terça-feira, 19 de janeiro de 2021

ASTROLOGIA. SATURNO NA CASA XI (PARTE XIX)

Hoje iremos abordar as características das pessoas que nasceram com o Saturno posicionado na Casa XI

Significado da Casa XI

A Casa XI é regida por Urano e o seu signo natural é Aquário. Urano impulsiona-nos a dizer “sim” a experiências e a situações desconhecidas, empurra-nos para a mudança, para irmos para a frente e para nos libertarmos do passado e dos diversos condicionalismos que nos aprisionam. A Casa XI espelha este desiderato, no sentido, de que o nativo tem de se libertar das restrições que o impedem de avançar para outra dinâmica de vida. Só que nesta casa, terá de fazê-lo com outras pessoas, para que possam em grupo, juntos, como irmãos, realizar qualquer coisa que melhore a sociedade em que vivem.

Casa XI – Segunda casa do “nós”

Através das experiências das Casas I a VI, o nativo conhece-se apenas através de si próprio. A expansão consciencial é subjetiva e egocentrada. Nas Casas VII, VIII e IX, o nativo desenvolve a sua consciência através do outro, por relacionamentos, traumas psíquicos e pela via do conhecimento intelectual. Na Casa X, o nativo amplia a sua consciência ao responder objetivamente ao mundo e ao levar a sua quota-parte de responsabilidade para o mundo, para que este funcione melhor. No entanto ainda participa sozinho nas estruturas do coletivo. Ou seja, a Casa X é a primeira casa do “nós”, mas ainda é a casa de um “nós” solitário e individual. A Casa XI é a segunda casa do “nós”, mas de um “nós” já grupal (“somos todos irmãos”) que reúne os seres por laços ou vínculos de natureza diversa e com a finalidade de mudarem o mundo. Enquanto a Casa X, de Saturno, visa a estruturação, a Casa XI, de Urano, visa a transformação social, ou seja, já contempla uma dinâmica de mudança, coisa que na Casa X não se verifica. Na Casa XI as pessoas juntam-se a outras pessoas com as quais partilham a mesma capacidade de ver a vida e juntos tentarão fazer qualquer coisa para mudar a sociedade. Por isso esta casa é conhecida como a casa dos amigos, porque os amigos são aqueles seres com quem partilhamos a mesma maneira de ver o mundo.

Sempre que existe um grupo de pessoas que se juntam, a razão do seu agrupamento radica no fato de terem todos o mesmo objetivo e é isso que os faz reunirem-se e tentar mudar o “status quo” das coisas. Reconhecem que juntos têm muito mais capacidade do que sozinhos, para transformar a sociedade.

A Casa XI, usando a técnica das casas derivadas, é a casa II da casa X. Isto quer dizer que o verdadeiro valor da X se vê na Casa XI (assim como o verdadeiro valor da Casa I se vê na Casa II), ou seja, o verdadeiro valor da realização pública de um nativo está na ajuda que esta realização vai proporcionar ao mundo. Deste modo, a Casa XI é a casa onde o nativo pode ser “mais do que aquilo que já é”, ao juntar-se com outros iguais a ele ou que pensam da mesma forma do que ele, para que juntos, num projeto comum, consigam dinamizar o mundo.

Casa XI – Casa dos Grupos e seus Eventos

A Casa XI está relacionada aos grupos, clubes, associações, coletividades, sindicatos, partidos políticos, organizações não governamentais, tribos, raças, amigos, etc.. Está também relacionada com os eventos grupais como almoços, jantares, batizados, festas, reuniões, nos quais existe a finalidade de celebração, comemoração e intensificação dos laços do grupo.

 

Significado de Saturno na Casa XI

A casa onde o planeta Saturno está localizado no mapa natal, indica a área de vida onde o nativo terá de enfrentar e superar os seus medos. Deste modo, quando este planeta se encontra posicionado na Casa XI, o nativo, numa primeira fase de vida, terá tendência a ter medo de interagir socialmente. Muito provavelmente, na sua infância, terá tido sérias dificuldades em fazer amizades e terá adotado a postura de algum isolamento. Terá preferido fazer coisas produtivas a perder tempo a interagir com as outras crianças. No entanto, numa fase mais adiantada da sua vida e desde que não cristalize, o nativo terá mais facilidade para se adaptar à sociedade, manter amizades ou de integrar algum grupo. Se houver cristalização, ficará cada vez mais isolado de todos. De facto, o Saturno exige ao nativo que se consciencialize dos seus medos em relação aos assuntos da Casa XI, que perceba os motivos pelos quais determinado grupo não o aprove ou reconheça ou a razão pela qual os seus projetos não têm sucesso.

A Casa XI também é o setor da sorte, esperanças, aspirações, metas e portanto, Saturno numa primeira fase da vida, pode obstaculizar, de alguma forma, os projetos do nativo. O tempo para a sua concretização pode sofrer atrasos substanciais ou podem ser alvo de críticas profundas, desmoralizando e dececionado o nativo que muitas vezes desiste dos mesmos.

No que se refere as amizades, estes nativos terão tendência para terem amigos mais velhos, mais sábios, mais estruturados e bem posicionados na sociedade. As suas amizades serão cuidadosamente selecionadas e terão muitos poucos amigos. O Saturno na Casa XI, fará com que estes nativos tenham, em relação aos amigos, uma postura demasiadamente rígida, fria, egoísta, distante, séria e formal.

No que se refere aos grupos, tribos, associações, como já referido, estes nativos nem sempre se sentem à vontade em situações grupais. É muito provável que sintam algum desconforto nos grupos a que pertencem em virtude de lhes limitarem a liberdade ou serem sobrecarregados com tarefas administrativas. Estes nativos têm uma grande necessidade de serem aprovados e reconhecidos pelos elementos do grupo.

Os aspetos de Saturno revelam a maior ou menor dificuldade que o nativo sentirá para ter amigos, pertencer a grupos e de contribuir para a melhoria do mundo.

Se este planeta estiver harmoniosamente aspetado, o nativo terá melhor aptidão para interagir em termos sociais e de realizar projetos coletivos. Se pelo contrário, o Saturno se encontrar afligido nesta casa, é bem provável que o nativo, pelo menos numa fase inicial da sua vida, se entregue ao isolamento e seja em relação aos seus poucos amigos, uma pessoa desconfiada, rígida, fria, egoísta, distante, séria e formal.

 

Ruy Figueiredo