terça-feira, 14 de novembro de 2023

ASTROLOGIA. VÉNUS NA CASA III (PARTE VII)

Hoje abordaremos as características dos nativos com Vénus natal localizada na Casa III 


Significado da Casa III

A Casa III é a área de experienciação humana onde se procura obter conhecimento para se compreender o mundo e melhor se posicionar no mesmo. Deste modo, esta casa tem a ver com o quotidiano, com o ambiente envolvente, com os familiares próximos (irmãos, tios), com as pequenas viagens, com a comunicação, com o ensino, com a aprendizagem e com um sem número de fatos e dados que as pessoas vão recolhendo e processando durante as suas vidas e através dos quais vão entendendo a realidade do mundo físico envolvente e melhor se posicionam no mundo.

Esta casa tem a ver com o signo de Gémeos e com o Mercúrio, seu regente. Este planeta está relacionado com a mente inferior, racional, lógica, científica e linear, e deste modo, relaciona-se com a comunicação e informação ouvida, dita e escrita, com o ensino e com o comércio. Para Mercúrio, o que importa é a nossa relação como o meio envolvente próximo, com o mundo do quotidiano, com os dados e fatos à nossa volta que vamos percecionando, recolhendo e tratando com recurso à nossa mente lógica, racional, analítica. De facto, Mercúrio abastece-se com a informação multifacetada e variada das coisas à sua volta para poder relacionar-se e compreender o mundo. A informação obtida e tratada por Mercúrio, no entanto, ainda não é direcionada, ou seja, Mercúrio não se identifica emocionalmente com essa informação, não lhe dá nenhum sentido, não a sente e não a direciona. Mercúrio apenas se identifica intelectualmente com as coisas que vai percecionando ao seu redor e que o permite andar pelo mundo. Mercúrio analisa, cataloga, nomeia e quer conhecer. Mercúrio é superficial. Conhece um pouco de tudo, mas ao de leve, pela rama, pela superfície. O objeto do seu conhecimento é tão só e ainda o que está à volta, o ambiente físico envolvente, o quotidiano. Mercúrio apenas conhece as leis visíveis do mundo. Mercúrio não tem capacidade para perceber que existem outras leis ou verdades (que ele não capta) que interferem no mundo. De facto, Mercúrio não pode compreender isso porque é limitada a sua ferramenta de perceção e análise (a mente inferior, racional, analítica).

 

Significado de Vénus

A Vénus rege a parte feminina, “yin” e passiva da pessoa. Quando Vénus está ligada a um planeta vai procurar incutir-lhe harmonia, entendimento, amor e equilíbrio. Este planeta rege os signos de Touro e Balança. Como regente do signo Touro, Vénus reflete os aspetos ligados ao amor físico e à posse de bens materiais. Como regente do signo de Balança, Vénus está associado aos aspetos éticos, estéticos e relacionais da vida.

De uma forma geral, Vénus reflete os seguintes comportamentos da vida humana:

a)       Como regente do signo de Touro

paixão, sexualidade, sensualidade, prazeres da vida, dinheiro, bens materiais

b)       Como regente de Balança

relacionamentos, amor, ternura, afeto, poder de atração, união, partilha, fraternidade, amizade, solidariedade, sociabilidade, afinidade, paz, suavidade, delicadeza, harmonia, equilíbrio, alegria, charme, encanto, sedução, beleza, sentido estético, talento artístico, intimidade, jovialidade.

Em síntese, Vênus reflete a forma como vivemos o prazer e valorizamos e expressamos o amor e o belo. A Vénus reflete a necessidade de nos identificarmos com os outros, de nos relacionarmos e obtermos equilíbrio na relação.


Significado de Vénus na Casa III

Quando Vénus natal se encontra localizada na Casa III e se encontra bem aspetada e/ou dignificada, o nativo terá tendência para ser um comunicador eloquente, com jeito para as palavras bonitas. Será também uma pessoa inteligente, social e criativa e terá habilidades para a escrita em prosa ou poética. Gostará de adquirir e partilhar conhecimentos em diversas áreas. As pequenas viagens, as relações com o meio envolvente imediato e com os familiares e vizinhos tendem a ser favorecidas.

Quando Vénus natal se encontra localizada na Casa III e se encontra tensionada e/ou debilitada, o nativo será um pouco inquieto e desconcentrado. Quer saber tudo e acaba por abarcar de forma superficial algum do conhecimento que vai adquirindo.


Ruy Figueiredo