domingo, 20 de dezembro de 2015

ASTROLOGIA. PLUTÃO MERCÚRIO (PARTE XVII)

HOJE IREMOS FALAR DAS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS QUE NASCERAM COM O PLUTÃO LIGADO OU A FAZER ALGUM ASPETO A MERCÚRIO 



Significado de Mercúrio 
O Mercúrio é o planeta cuja função psicológica associada tem a ver com a necessidade de percebermos a realidade. Mercúrio representa a a capacidade que todos nós temos de através do plano mental, buscar informação, recolher dados. Esta informação, estes dados, permitem entender o mundo dos fenómenos do meio ambiente e a realidade onde vivemos e comunicá-la através da linguagem escrita ou verbal. Mercúrio tem a ver com a mente analítica, racional, lógica e dedutiva. Mercúrio indica a capacidade de abstração, interrogação e entendimento. 

Significado de Plutão
O Plutão representa a nossa parte irracional, instintiva, compulsiva, animal, subterrânea, inconsciente e violenta em termos psíquicos, que obsessivamente projetamos sobre qualquer coisa ou pessoa, criando dependências para se sentir seguro. O Plutão vai querer controlar sempre o planeta ao qual está ligado, vampirizando-o e esperando, que de alguma forma se possa compensar instintivamente através desse planeta. Ao controlar, sente-se seguro.

Significado de Plutão/Mercúrio
Quando Plutão toca Mercúrio, a mente torna-se intensa, ou seja, a capacidade mercuriana é ativada de forma profunda e intensa, e deste modo, o Mercúrio torna-se psíquico, escorpiónico. 
Com Plutão Mercúrio a mente passa a estar associada ao poder (poder da mente, da informação e da comunicação), ou seja, o Plutão usa o seu poder através das capacidades mentais. O nativo sente uma elevada compulsão para recolher cada vez mais informação. A  pessoa funciona como se fosse uma base de dados. A pessoa vai querer aceder a cada vez mais dados, mais informação, do que quer que seja e dá aquele tipo de pessoa que sabe um pouco de tudo. A segurança emocional do Plutão, nestes casos, reside na quantidade de informação que durante a vida poderá recolher. As pessoas Plutão Mercúrio não param de pensar e pensam rápida e compulsivamente. Como a segurança emocional está ligada à informação recolhida, a pessoa, a partir de certa altura, para se defender, vai identificar-se com aquilo que sabe e vai agir como se tivesse sempre razão. Ao mesmo tempo associa poder ao que sabe e sente que a sua identidade é ameaçada sempre que alguém não concorde com ela. As pessoas Plutão Mercúrio têm capacidade de convencer pois sentem-se fortes e poderosas quando conseguem alterar a forma de pensamento dos outros, ou seja, quando conseguem alterar os outros pela via da informação e da comunicação. Vão buscar sempre mais um argumento para convencer os outros de que têm sempre razão. Assim qualquer discussão transforma-se numa batalha para ver quem ganha. É claro isso é assim enquanto o Plutão não estiver transformado, alquimizado, regenerado. O Plutão branco, não tenta mais convencer o outro.

Ligação desarmónica
Neste caso, a mente é utilizada como arma de poder. Dá pessoas muito críticas, com quem não se pode falar pois pensam que têm sempre razão. Dá pessoas que utilizam a expressão verbal escrita ou oral como arma instintiva de competição.

Ligação harmónica
Neste caso, dá pessoas com mentes muito profundas e poderosas que se interrogam e vão ao fundo das coisas até as perceberem. 

Ruy Figueiredo