domingo, 28 de dezembro de 2014

ASTROLOGIA. A LUA NEGRA OU LILITH



Hoje iremos falar um pouco sobre a Lua Negra que constitui um ponto astrológico importante.  
A Lua descreve uma trajetória elíptica ao redor da Terra.
Os vértices do eixo maior dessa elipse são designados por:
a)  PERIGEU LUNAR (ponto da órbita menos afastado da Terra - 358 000 km)
b)  APOGEU LUNAR (ponto da órbita mais     afastado da Terra -  406 000 km)
Os dois focos dessa elipse são o planeta Terra e um ponto que se encontra vazio e que foi designado Lua Escura, Lua Negra ou Lilith. Deste modo, a Lua Negra não é um corpo celeste, mas sim o foco vazio da órbita da Lua em torno da Terra, ou seja, é apenas um ponto fictício.
Ora este ponto focal vazio e o vértice constituído pelo apogeu lunar têm a mesma longitude zodiacal dado ambos se situarem no eixo maior da elipse e na mesma direção a partir da Terra. Deste modo, a localização da Lua Negra no mapa astral corresponderá ao grau do apogeu lunar ou do seu foco vazio, projetado na eclíptica zodiacal.
A Lua Negra gasta cerca de 215 horas para mover-se 1º no zodíaco, enquanto a Sol (leia-se a Terra) gasta cerca de 24 horas no mesmo percurso e a Lua Branca gasta cerca de 2 horas para percorrer a mesma distâ ncia angular. A Lua Negra é cerca de dez vezes mais lenta do que a Terra e cerca de cem vezes mais lenta do que a Lua Branca.
O ciclo da Lua Negra à volta do zodíaco é de 3.232 dias, ou seja, de 8 anos e 310 dias. Cada signo é atravessado pela Lua Negra durante cerca de 9 meses.
Como curiosidade refira-se que existe no espaço uma outra Lilith, descoberta em 1921 e que é conhecida por Asteroide 1181.

O glifo de Lilith Ù é uma lua negra, virada para o lado oposto àquele empregado para representar a Lua Branca ou real .

Indicam-se a seguir, algumas das caraterísticas normalmente apontadas para a Lua Negra.

a)             Está relacionada com os movimentos de libertação da mulher.

b)            Representa, no mapa de um homem, a sua "anima" (Carl Jung), ou seja, a imagem da sua mulher ideal bem como a natureza da parte feminina da sua personalidade.

c)            Representa, no mapa de uma mulher, o seu "animus" (Carl Jung), ou seja, a imagem do seu homem ideal bem como a natureza da parte masculina da sua personalidade.

d)         Representa o lado mais sombrio, obscuro, secreto e profundo da personalidade a que nos encontramos aprisionados e que nos absorve totalmente. Este lado ou faceta da nossa personalidade altamente compulsivo e irracional, precisa ser conscientizado, resolvido e integrado, para que possamos alcançar tranquilidade.

e)            Está relacionada com a libido pois indica o potencial e a forma com que cada pessoa expressa a sua sexualidade e instinto. Representa também as áreas onde se possui mais carisma, sensualidade e magnetismo e a forma como estas ferramentas são utilizadas para seduzir.

f)             Representa uma espécie de contraparte feminina de Plutão (A Lua Negra e Plutão foram descobertos na mesma altura).

g)            Representa as áreas onde o indivíduo experimenta sentimentos de carência, vazio, perda, ausência e frustração. Reflete também os eventos ou coisas que de forma inexplicável ou insatisfatória nos acontecem e que precisam ser conscientizados e compreendidos.

h)              Representa as experiências infantis que não foram vividas e que são agora responsáveis por algumas das atitudes compulsivas, irracionais, exageradas e infantis que manifestamos nas áreas onde se encontra posicionada. Já a Lua Branca ou real representa as experiências da infância que de fato foram vividas.

i)              Representa a via para o nosso relacionamento com o Absoluto. A Lua Negra origina crises, situações excessivas e problemas psíquicos ou emocionais que vão provocar no indivíduo, um enorme vazio, obrigando-o a despegar-se e a abrir-se para o transcendente.

j)               Está relacionada com poderes paranormais, inclinação para a bruxaria e forte mediunida- de.

k)           A casa onde a Lua Negra se encontra posicionada na altura do nascimento corresponde à área de experiência em relação à qual o indivíduo viverá com um inexplicável e constante sentimento de expectativa e insatisfação, mesmo que a experiência vivenciada esteja a ser positiva. É nessa área de vida onde a pessoa precisa aprender a desapegar-se.

l)           O signo onde a Lua Negra se encontra posicionada na altura do nascimento indica o tipo de energia que permite a expansão consciencial resultante da vivência de situações conturbadas.

Como se depreende do texto produzido, a Lua Negra indica a nossa natureza interior mais profunda e sombria que escapa do filtro da nossa razão e que nos leva a ter comportamentos e reações compulsivas. A Lua Negra ainda é mais inconsciente do que a própria Lua Branca e cabe a cada um de nós compreender o propósito dos vazios e carências por ela provocados e em nós infligidos para obtermos expansão consciencial e traquilidade.


Ruy Figueiredo