quarta-feira, 31 de março de 2021

ASTROLOGIA. JÚPITER MARTE (PARTE VI)

HOJE ABORDAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DOS NATIVOS COM JÚPITER ASPETANDO A MARTE 

Significado de Marte

Marte é um planeta yang. Rege o signo de Carneiro (ação) e é co-regente do signo de Escorpião (desejo). Deste modo, Marte tem a ver com a ação e o desejo. Trata-se de um planeta pessoal que governa a personalidade do nativo e lhe dirige a vida. Nesse sentido, este planeta está ao serviço da sua identidade, dado que incentiva o nativo a tomar iniciativas para que possa ir mais longe no conhecimento de si próprio e ainda para satisfazer os seus desejos. Quando alguém nasce com o este planeta bem aspetado, isto significa que o nativo nasceu com capacidade para orientar e dirigir a sua vida, ou seja, sabe o que fazer, como fazer e da forma mais certa, adequada ou eficaz. Se pelo contrário, este planeta está tensionado, isto indicia que o nativo não nasceu com essa capacidade de orientação, ou seja, nasceu com o Marte “desorientado” (não orientado), e consequentemente, atrairá problemas, dado que não saberá como “disparar”, agir, intervir, de forma adequada, para se afirmar e obter o que deseja.

 

JÚPITER ASPETADO A MARTE

A – Aspetos harmónicos

As naturezas de Marte e de Júpiter não são compatíveis entre si. Lembremo-nos que apesar de ambos serem quentes, um é seco (Marte), e o outro é húmido (Júpiter). Na Astrologia Clássica, Marte é considerado maléfico e Júpiter, benéfico.

Dado serem planetas incompatíveis, mesmo quando no mapa natal se encontram bem aspetados (sextil ou trígono) e dignificados, a incompatibilidade entre eles se mantém, apesar de atenuada.

Quando Júpiter e Marte estão ligados em bom aspeto, o nativo se expande com intensidade, com força, com segurança e com potencial de afirmação no mundo. Tem no geral, apetência para a liderança, pois por um lado, Júpiter dá otimismo e confiança, e consequentemente, fá-lo acreditar nas suas iniciativas e facilmente liderar e movimentar os outros para, em conjunto, concretizarem-nas, e por outro lado, Júpiter tem capacidade de orientar as iniciativas com base em valores corretos e de tomar decisões sem exageros e desatinos. Ou seja, Júpiter tem esse poder de ser o pioneiro da verdade e expandi-la, e deste modo, o nativo ao estar fortemente convicto do que pretende realizar, consegue que os outros o sigam. No geral, o nativo é capaz de intervir no mundo e de realizar aquilo em que acredita. Marte bem aspetado a Júpiter, vem deste modo, servir a verdade e o que é justo e útil aos outros, dado Júpiter ser um planeta social. Num tema masculino indica uma boa relação com a virilidade.

 

B – Aspetos Desarmónicos

Como Marte e Júpiter têm naturezas incompatíveis, quando no mapa natal estão ligados de forma tensa, desarmónica, a incompatibilidade ganha maior intensidade.

No geral, estes nativos são do “tipo militar”. São determinados, vencedores naturais e guerreiros e gostam de abraçar causas, sobretudo as relativas à liberdade social e aos direitos humanos. Não aceitam um “não” como resposta e fazem tudo para atingir os seus objetivos, pouco se importando se magoam ou não, as pessoas.

O aspeto de quadratura pode despertar o lado exagerado de Júpiter, ou seja, o nativo pensa que é capaz de levar para a frente determinadas iniciativas, mas depois não as concretiza, ou então, promete que as faz, mas acaba por não as fazer. Este aspeto pode também fazer emergir o lado permissivo de Júpiter e, neste caso, o nativo acaba por “disparar”, agir de forma pouco ética e/ou amoral. Num tema masculino, Marte reflete a forma como o nativo se relaciona com o seu desejo e virilidade. Deste modo, a permissividade referida pode fazer também com que o nativo queira conquistar à força, não aceitando um “não” nas suas investidas sexuais.

O aspeto de oposição, num tema masculino, pode indicar problemas de insegurança ao nível da expressão da virilidade. Pode também originar comportamentos excessivos ou de ética duvidosa.

Ruy Figueiredo