domingo, 19 de março de 2017

ASTROLOGIA. URANO NOS MAPAS DE MÁRIO SOARES E DO PAPA FRANCISCO (PARTE IV)

ANÁLISE COMPARATIVA DOS MAPAS DE MÁRIO SOARES E DO PAPA FRANCISCO

Perguntar-me-ão porque é que no seguimento das postagens que tenho feito relativas ao planeta Urano, incluí na postagem “Urano parte IV”, a análise comparativa dos mapas astrológicos de Mário Soares, já falecido e figura incontornável da história da democracia portuguesa e do atual Papa Francisco.

A resposta prende-se com a forte influência do planeta Urano nos dois mapas e com as diversas similitudes que os mapas apresentam entre si.

Mário Soares                                                                                  
7 Dez 1924, 6:30 p.m.                                                       
Lisboa, Portugal                                                                 
 
Papa Francisco I 
17 Dez 1936, 9:00 p.m.
Buenos Aires, Argentina

Se observarmos os mapas natais destas duas individualidades, detetaremos algumas similitudes, entre as quais, as seguintes:
a)     ambos são do signo solar Sagitário;
b)     ambos têm Mercúrio em Capricórnio
c)     ambos têm o Ascendente em Caranguejo;
d)     ambos têm o regente da Casa X localizado nas Casa III;
e)     ambos têm Júpiter em Sagitário;
f)      ambos têm  Plutão em Caranguejo;
g)     ambos têm o Sol na casa VI;
h)     ambos têm Júpiter na Casa VI;
i)       ambos têm Mercúrio na Casa VII;
j)       ambos têm Plutão na Casa I;
k)     ambos têm Urano na casa X;
l)       ambos têm Urano conjunto ao Meio do Céu;
m)   ambos têm Urano em quadratura a um luminar (Mário Soares ao Sol e Papa Francisco à Lua).

Apesar das diversas semelhanças, foquemo-nos apenas no planeta Urano que é o tema desta postagem.

No mapa de Mário Soares, o Urano está na Casa X, conjunto ao Meio do Céu (a pouco mais e 4º) e a Marte, em quadratura ao Sol e a Júpiter e em trígono a Plutão, Vénus e Saturno.
No mapa do Papa Francisco I, o Urano está na Casa X, conjunto ao Meio do Céu (a pouco mais de 5º), em quadratura à Lua, Vénus e Plutão e em trígono a Mercúrio e Júpiter.
Como se constata, em ambos o Urano está na Casa X, conjunto ao Meio do Céu e fortemente aspetado a diversos planetas.
Poder-se-ia dizer que Urano para estas duas individualidades é o planeta mais importante não apenas devido à sua angularidade (conjunção ao Meio do Céu) que aumenta a potência energética do planeta mas também devido aos inúmeros aspetos que apresenta em relação aos planetas da personalidade (Sol, Vénus e Marte para Mário Sores, Mercúrio, Vénus e Lua, para o papa Francisco I).
Urano angular na Casa X significa que estas pessoas já não podem aceitar estruturas sociais, políticas e religiosas (casa X) condicionadas, não livres, e deste modo, desde que nasceram, as suas vidas teriam sempre que se pautar pela “missão” de levar ao coletivo uma resposta de liberdade.
Em ambos o Urano está em quadratura a um luminar (Mário Soares, ao Sol e Padre Francisco I, à Lua). Como vimos nas duas postagens anteriores (Urano Sol – Parte II) e Urano Lua – Parte III), quando Urano, num mapa, está ligado em quadratura ao Sol ou à Lua, haverá a tendência para o nativo não saber viver em liberdade os seus objetivos (Mário Soares) ou as suas emoções (Papa Francisco).

No caso de Mário Soares a ligação Urano em quadratura ao Sol, imprimiu a esta individualidade, numa primeira fase de vida, uma natureza contestatária e rebelde e terá tido uma compulsão obsessiva pela liberdade e independência. Terá tido diversos confrontos com os pais, professores e demais figuras de autoridade, como é manifestamente conhecido. Porém, numa segunda fase de vida, Mário Soares, tomou consciência que ser livre não é ser do contra, e consequentemente, ao ter-se reconciliado com a liberdade, tornou-se um acérrimo lutador em prol da mesma. É conhecida a natureza “anti protocolo” de Mário Soares e que obviamente refletia a sua personalidade fortemente uraniana.

No caso do Papa Francisco, a ligação Urano em quadratura à Lua, imprimiu a este nativo, numa primeira fase de vida, uma natureza emocional instável dado não conseguir ou ainda não saber como viver as emoções em liberdade. Deste modo, este nativo, numa primeira fase de vida, sentir-se-ia instável e intranquilo e cortaria facil e repetitivamente com as situações por mal estar. Numa segunda fase de vida, ao entregar-se a Deus, encontrou a paz e a sua liberdade interior que numa primeira fase da sua vida não tinha e deste modo deixou de ser contestário e rebelde. Como Mário Soares, é também conhecida a natureza “anti protocolo” do Papa Francisco, o que vem atestar a forte influência do planeta Urano na sua vida.
  
Ambas personalidades são de fortes convicções e entregues aos seus ideias (Sol em Sagitário), ambos com vocação para servir e ajudar os outros (Sol na Casa VI), ambos “buldozers” (Plutão na Casa I) e ambos com vocação para as massas populares (Mário Soares, Lua na Casa XI dos partidos políticos“ e Padre Francisco I, Lua na Casa VII – público em geral).

Em síntese, trata-se de duas pessoas que movidas por fortes convicções, por uma inata rebeldia, por uma forte ligação emocional às massas populares, lutaram (Mário Soares) e ainda lutam (Papa Francisco) intensamente para descondicionarem e libertarem as estruturas cristalizadas sociais, políticas e religiosas do seu tempo.


Ruy Figueiredo