sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ASTROLOGIA. SATURNO NA CASA IV (PARTE XII)

HOJE ABORDAREMOS O SATURNO NA CASA IV 


Significado da Casa IV

Enquanto a casa X representa para onde vamos no sentido do que é que queremos ser quando crescermos, a Casa IV traduz de onde viemos em termos hereditários, genéticos, educacionais, psicológicos e emocionais. Deste modo, esta casa está associada à vida interior e subjetiva, intimidade, infância, família, pai, patriarca, antepassados, lar, casa, património, bens imobiliários, História, passado, origens, raízes, pátria, país.

Sendo a Casa IV regida pela Lua, poderemos compreender um pouco melhor o seu significado se analisarmos o significado astrológico deste luminar. Ora, a Lua está ligada às emoções e aos sentimentos e representa o nosso vazio interior que precisa ser preenchido, nutrido, alimentado. Quando esse vazio está preenchido, sentimo-nos seguros emocionalmente, sentimo-nos ligados, identificados e agradados com a “VIDA”. A “VIDA” é boa, faz-nos felizes e estamos contentes por cá estar. Se não nos sentimos seguros emocionalmente é porque a “VIDA” não nos devolve, não nos alimenta, não nos protege, não nos nutre e não nos compensa, logo sentimo-nos infelizes. Se o nativo, na sua infância é alimentado emocionalmente de forma adequada, vai ter confiança na Vida, vai ser otimista, vai ser feliz. Se pelo contrário houver tensões familiares que fragilizem a construção sadia do seu corpo emocional, então vai ser uma pessoa com pouca confiança na vida e consequentemente infeliz.

A Casa IV é a primeira casa de água (signo natural caranguejo). É a casa mais inconsciente. É a casa da experienciação da vida interior e subjetiva, da intimidade, da infância, da família, do pai, do patriarca, dos antepassados, do lar, da casa, do património, dos bens imobiliários, dos restaurantes, da História, do passado, das origens, das raízes, da pátria.

 

Significado de Saturno natal na Casa IV

Se o Saturno está localizado na Casa IV e bem aspetado, o nativo terá tendência para ter uma família bem estruturada que lhe fornecerá não apenas o sustento como também uma base emocional equilibrada e uma educação de sólidos valores. Muito possivelmente, o nativo privará com um pai forte e estruturado.

Se pelo contrário, este planeta estiver mal aspetado, o nativo terá tendência para ter alguns problemas familiares e consequentemente a sentir insegurança emocional. Poderá ter pais separados, dar-se mal com o pai, viver num ambiente familiar frio, inseguro, deprimente, sem amor, sem carinho ou com problemas financeiros significativos. Nestes casos, numa primeira fase de vida, o nativo sentir-se-á muito provavelmente, rejeitado, não amado e desprotegido emocional e materialmente. Com o tempo e o correspondente amadurecimento, o nativo encontrará, no seu interior, a sua própria força, solidez e identidade. Se o Saturno está na casa mais inconsciente é porque o nativo precisa ou é chamado, nesta vida, a fazer um trabalho psíquico, pois que o Saturno precisa de emergir, de ser trazido para o consciente.

 

Ruy Figueiredo