dogmáticos e rígidos. Fazem isto para se defenderem, porque os seus egos sentem-se ameaçados. 
Como sabemos, a obsessão, compulsão, irracionalidade, instintividade do Plutão  deverá ser alquimizada, transformada, regenerada, para que o Plutão possa renascer e ser livre. Ora essa transformação para ocorrer precisa, no geral, de uma ou mais experiências dolorosas, que o próprio nativo irá atrair, para perceber que não sabe tudo e que existe sempre outras perspetivas de se olhar para um determinado fato. As pessoas que nasceram com Plutão na Casa IX terão de humilhar-se no sentido de perceberem que têm ainda muito a a aprender. Por exemplo, poderão atrair situações para as quais não têm respostas, com as quais não sabem lidar, sobretudo se forem dolorosas pois não existem respostas para a dor. E é exatamente através da vivência de uma grande dor que esse Plutão de Casa IX poderá fragilizar-se, sentir-se e aceitar dizer “SIM” à "VIDA" para que a segurança interior possa ser uma realidade, o medo desapareça e não  seja necessário defender-se através da projeção compulsiva do conhecimento sobre os outros.

Ruy Figueiredo