terça-feira, 16 de novembro de 2021

ASTROLOGIA. MARTE ASPETANDO MERCÚRIO (PARTE IV)

Hoje abordaremos as características dos nativos com Marte ligado a Mercúrio 

Significado de Mercúrio

Mercúrio rege os signos de Gémeos e Virgem. Exalta-se em Virgem, exila-se em Sagitário e está em queda no signo de Peixes. Mercúrio jubila-se na Casa III e no signo de Caranguejo.

Mercúrio está relacionado com a mente racional, analítica, lógica, dedutiva, científica e linear que aprende sempre qualquer coisa em cada experiência e que ao analisar e racionalizar tudo o que vai aprendendo, consegue fazer pontes e ligações lógicas entre as coisas que vai experienciando. Deste modo, vai percebendo a realidade envolvente (o mundo do quotidiano, o mundo físico, o mundo concreto).

Mercúrio representa a capacidade mental de ir buscar informações que organizem logicamente o mundo, ou seja, representa a capacidade de aprender, nomear e classificar a realidade, para a entender. Mercúrio organiza a realidade envolvente através do processo mental, para ao mesmo tempo, compreender o mundo físico. Mas Mercúrio não só aprende como também transmite o que aprende, e deste modo, é também um mensageiro dos conhecimentos adquiridos. Como se constata, Mercúrio, está relacionado com a comunicação (ouvida, falada e escrita), com a informação (fatos, dados), com o ensino, com o comércio, com os órgãos de comunicação social, com as telecomunicações, estradas, transportes e internet.


Significado de Marte

Marte governa e dirige a nossa personalidade, de forma a refletir quem somos. De facto, este planeta está ao serviço da identidade, dado que nos incita a termos iniciativas que nos permitirão ir mais longe na descoberta de quem somos.

Marte rege os signos de Carneiro e Escorpião, exalta-se em Capricórnio, exila-se nos signos de Balança e Touro e tem a sua queda no signo de Caranguejo. Marte jubila-se na Casa VI e no signo de Virgem.

 

Marte Aspetando Mercúrio

A – Aspetos harmónicos

Quando Marte e Mercúrio se encontram bem aspetados no mapa natal, o nativo possui uma mente ativa e uma forte combatividade intelectual. Deste modo, quando comunica, fá-lo de forma determinada e direta. A impulsividade, inconsciência e não inteligência do Marte é equilibrada pela mente racional de Mercúrio e o processo de comunicação é harmonioso, apesar de assertivo.

O nativo, no geral, tem também uma grande facilidade para passar das ideias à ação.

 

B – Aspetos desarmónicos

Quando Marte e Mercúrio se encontram-se numa relação aspetal tensa, as caraterísticas negativas destes dois planetas vêm ao de cimo e o nativo tem tendência para ser agressivo através da palavra, ou seja, para utilizar a mente como uma arma de luta. Neste caso, a racionalidade de Mercúrio não consegue equilibrar a impulsividade do Marte e o nativo no geral, tem tendência para ter uma mente arguta, argumentativa, ousada, mordaz, crítica, satírica e rápida (Marte não tem tempo a perder). Dá pessoas com elevada capacidade de argumentação e de provocação verbal.

Se o aspeto entre os dois astros é a conjunção, o nativo terá uma mente muito viva, ativa, direta e determinada. Não evita a discussão ou a argumentação para afirmar os seus pontos de vista.

Se o aspeto entre os dois astros é a quadratura, o nativo terá uma mente ativa facilmente inflamável, quando contrariada, ou seja, irrita-se com facilidade e pode ferir os outros com as palavras.

Se o aspeto entre os dois astros é a oposição, o nativo terá tendência para provocar disputas e a envolver-se em assuntos polémicos quando dialoga com os outros. Tem grande poder de argumentação e alguma impulsividade na forma como defende as suas ideias. Pode transformar uma simples conversas num duelo de palavras.

Ruy Figueiredo