quarta-feira, 7 de março de 2018

ASTROLOGIA. URANO NA CASA IV (PARTE XIV)


Hoje iremos nos debruçar sobre as caraterísticas dos nativos que nasceram com Urano na Casa IV

Significado da Casa IV
Enquanto a casa X representa para onde vamos no sentido do que é que queremos ser quando crescermos, a Casa IV traduz de onde viemos em termos hereditários, genéticos, educacionais, psicológicos e emocionais. Deste modo, esta casa está associada à vida interior e subjetiva, intimidade, infância, família, pai, patriarca, antepassados, lar, casa, património, bens imobiliários, História, passado, origens, raízes, pátria, país.
Sendo a Casa IV regida pela Lua, poderemos compreender um pouco melhor o seu significado se analisarmos o significado astrológico deste luminar. Ora, a Lua está ligada às emoções e aos sentimentos e representa o nosso vazio interior que precisa ser preenchido, nutrido, alimentado. Quando esse vazio está preenchido, sentimo-nos seguros emocionalmente, sentimo-nos ligados, identificados e agradados com a “VIDA”. A “VIDA” é boa, faz-nos feliz e estamos contentes por cá estar. Se não nos sentimos seguros emocionalmente é porque a “VIDA” não nos devolve, não nos alimenta, não nos protege, não nos nutre e não nos compensa, logo sentimo-nos infelizes. Se o nativo, na sua infância é alimentado emocionalmente de forma adequada, vai ter confiança na Vida, vai ser otimista, vai ser feliz. Se pelo contrário houver tensões familiares que fragilizem a construção sadia do seu corpo emocional, então vai ser uma pessoa com pouca confiança na vida e consequentemente infeliz.
Ora é este o drama da Casa IV, pois esta casa representa a nossa herança em termos genéticos, hereditários, psicológicos, educacionais e emocionais e a nossa maior ou menor capacidade para nutrirmos e nos sentirmos nutridos e felizes em função desse “património” herdado.

Significado de Urano
Urano faz o apelo da liberdade e procura romper com os condicionalismos que abraçam o nativo e que o impedem de atingir a sua essência, de ir mais longe no conhecimento de si próprio. Urano é elétrico e atua quase sempre de forma inesperada.
Podemos comparar o processo uraniano com o “descascar de uma cebola”, no sentido, em que o nativo para ser livre, para chegar à sua essência, tem que retirar todas as camadas de resistência, bloqueios e medos que acumulou durante a sua vida. O nativo apenas será livre, apenas atingirá o essencial de quem é, quando tiver arrancado todas as camadas da sua cebola existencial. Urano é esse movimento.

Significado de Urano na Casa IV
As caraterísticas do nativo com o Urano natal posicionado na Casa IV dependerão do nível ou grau de tensão em que se encontra esse planeta. Assim, se o Urano estiver direto e bem aspetado, o nativo expressará as qualidades positivas do planeta e do seu posicionamento na Casa IV, e se pelo contrário, Urano natal estiver retrógrado e/ou mal aspetado, a pessoa terá tendência para expressar o lado sombra ou as qualidades negativas de Urano na Casa IV.

Vejamos as características luminosas e sombrias que o Urano na Casa IV introduz, em cada uma das subáreas relevantes que integram a área da atividade humana daquela Casa.

Família
Lado luminoso
Os nativos com Urano na Casa IV, no geral, nascem no seio de uma família diferente, isto é, fora do modelo tradicional (família que viaja muito, família alargada, família assente numa comunidade ou família com progenitores excêntricos, entre outros modelos).
Estes nativos gostam de estar e de promover encontros e celebrações em família.
Lado sombra
Estes nativos têm tendência a não se sentirem bem em casa e a não gostarem ou não se ajustarem à família biológica ou racial. De fato, podem não se identificar totalmente com os seus familiares ou podem ter tendência para se sentirem desenraizados. Deste modo, terão possivelmente dificuldades de relacionamento com as pessoas e com os lugares a que pertencem e abandonarão muito cedo as suas famílias para encontrarem a família ideológica com quem se identificam. Estas pessoas têm dificuldade em criar raízes, dado que o Urano as motiva a terem um comportamento despreocupado e livre. Possuem, no geral, uma mentalidade cigana que as leva, durante as suas vidas, a aceitar com facilidade as mudanças de residência e mesmo de país.

Pai
Lado luminoso
Estes nativos apreciarão os pais e gostarão de cultivar a amizade com eles. O pai poderá apresentar algumas caraterísticas uranianas, ou seja, poderá ser pouco convencional, original, excêntrico, inventivo, génio, livre, etc..
Lado sombra
O pai pode ser distante, pode aparecer e desaparecer do lar frequentemente.

Casa
Lado luminoso
Estes nativos apreciam casas luminosas, claras e modernas e renovam com frequência a sua decoração. Podem também gostar de trabalhar em casa com informática ou com recurso à internet.
Lado sombra
A casa pode estar sujeita a problemas elétricos.

Vida Emocional
As casas IV, VIII e XII são casas emocionais, psíquicas, inconscientes e cármicas. Deste modo, em qualquer uma delas, o Urano não é livre pois ainda não está totalmente consciente de si. Se o Urano está na Casa IV, então provavelmente estará prisioneiro ou refém de uma memória qualquer de infância que abalou as fundações emocionais do nativo. Ou seja, a sua liberdade ainda está presa ao inconsciente e às situações emocionais que ainda não foram conscientizadas. Mas apesar de o Urano não se encontrar totalmente livre, ele impele fortemente o nativo para sê-lo. Coexistem, deste modo, duas forças contrárias, uma que aprisiona o nativo e outra que o impulsiona a ser livre e descondicionado. O nativo quer responder positivamente ao objetivo de liberdade emocional, mas ainda se encontra condicionado ao desejo de que tudo esteja bem. Como esse desejo não se encontra satisfeito, então não é livre emocionalmente, embora deseje ardentemente sê-lo.
Com Urano na Casa IV, os nativos vão ter que aprender que já não se podem ligar aos outros de forma a não serem eles próprios pois só poderão viver emoções que lhes devolvam liberdade, e a liberdade é a capacidade de serem eles mesmos. Se continuarem com a criança por resolver que escorrega e cria uma relação de dependência, então perderão a liberdade. É como se a liberdade se perdesse em nome da tal insegurança, da tal carência porque ainda não se é seguro. Normalmente há uma fase da vida em que a pessoa se liga e perde a liberdade, mas o que ela tem que perceber é que tem que se alimentar a si própria.
Com Urano na Casa IV, o nativo irá viver as emoções de uma forma não tradicional, com base noutro padrão e paradigma. Urano é de fato esse apelo de liberdade, igualdade e fraternidade e a pessoa poderá substituir ligações emocionais familiares por ligações de amizade que a façam viver esses sentimentos. O nativo não cria relações tradicionais com aqueles que era esperado, mas tem relações com as todas as pessoas que têm a ver consigo.


Ruy Figueiredo