quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

TAROT. CARTA II - A PAPISA

Hoje iremos nos debruçar sobre o Arcano Maior da Papisa


A - PORMENORES DA CARTA

i)  O NÚMERO DOIS

a) O "0" dá origem simultaneamente ao "1" e ao "2". O "1" não pode aparecer sem o "2" e vice versa.
São opostos (quando há sombra é porque há luz em algum lado);

b) O "2" e o "1" é a primeira dualidade. Todas as manifestações do universo são uma mistura destes
dois princípios;

c) O número “2” corresponde à alma, é yin, sensitivo, “medita” e “interioriza”. 
Simboliza a dualidade, a energia feminina, a natureza recetiva, a atitude reflexiva.
É o arquétipo maternal, a mãe celeste, o lado yin que alimenta e nutre;

d) O "2" é conciliador e empático. Precisa de estar bem com ele e com os outros;

e) O "2" é diplomático, tem tato e capacidade de ver os dois lados da questão.

ii)  O PERSONAGEM

Figura feminina
Ela é feminina pois encarna o Princípio Feminino Universal, fonte mágica da fecundidade e da transformação.

Postura
Encarna também a passividade, a recetividade e a mente calma. É yin e está à procura de equilíbrio na relação dos opostos. Interiormente ela é ativa (gestação e fecundidade). Exteriormente é silenciosa, calma, contemplativa, serena. Está voltada para o mundo interior. Ela está no meio das colunas. A verdade está no meio. Ela está enraizada no lugar, imóvel. É contenção. É água enquanto o mago é fogo (e mexe-se e é rápido). O conhecimento da Papisa não é racional, dedutivo ou analítico é antes intuitivo e instintivo. Não há ação. Está em contato com a sua essência, em profunda meditação, sem mente, introvertida (O Mago é extrovertido). Ela não procura nada, está quieta, em contato com a sua voz interior. Não é necessário fazer nada, só esperar. Paciência e descrição levam ao equilíbrio e proporcionam êxito nos projetos. Segredo, silêncio, solidão, intuição, sensibilidade. O propósito da Papisa é dar a luz. Signos – Caranguejo e Touro (porque Touro é o 2º signo e/ou porque a Papisa tem a postura calma do touro).

Quarto Crescente
O quarto crescente da Lua nos pés significa que ela domina as emoções e está em paz. O quarto crescente é também o símbolo do crescimento de todas as formas de vida.

Coroa
ISIS e HATHOR tinham a mesma coroa (o Sol encaixado nos cornos de uma vaca)

Livro Tora
Traz no colo um livro ou um pergaminho onde aparece a palavra Tora (livro da lei hebraico formado pelo Pentateuco – 5 primeiros livros do Antigo Testamento). Trata-se do livro do conhecimento, simboliza a sabedoria interna necessária para o desenvolvimento do que está em gestação.

Cruz de braços iguais
Símbolo da encarnação no mundo físico.

Esconder os cabelos
Ela esconde os cabelos de mulher que representam o símbolo da atração sexual e do poder de sedução.

Roupa em Azul celestial
A Papisa está vestida de azul celestial. É a cor do céu iluminado, das alturas, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

iii)    COLUNAS J E B
Colunas do templo de Salomão (onde se encontra o sentido das coisas ocultas). Significam a sabedoria. A coluna J é branca e representa o masculino e o consciente. A coluna B é preta e representa o feminino e o inconsciente. A dualidade é importante porque ao permitir a separação e a divisão, obriga à interiorização, à reflexão e a tomar consciência de si próprio.

iv)   VÉU COM ROMÃS
As romãs representam a Fertilidade e a Fraternidade.
v)   O EXTERIOR DO TEMPLO
Vê-se o céu e a água, ambos pintados de azul celestial. Intuição e sentir.


SÍNTESE
A Papisa representa:
a) A polaridade, a dualidade mas também a ligação com o outro e ainda com o outro lado de cada um de nós;
b) O Princípio Feminino Universal;
c) Água, intuição, 2º raio (amor e sabedoria). Representa o conhecimento vindo do interior, conhecimento filtrado pela alma, o conhecimento feminino, o “sexto sentido”, o conhecimento esotérico e não exotérico (livresco);
d) A atitude reflexiva; 
e)  Signo Caranguejo. Planeta Lua. A LUA é o planeta atribuído a este arcano. É o oposto do SOL. O SOL mostra o processo de individuação do ser humano e a LUA, o processo de integração com os outros. LUA (intuição, espera, paciência, reserva, vida interior, infância, coisas ocultas, inconsciente, ilusão). Governa a fertilidade e o crescimento. Ligação à mulher (ciclo menstrual, processo de gestação e ao parto).

NA CONSULTA
Carta misteriosa, pois as coisas estão mais veladas, escondidas. Podem estar a crescer por dentro mas não são visíveis pelo exterior. Pode representar um amante que necessita de isolamento ou está evitando o compromisso. Pode representar alguém dependente da mãe e muito sensível. Pode representar uma mulher já casada. Pode confirmar gravidezes.

ASPETOS POSITIVOS
Intuição, sabedoria oculta, conhecimento, prudência, reserva, mistério, romance, tempo para introversão, para procurar a calma, a intuição e a paz. Perceção interior e conhecimento espiritual.

ASPETOS NEGATIVOS E LADO SOMBRA
Pessimismo, Egoísmo, imoralidade, sedução, frieza, remorso, passividade, cinismo, maldade oculta, manipulação.

Ruy Figueiredo