sexta-feira, 17 de março de 2017

ASTROLOGIA. URANO LUA (PARTE III)

HOJE IREMOS ABORDAR AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS QUE NASCEM COM O URANO LIGADO À LUA


Significado da Lua
A Lua rege o signo de Caranguejo, exalta-se no signo de Touro, está em detrimento no signo de Capricórnio e em queda no signo de Escorpião. Isto significa que quando localizada em Caranguejo ou em Touro, a sua energia flui naturalmente com a energia destes signos, mas quando localizada em Capricórnio ou em Escorpião, tal não se verifica.

A Lua simboliza, representa ou reflete:
a)     o nosso sentir;
b)     o vazio da alma e a carência da alma;
c)     a noite, o inconsciente, os medos e os bloqueios;
d)     o passado, as memórias e a subjetividade;
e)     os antepassados, a infância, o lar, a família e a mãe;
f)      as reações inconscientes;
g)     a necessidade de segurança emocional, de conforto emocional e de proteção;
h)     o humor e o estado de espírito;
i)       a rotina, o quotidiano, o modo de vida e os hábitos;
j)       a recetividade, a empatia, a serenidade e a adaptabilidade;
k)     a sensibilidade, a intuição e o sexto sentido;
l)       a imaginação, o sonho e a fantasia;
m)   a maternidade e a fertilidade;
n)     a capacidade nutridora, protetora e a hospitalidade;
o)     as massas populares e o público;
p)     a alimentação e as questões domésticas.

A Lua em termos orgânicos, rege os seios, o estômago, as glândulas, o sistema linfático e os distúrbios emocionais.

Significado de Urano
Urano é o planeta da revolução, da libertação e da individuação pois impulsiona o nativo a viver a sua vida de forma descondicionada de modo a lhe ser devolvido a sua identidade, individualidade, liberdade e felicidade. Quem vive condicionado não vive em liberdade e não se conhece plenamente a si próprio. O nativo apenas tem consciência do seu ser condicionado e não tem ideia de “de quem poderia ser” se vivesse descondicionado. Este “quem poderia ser” é de fato quem o nativo é, só que em estado de potência. Urano “obriga” o nativo a atualizar-se, a conhecer-se um pouco mais e a expandir a sua consciência.
Urano atua de forma abrupta, inesperada, elétrica, excêntrica e revolucionária.


Significado de Urano em aspeto à Lua
Urano é masculino, yang e do elemento ar enquanto a Lua é feminina, yin e do elemento água. Urano apela ao movimento, à mudança enquanto a Lua apela à segurança, recetividade, intimidade e à manutenção da “zona de conforto”. A Lua quer ser alimentada, quer receber e quer nutrir. A Lua representa aquilo que temos dentro de nós que nos leva a defender, a agarrar e a criar ligações de natureza psíquica e emocional. Quando a Lua, no mapa natal, está ligada a Urano, a influência deste planeta vai torná-la yang, elétrica, instável, rebelde, menos frágil, menos recetiva, menos feminina e sempre a querer experimentar coisas novas. Urano abre a Lua ao movimento e à aventura e deste modo, as necessidades emocionais, de segurança e de proteção do nativo serão influenciadas pelo apelo libertador e descondicionador de Urano. 
No entanto, a natureza e intensidade desta influência dependerão, evidentemente, do tipo de aspeto que exista entre esses dois planetas.

Urano aspetado harmonicamente com a Lua
Quando, no mapa natal, Urano está bem aspetado à Lua (trígono ou sextil), a pessoa torna-se muito independente, muito desligada, já não quer agarrar-se a algo ou a alguém pois deseja ardentemente ser ela própria. Deste modo, a segurança e a liberdade fluem entre si e o nativo nasce já com a capacidade de viver as suas emoções sem perder a sua liberdade. Perder a liberdade, significa perder a capacidade de poder responder à vida ou ao que a vida traz como oportunidade de mais luz na descoberta de si próprio. Deste modo, o indivíduo consegue estabelecer ligações com os outros sem que isso lhe afete a sua liberdade. A pessoa nasce com esta capacidade, pois já conquistou, noutras vidas, a liberdade interior, já nasce sem fazer projeções emocionais psíquicas, já nasce a perceber que a liberdade está nela e que não se pode ligar a ninguém, julgando que esse alguém é que lhe irá devolver a liberdade. Deste modo, nesta vida, o nativo sabe quando deve dizer "sim" ou "não" às situações emocionais, por forma a não perder a sua liberdade. 
No geral, as mulheres com Urano bem ligado à Lua, são muito livres, autónomas e emancipadas, mas tendencialmente pouco maternas, caseiras, domésticas e doces. Dá mulheres que nunca estão paradas, pois a sua alma está sempre a querer qualquer coisa, está sempre aberta ao que é novo e desconhecido.


Urano aspetado desarmonicamente com a Lua
Quando no mapa natal, Urano está tensionalmente ligado à Lua, a pessoa nasce sem saber viver as emoções em liberdade. Deste modo, durante a sua vida, terá tendência para atrair ou criar experiências emocionais, que por um lado lhe darão segurança e proteção, mas por outro lado, a farão perder a liberdade. Deste modo, o nativo nasce para esta vida sem saber viver as emoções de forma livre. Paradoxalmente, como não sabe viver as emoções em liberdade, vai criar e atrair situações emocionais que lhe vão roubar a liberdade. Sendo assim, mais cedo ou mais tarde, vai sentir sufoco, falta de ar e nessa altura irá radicalizar e cortar por mal estar. O que se passa é como não sabe viver as emoções em liberdade, quase sempre vai atrair situações emocionais em que a liberdade lhe irá ser roubada.
Se o aspeto for de quadratura, dá pessoas para as quais a necessidade de segurança entra em guerra com a sua liberdade. Deste modo, dá pessoas profundamente instáveis, erráticas, no sentido que estão em todo o lado e não estão em lado nenhum. Tendencialmente experimentarão muitos relacionamentos pois ligam-se e desligam-se e não conseguem estabilizar-se em nenhuma situação. Ligam-se, ficam insatisfeitas, contestam e cortam por mal estar. Urano fá-las andar, mas na quadratura provoca sempre insatisfação e instabilidade. Também é frequente estas pessoas terem reações emocionais súbitas e inesperadas.
Nestas pessoas a liberdade ainda não foi interiormente conquistada, e numa primeira fase da vida vão tentar vivê-la fora delas, sempre à procura de novos estímulos, rejeitando tudo o que seja rotina, tudo o que seja igual, tudo o que se repita e entre no padrão saturnino de estabilidade. Estas pessoas vão tentar viver a liberdade fora delas, dizendo não a situações e procurando outras novas, sempre à espera e à procura daquela tal situação que finalmente lhes traga a paz. No entanto, a quadratura apenas será resolvida quando o nativo tomar consciência que essa paz só pode vir do seu interior e que não tem que andar sempre a partir para situações novas que o estimulem. É como se quisesse ainda viver cá fora aquilo que não é capaz de sentir cá dentro.

Ruy Figueiredo