quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO URANO (PARTE XXII)

ABORDAMOS NO ARTIGO DE HOJE, AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS COM PLUTÃO NATAL A FAZER ASPETO AO URANO NATAL


SIGNIFICADO DE URANO
Enquanto Saturno representa a apetência pelo passado, pelo conhecido e inconscientemente nos impele para sermos cautelosos e receosos e para que não saiamos da nossa zona de conforto (conhecida, controlada e controlável), Urano representa o nosso impulso para arriscarmos, abandonarmos o nosso passado e explorarmos e experimentarmos o novo, o desconhecido. Urano significa liberdade e libertação. Num mapa, a posição de Urano (signo e casa) e os aspetos que faz com os outros planetas natais e singularidades (ascendente, meio do céu, cabeça do dragão, etc.) indica-nos onde temos que conquistar a liberdade, onde temos de ser originais, onde temos de abandonar as coisas do passado e de que forma temos que evoluir. Quando Fernando Pessoa referiu: “Quanto mais individual, mais universal”, seguramente quereria declarar que quanto mais perto estivermos da nossa essência, enquanto indivíduo, mais perto estaremos de Deus. Repare que a palavra “indivíduo” é próxima da palavra “indivisível”, ou seja, o indivíduo só é indivíduo, quando na procura de si próprio, atinge a sua ínfima (indivisível) parte. Deste modo, Urano, é o planeta da individualização pois impele-nos nesta busca dessa parte de nós mais profunda. Quando Urano está ligado a um planeta, isso significa que a pessoa escolheu nesta vida libertar-se da forma como no passado viveu a respetiva função psicológica associada a esse planeta. E terá de encontrar, nesta vida, uma resposta sua, individual a esta questão, ou seja, terá que descobrir qual a forma como deverá viver aquele planeta a que se encontra ligado, de modo a servir a sua identidade mais profunda. Para isso tem que se libertar de tudo aquilo que obstaculiza esse processo (sociedade, cultura, religião, família). Terá que libertar-se e partir à procura até encontrar algo em que se sinta devolvido. “Eu estou aqui, eu sou isto, eu sou livre”. Quando Urano é cerceado, sente-se sufocado, tem falta de ar, pois não é livre.
A casa e o signo onde Urano se encontra no mapa natal representa onde de fato o nativo tem que fazer o processo de libertação, ou seja, onde tem que se libertar das pressões externas ou internas que o condicionam, sendo que esses condicionalismos resultaram de experiências do passado, do carma. O nativo nasce para esta vida, já desconfortado face às situações restringidoras que “herdou” do passado cármico, mas ainda não tem respostas descondicionadas para resolvê-las. Vai então ter que libertar-se dos obstáculos que cerceam a sua liberdade e que entravam o seu processo evolutivo. Vai ter que procurar uma resposta decondicionada que seja sua, individual, criativa, livre e que sirva a sua identidade.


SIGNIFICADO DE PLUTÃO
O Plutão representa a nossa parte irracional, instintiva, compulsiva, animal, subterrânea, inconsciente e violenta em termos psíquicos, que obsessivamente projetamos sobre qualquer coisa ou pessoa, criando dependências para nos sentirmos seguros. O Plutão vai querer controlar sempre o planeta ao qual está ligado, vampirizando-o e esperando, que de alguma forma se possa compensar instintivamente através desse planeta. Ao controlar, sente-se seguro.


SIGNIFICADO DE PLUTÃO LIGADO A URANO
"Ser livre é “fazer surf” com a vida, é deixar que a prancha nos leve à praia que a onda quiser "(Flávia Monsaraz). Se a pessoa se agarra à tábua, às coisas, não irá a praia e a lugar nenhum.
Plutão ligado a Urano vai impulsionar a “morte” para que a liberdade floresça. Quem precisa de ter poder, de manipular, não consegue ser livre, ser feliz e surfar com a vida. Urano propõe a aventura, o risco, o movimento. É com o movimento, que se derrota a cristalização, a estagnação. É com o movimento, com a descoberta de coisas e situações novas, que a transformação ocorre. É com o movimento e com a mudança, que evoluímos. A evolução é dinâmica. Plutão ligado a Urano representa o conflito entre o poder e a liberdade. Quem tem poder não pode ser livre.

PLUTÃO LIGADO A URANO DE FORMA DESARMÓNICA
Se a ligação for dissonante, desarmónica, negativa (quadratura. oposição, outras) a transformação só pode ser conseguida através de situações cataclísmicas, pois o Plutão resiste e não quer transformar-se, não quer aceitar morrer para renascer, não quer aceitar perder o seu poder e a sua necessidade de afirmação do ego. Dependendo de onde está Urano, o nativo irá atrair uma situação cataclísmica que irá fazê-lo sentir-se terrivelmente sufocado, com imensa falta de ar. E aí, possivelmente, o Plutão irá perder o seu gás, o seu poder e render-se-á a Urano, render-se-á à liberdade.

PLUTÃO LIGADO A URANO DE FORMA HARMÓNICA
Se a ligação for harmónica (trígono, sextil) a transformação é feita de forma gradual e não violenta. O nativo já conquistou noutras vidas, a facilidade de ser livre nas áreas em que Urano está ativo e já sabe dar respostas individuais, suas, aos condicionalismos que aparecem à volta dessas situações. Mas com Plutão, o processo é sempre intenso. O nativo pode já conhecer respostas suas às situações bloqueadoras, mas as viverá sempre de uma forma intensa, profunda.

Ruy Figueiredo