sexta-feira, 18 de novembro de 2022

ASTROLOGIA. MARTE NA CASA VI (PARTE XI)

HOJE FALAREMOS DAS CARATERÍSITCAS DOS NATIVOS COM MARTE NATAL LOCALIZADO NA CASA VI


 Significado da Casa VI

A Casa VI é regida por Mercúrio e Virgem é o seu signo natural. Trata-se de uma casa de terra. As casas de terra têm a ver com o trabalho, serviço e realização. Enquanto a Casa II (Touro) tem a ver com as ferramentas, valores e dotes que trazemos ao mundo e que podem ser desenvolvidos e postos em prática (o que é que eu valho?), a Casa VI tem a ver com o trabalho concreto que se pode produzir (o que é que eu faço?) e a Casa X representa a área onde podemos atingir a máxima realização social e profissional (qual o meu poder?). 

A Casa VI é a última casa do Hemisfério Norte também conhecido por Noturno ou Inferior e que engloba as casas pessoais (I, II, III, IV, V e VI). Nestas casas o nativo age em função de si mesmo, ou seja, ainda não “enxerga” o outro, pois o propósito destas casas é somente a obtenção da consciência individual.

A Casa VI está entre a Casa V (Leão, ego, criatividade) e a Casa VII (Balança, o outro, os relacionamentos), ou seja, está entre a casa da máxima individualidade e a casa do início da consciência da importância do outro. Ora para começarmos a dar importância ao outro, temos de aperfeiçoar a nossa personalidade e aprender que não somos nós que somos importantes (Leão) mas sim aquilo que fazemos e realizamos para os outros (tarefa, trabalho, serviço). O serviço é maior do que nós próprios.

Deste modo, a Casa VI consubstancia uma espécie de humilhação e purificação e daí estar associado ao signo de Virgem (Virgem Maria). De facto, é preciso purificar o ego, dissolvê-lo (humilhação) para que o nativo possa estar à altura da Casa VII (o outro). Mas entenda-se “dissolução do ego” na perspetiva do seu aperfeiçoamento e não do seu aniquilamento. A pessoa pode continuar a ter a sua identidade e individualidade, mas tem de compreender que não é ela a mais importante, mas sim o seu contributo para os outros. Portanto deveremos entender “purificação” mais no sentido do aperfeiçoamento da consciência individual.

A Casa VI é a casa da organização, técnicas, práticas, procedimentos e métodos de trabalho e também dos bons hábitos de vida, higiene, nutrição, saúde, doenças, aperfeiçoamento pessoal, deveres, responsabilidades, rotina diária e animais de estimação.

A rotina diária prende-se com diversos assuntos tais como o trabalho, as refeições, o padrão de sono, o cumprimento de horários, a higiene pessoal.

 Significado de Marte

Marte é o planeta da iniciativa e governa e dirige a nossa personalidade, de forma a refletir quem somos. De facto, este planeta está ao serviço da identidade, dado que nos incita a termos iniciativas que nos permitirão ir mais longe na descoberta de quem somos.

Marte rege os signos de Carneiro e Escorpião, exalta-se em Capricórnio, exila-se nos signos de Balança e Touro e tem a sua queda no signo de Caranguejo. Marte jubila-se na Casa VI e no signo de Virgem.

 Significado de Marte na Casa VI

Quando Marte natal está bem aspetado e dignificado na Casa VI, o nativo, no geral, tem tendência para ser enérgico, disciplinado, organizado, meticuloso, produtivo e eficiente no que respeita ao cumprimento das diversas tarefas do dia a dia e nas respeitantes ao trabalho e serviço em geral. No entanto, podem surgir conflitos no trabalho, dado a tendência para estes nativos serem competitivos e críticos com os colegas de trabalho, especialmente com aqueles que, na sua opinião, são preguiçosos ou menos energéticos. Pode haver tendência para as profissões ligadas à saúde (Casa VI), especialmente as relacionadas com objetos cortantes (cirurgiões por exemplo) ou com o salvamento de pessoas (enfermeiros, paramédicos, etc.). Pode haver tendência também para cuidar de animais de estimação.

No que respeita aos aspetos negativos poderemos enunciar os relacionados com o perfeccionismo, intolerância, arrogância e impaciência.


Quando Marte está tensionado na Casa VI, poderá haver tendência para problemas de saúde ou a acidentes.


Ruy Figueiredo