sexta-feira, 5 de novembro de 2021

ASTROLOGIA. MARTE ASPETANDO O SOL (PARTE II)

A POSTAGEM DE HOJE PRENDE-SE COM A APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS COM O MARTE NATAL EM ASPETO AO SOL NATAL


MARTE ASPETANDO O SOL

Significado do glifo do Sol

Em termos simbólicos, o círculo representa o Universo, o Todo, o Zero, o Inconsciente Primordial, o Princípio Criador, a Globalidade Indiferenciada, o Não Manifestado. O círculo com um ponto no meio, representa o Um, o Consciente. Em astrologia, o círculo com um ponto no meio representa o nosso Sol, ou seja, o nosso consciente, a nossa vontade, a nossa vitalidade (o ponto) que provém do TODO (círculo) ao qual se quer reunir (religar) através da expansão consciencial.

 

Significado do Sol

O SOL, estrela central do nosso sistema solar, fornece-nos calor, luz e vida. Da mesma forma, no mapa astrológico, o Sol representa o centro energético do nosso ser e da nossa vitalidade e reflete a nossa identidade, consciência, luz, propósitos, ambições, objetivos de vida, autoestima, criatividade, força, energia, vontade, entusiasmo, saúde e brilho. O Sol é o planeta mais pessoal e mais individualizado do mapa. De facto, representa o eu interior, o ego, a personalidade, a individualidade, a forma de ser, o caráter, ou seja, representa, no fundo, quem somos. Mas ninguém nasce a saber quem é, embora já seja quem é. Se o Sol é a nossa consciência e a nossa luz, há medida que vamos ampliando a nossa consciência, vamos também descobrindo um pouco mais de nós, ou seja, o nosso Sol, a nossa luz, vai brilhando cada vez mais. Neste longo processo, vamos descobrindo quem de fato somos, vamo-nos individualizando e vamo-nos fundindo com o Todo. “Quanto mais individual, mais universal”, lá dizia Fernando Pessoa. A casa onde o Sol se encontra é a casa mais iluminada do mapa e representa a área da vida onde o nativo tem maior capacidade para brilhar, destacar-se ou realizar-se. O signo do Sol traduz a forma como o nativo se auto expressará ou canalizará a sua criatividade e individualidade. O Sol está relacionado com a vitalidade e a saúde em geral, no entanto rege principalmente o sistema cardiovascular, artérias, circulação e oxigenação do sangue. A coluna vertebral e os olhos (o olho direito no homem e o olho esquerdo na mulher) também são influenciados pelo astro rei.

 

Significado de Marte

Marte governa e dirige a nossa personalidade, de forma a refletir quem somos. De facto, este planeta está ao serviço da identidade, dado que nos incita a termos iniciativas que nos permitirão ir mais longe na descoberta de quem somos. Quando Marte está bem ligado num mapa, podemos afirmar, que à partida, o nativo nasceu com capacidade para orientar e dirigir a sua vida, de forma a realizar-se plenamente. Sabe o que fazer e como fazer da forma mais certa, adequada e eficaz.

Quando Marte está mau ligado num tema, o nativo não nasceu com essa capacidade de orientação, ou seja, não tem um Marte orientado, dirigido, e deste modo, irá trazer problemas, porque o nativo, não vai saber como “disparar” de forma adequada, para atingir os seus objetivos. Muitas vezes, nem sabe bem onde quer chegar e pode “disparar” em várias direções. Por frustração pode inclusive ser agressivo.

 

MARTE ASPETADO AO SOL

A – Aspetos harmónicos

Marte é ação, intervenção e desejo. O Sol é o planeta que representa a vontade do nativo e tudo aquilo que ele pensa, quer e sente como afirmação de si próprio.

Se Marte está bem ligado ao Sol, isto significa que está bem ligado à vontade e consciência do nativo, ou seja, está ao serviço do Sol, da sua vontade e já não é impulsivo, irracional. Neste caso, o Marte é poderoso e consciente e torna possível a concretização dos desejos dos nativos. Os nativos são pessoas “yang” ou seja, intervenientes e expansivos, e deste modo, têm iniciativas ou desejam coisas que lhes permitirem descobrir-se um pouco mais sobre si próprios.

Os aspetos de sextil e de trígono indicam que a pessoa tem energia e determinação para ultrapassar os obstáculos e possui algumas qualidades de liderança.

 

B – Aspetos dissonantes

Num mapa astrológico, o Sol e o Marte, estão relacionados com a capacidade e a necessidade de o nativo ter iniciativas para satisfazer a sua identidade. Deste modo, se estes dois astros estão ligados por um aspeto tensional, o nativo tem uma enorme dificuldade em canalizar a sua ação de forma a satisfazer aquilo que é ou que deseja. Esta má ligação faz emergir os aspetos negativos de Marte, entre os quais, a impaciência, impulsividade, competitividade e irritabilidade. O nativo age quase sempre por mal estar e não por satisfação. Deste modo, no geral, está permanentemente a mudar de rumo, de atitude e de postura, pois não sabe quem é, e não o sabendo, também não sabe que atitudes ou iniciativas tomar para espelhar quem é, e consequentemente, irá fazer tudo ao contrário ou mal feito. No entanto, os nativos com Marte ligado ao Sol, mesmo em aspeto dissonante, têm sempre capacidade de agir, de intervir, e sendo assim, se o nativo se sente insatisfeito, vai sempre fazer qualquer coisa para ver se a satisfação aparece. Este nativo está sempre disposto a entrar em guerra ou conflito e facilmente provoca os outros e isto porque o Marte confere sempre um lado belicoso ao nativo e fá-lo estar constantemente a disparar.

A tónica de uma ligação desarmoniosa entre o Marte e o Sol natais pode muito bem ser caraterizada pela frase: “Deus quando quer castigar os homens cumpre-lhes os seus desejos”, e isto porque o nativo está sempre a disparar e não se sente devolvido, preenchido, satisfeito. Deste modo, o nativo, regra geral, está sempre a pedir desculpa pela sua impulsividade e irracionalidade. Marte dispara porque deseja, sem ouvir ninguém e sem pensar se o que deseja está certo ou errado. Obviamente quando o Sol toma consciência que a experiência não serve, o Marte “acorda”, constata que aquela experiência não o devolve a si próprio e então pede desculpa. Mas nem sempre é assim, pois muitos nativos com Marte Sol dissonantes passam a vida a fazer coisas que não deviam fazer e nunca tomam consciência disso. O que foi referido aplica-se sobretudo para as ligações Marte Sol, em quadratura e oposição.

Na conjunção Marte Sol , teremos de analisar qual o tipo de conjunção, dado que um dos planetas envolvidos é o astro Rei. Os tipos de conjunção com o Sol possíveis, são designadas por “cazimi”, “combustão” e “sob os raios do sol”.

Na conjunção “cazimi” (quando a distância entre o astro rei e Marte estiver compreendida entre os 0º 00´e os 0º 17´), o planeta está no “coração do Sol” e fica mais fortalecido, se estiver dignificado, e mais enfraquecido, se estiver debilitado.

Na conjunção “combustão” (quando a distância entre o Sol e Júpiter estiver compreendida entre os 00º 17´ e os 8º 00´), o Sol interfere fortemente com as características de Marte, enfraquecendo as suas qualidades positivas e destacando as negativas.

Na conjunção “sob os raios do Sol” (quando a distância entre o Sol e Marte estiver compreendida entre os 8º 00´e os 17º 00´). Neste caso, a debilitação imposta pelo Sol a Marte é menos severa do que na combustão.


Ruy Figueiredo

ASTROLOGIA. MARTE - CARACTERÍSTICAS GERAIS (PARTE I)

HOJE INICIAMOS AS POSTAGENS RELATIVAS AOS  PLANETAS PESSOAIS. INICIAMOS COM MARTE.


POSIÇÃO NO SISTEMA SOLAR

No nosso sistema solar, Marte ocupa a quarta posição, depois de Mercúrio, Vénus e Terra. Marte faz parte dos planetas interiores (antes do Sol).

  

LATITUDE

Os planetas, no seu movimento de progressão em torno do Sol, podem localizar-se acima ou abaixo da Eclíptica (linha aparente do movimento do Sol em volta da Terra). Se estão acima dizemos que têm latitude Norte, se abaixo, latitude Sul.

Marte, em termos de latitude, oscila entre os 4º 34´ Norte e os 6º 52´Sul.

  

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

A atmosfera de Marte é composta principalmente por dióxido de carbono (95,97%), argónio (1,93%) e de nitrogénio (1,89%). Em menor quantidade, a sua composição inclui também, pequenas porções de oxigénio, água e metano.

 

 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Distância do sol:                        227.940.000 kms

Diâmetro equatorial:                           6.792 kms

Massa:                                       6,4174 × 1023 Kg

Densidade média:                              3,933 g/cm3

Duração do dia:                                    1d 0h 37 m

Temperatura média:                                    - 63º C

Temperatura mínima:                                - 143º C

Temperatura máxima:                                    35º C

Período orbital:                                   1,8808 anos

Velocidade média orbital:                   24,077 km/s



Marte – A sua Designação

Os gregos deram ao planeta Marte o nome do deus da guerra, Ares, em virtude da cor de sangue que apresenta. As suas duas luas, Fobos e Deimos, receberam também o nome dos cavalos que puxam a carruagem de Ares.

Fobos significa medo, e Deimos, significa pânico.

 Marte – O seu Glifo   Marte

O glifo integra o círculo e a seta. O círculo representa o Sol e a seta significa direção, ação e autoafirmação. Deste modo, o glifo, no seu todo, representa a força de vontade, a sexualidade e o arquétipo masculino.

Marte – As Caraterísticas Básicas

Marte é um planeta yang. Rege o signo de Carneiro (ação) e é co regente do signo de Escorpião (desejo). Deste modo, Marte tem a ver com a ação e o desejo. Trata-se de um planeta pessoal que governa a personalidade do nativo e lhe dirige a vida. Nesse sentido, este planeta está ao serviço da sua identidade, dado que incentiva o nativo a tomar iniciativas para que possa ir mais longe no conhecimento de si próprio e ainda para satisfazer os seus desejos. Quando alguém nasce com o este planeta bem aspetado, isto significa que nasceu com capacidade para orientar e dirigir a sua vida, ou seja, sabe o que fazer, como fazer e da forma mais certa, adequada ou eficaz. Se pelo contrário, este planeta está tensionado, isto indicia que o nativo não nasceu com essa capacidade de orientação, ou seja, nasceu com o Marte “desorientado” (não orientado), e consequentemente, atrairá problemas, dado que não saberá como “disparar”, agir, intervir, de forma adequada, para se afirmar e obter o que deseja.


Marte – Dignidades e Debilidades essenciais

Marte é um planeta masculino e noturno. Além disso é quente e seco. Está associado ao elemento fogo e ao temperamento colérico. Na astrologia tradicional, Marte é considerado um planeta maléfico.

Marte rege os signos de Carneiro e de Escorpião na astrologia tradicional e apenas o signo de Carneiro na astrologia moderna. A sua exaltação ocorre no signo de Capricórnio. O seu exílio verifica-se quando está posicionado no signo de Touro e também no signo de Balança (na astrologia tradicional).

Marte encontra-se em queda quando localizado no signo de Caranguejo.

No signo de Escorpião e na Casa VI, Marte encontra-se jubilado.


MARTE – Sua Expressão

Como para qualquer planeta, a expressão de Marte, ou seja, o modo como atua no mapa natal, pode ser dignificada ou debilitada.

 

Na expressão dignificada ou positiva (bem aspetado e em trono, exaltado ou em júbilo), Marte representa força, energia, coragem, dinamismo e determinação. O nativo gosta de aventuras e está sempre pronto para intervir e conquistar. É independente, audacioso, perseverante, ambicioso, assertivo e corajoso e tem capacidade de materializar as suas ideias, ou seja, torná-las possíveis.

No geral, o nativo tem boa resistência física.

Na expressão debilitada ou negativa (mal aspetado e/ou retrógrado, em queda ou em exílio), Marte torna o nativo, impaciente, áspero, impulsivo, violento, combativo, egoísta, irritadiço, arrogante, intolerante, hiperativo, descontrolado, insatisfeito, dominador ou propenso a discussões.


Ruy Figueiredo