domingo, 19 de junho de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO SATURNO (PARTE IX)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO LIGADO A SATURNO


SIGNIFICADO DE SATURNO

1.                 O GLIFO DE SATURNO¾
O glifo de Saturno tem a cruz (símbolo do quaternário, da vida manifestada, da matéria) acima do símbolo da Lua. Isto significa que com Saturno, a vida prática e objetiva (“crucificação”) é mais importante do que a experiência emocional. Neste sentido, Saturno representa o que é palpável, terreno, objetivo. Saturno é o planeta das estruturas, das formas e dos limites. Não é por acaso que Saturno rege o esqueleto no corpo humano.

2.                 SATURNO COMO PLANETA DO TEMPO
Saturno representa o Cronos, ou seja, o tempo cronológico. Saturno rege os ciclos do tempo. O ciclo de Saturno é de 28-29 anos, sendo que de sete em sete anos, há uma subciclo, ou seja, aos sete anos temos uma quadratura de Saturno ao Saturno Natal, aos 14 anos temos uma oposição, aos 21 anos temos outra quadratura, aos 28/29 anos temos uma conjunção (1º retorno de Saturno). O Saturno resolve-se com o tempo pois vai ficando mais sábio e maduro há medida que o tempo vai passando. “O tempo é o grande Mestre”.

3.                 SATURNO COMO PLANETA DO CARMA
Saturno é o senhor do carma e por isso transporta, doutras vidas, os medos e as inseguranças provocados por uma qualquer experiência que correu mal, que foi difícil, nessas alturas. Obviamente que este “vírus” que já vem incutido no nativo, mesmo antes do seu nascimento, irá nesta "nova" vida, delimitar, inibir, bloquear e paralisar o seu potencial de crescimento. De fato, onde está Saturno num mapa é onde, numa primeira fase de vida, o nativo se vai defender de ameaças, ou seja, onde vai ser cauteloso, onde não vai querer correr riscos.
Esse carma pode ser vivido de forma negativa, através da negação da experiência ou de forma positiva aderindo à experiência. Enquanto no primeiro caso o nativo não resolve o carma transportado, no segundo, através do trabalho, esforço e disciplina, acaba como tempo por resolvê-lo, por acumulação de experiência.

4.                 SATURNO COMO PLANETA DA CRISTALIZAÇÃO OU SABEDORIA
Saturno também é o planeta da sabedoria, pois aprende com as experiências que vai vivendo ao longo do tempo. Nós aprendemos, consciencializamos e crescemos através da forma como lidamos com as crises que vamos experimentando durante a vida. Se lidamos com as crises com resistência e dizemos “não” às experiências, não nos estruturamos e ficamos cristalizados. Pelo contrário, se aceitamos viver as experiências, então com o tempo iremos adquirir uma estrutura e seremos sábios nas áreas onde nascemos fracos, receosos, dependentes, cautelosos e inseguros. De fato, Saturno indica sempre uma experiência qualquer do passado que foi dolorosa, que correu mal e que obriga o nativo a nascer nesta vida com uma atitude prévia de reserva, defesa, cautela e medo. Onde está Saturno no mapa é onde o nativo se irá defender mas de forma inconsciente. Mas se Saturno persistir em estar sempre à defesa, pode defender-se tanto que pode acabar por paralisar e cristalizar. O nativo tem que descobrir do que é que tem medo e de que é que se defende. Enquanto não ganhar essa consciência, o Saturno vai continuar a sabotar as situações e a impedir o nativo de se estruturar e de tornar-se independente e responsável. Saturno propõe ao nativo que realize este processo de consciencialização. Será com o tempo e com a realização do trabalho de consciencialização das inibições e frustrações que o nativo conseguirá obter a tal estrutura que lhe falta, para em vez de estar na mão do mundo (por insegurança) passar a responder ao mundo (por responsabilidade).
Saturno tem a ver com a consciencialização, com a iluminação do seu lado sombra, obscuro e defensivo.

5.                 CASA E SIGNO DE SATURNO
A casa onde está Saturno representa a área onde o nativo tem que ganhar experiência concreta nesta vida e isto porque já houve qualquer coisa que correu mal no passado nessa área. Nessa área de vida o nativo irá defender-se até ganhar sabedoria, até estruturar-se. O signo indica o tipo de energia segundo a qual o processo de maturação do Saturno se vai desenvolver.

6.                 RESOLUÇÃO OU DENÚNCIA DE SATURNO
O nativo para resolver o seu Saturno tem que perceber onde estão os seus medos, dificuldades e insuficiências. Tem que assumir a responsabilidade pelos seus medos, ou seja, tem que percebe-los e enfrentá-los. “Porque me defendo?  Porque tenho medo?”. “Porque me sinto inseguro nesta área de vida?”. Estas são as questões que o nativo tem que colocar a si próprio. Uma vez consciencializados os medos, dificuldades, insuficiências e fragilidades que não o fazem fluir na vida, deverá o nativo enfrentá-los e trabalhá-los para resolver o seu Saturno. Há um trabalho de consciencialização e responsabilização a ser feito para que a parte obscura e sombria do Saturno desapareça e possa emergir o seu lado luminoso e positivo.
Enquanto o nativo não tiver consciência dos seus medos, “atrairá” na vida situações em que terá que experienciar esses medos, pois é assim que o UNIVERSO funciona. O Universo, no fundo, o que pretende é que o indivíduo evolua, e nesse sentido, proporciona-lhe sempre as dificuldades, que ele próprio atrai, para que delas tome consciência e as resolva. Não pode haver evolução sem consciencialização. O nativo só deixará de estar nas mãos do destino, quando começar a tomar conta, quando se responsabilizar pela sua vida. E responsabilizar é ter consciência e enfrentar.


SIGNIFICADO DE NETUNO
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.

CONSCIÊNCIA DA LIGAÇÃO NETUNO SATURNO
Netuno e Saturno não são planetas pessoais. Se Netuno tocar um planeta pessoal temos consciência do efeito da ligação Netuno Saturno, mas se tocar um planeta não pessoal (como Saturno) só haverá consciência do efeito se essa ligação fizer aspeto a um planeta pessoal ou a um ângulo. Caso contrário, o nativo não terá consciência da influência e terá dificuldade em integrar essas duas energias que desconhece com as que domina e conhece. Só com um trânsito ou progressão é que pode ser ativado o conhecimento da experiência dessas energias.


SIGNIFICADO DE NETUNO LIGADO A SATURNO
Netuno tem a ver com espiritualidade, unidade, com a integração do ser individual no Todo. Netuno representa o apelo de fusão num Todo maior. Netuno sabe que por detrás da realidade que percecionamos e experienciamos, há um mundo invisível e subtil.
Saturno tem a ver com a estrutura, ou seja, com tudo aquilo que temos que estruturar nesta encarnação (crucificação, cruz). Saturno tem a ver com a experiência da realidade. Saturno representa a nossa necessidade de ter os pés bem assentes no chão.
Como se pode constatar, o contato Netuno Saturno constitui uma ligação entre duas energias que não se compreendem, que não fluem entre si. De fato, Netuno flui (como a água) enquanto Saturno não (é rígido, duro). Netuno não tem limites enquanto Saturno coloca sempre limites, regras, normas. Netuno quer sair do espaço-tempo da realidade onde vivemos enquanto Saturno quer ter os pés bem assentes na terra. Netuno apela para o subtil, para o invisível enquanto Saturno apela para o concreto, para a matéria. Netuno num tema indica a área onde a pessoa se entrega enquanto Saturno indica a área onde a pessoa se defende. Netuno representa a capacidade de evasão, de sonhar enquanto Saturno representa a realidade e a matéria. Netuno quer dissolver, diluir o ego enquanto Saturno quer estruturá-lo.
Deste modo, a ligação Netuno Saturno constitui um dos contatos mais difíceis sobretudo se houver planetas pessoais a fazer aspetos a esta ligação.


NETUNO BEM LIGADO A SATURNO
Netuno Saturno num bom aspeto dá pessoas com capacidade para estruturarem os seus sonhos, ou seja, pessoas com capacidade para concretizarem os seus ideais e fantasias.
Dá pessoas que vêm trazer o Amor ao coletivo. São pessoas que noutras vidas já viveram o serviço e que perceberam que a última resposta é sempre coletiva e não individual.


NETUNO MAL LIGADO A SATURNO
Com Netuno Saturno em mal aspeto, o nativo tem medo de se entregar aos seus ideais sonhos e ilusões.

A conjunção é o aspeto mais difícil entre estes dois planetas. De fato, coexistem duas forças contraditórias, uma que quer entregar-se, anular-se e outra que quer estruturar-se. Se no mapa, o nativo é mais saturnino do que netuniano, então ganha o Saturno e o nativo terá medo de entregar-se. Se Netuno for mais forte do que Saturno, então ganha o Netuno e a pessoa desestrutura-se, perde a sua identidade.

Na quadratura, aspeto tensional por excelência, o nativo sente o apelo do transcendente mas de forma desafinada, sente que os outros precisam dele mas não consegue dar-se completamente porque tem medo. Não consegue dar amor mas pensa que dá. Vai então sentir-se vítima, vai pensar que dá muito mas que ninguém lhe dá nada, vai pensar que tudo faz mas que ninguém reconhece. De fato, como não dá de forma amorosa, porque tem medo, o Universo não lhe vai devolver amor e o nativo vai cobrar, culpabilizar e sentir-se vítima. “Coitado de mim. Trabalho tanto, sofro tanto e dou tanto e afinal ninguém me dá nada, ninguém me agradece nada do que dou ou faço”. Vai haver resistência no processo de resolução ou denúncia do Saturno porque o nativo acha sempre que nunca é o culpado. Então irá atrair situações de ilusão/desilusão que o vão ajudar a refinar-se até ao dia em que percebe que não é vítima de ninguém a não ser de si próprio. Ao consciencializar-se e responsabilizar-se vai poder estruturar-se e levar uma resposta ao mundo, através do serviço e do amor.

A oposição funciona, no geral, como um processo de projeção em que o nativo não tem consciência de uma das polaridades que então é espelhada através de uma situação ou através do outro. Se o Saturno ganha, o nativo sente que está com os pés bem assentes no chão enquanto o outro representará o idealismo, a ilusão que a própria pessoa não tem consciência, não vê. Se o Netuno ganha o nativo é idealista, sonhador e o outro estará sempre a colocar-lhe regras, a castrá-lo.


Ruy Figueiredo