sexta-feira, 5 de novembro de 2021

ASTROLOGIA. MARTE ASPETANDO O SOL (PARTE II)

A POSTAGEM DE HOJE PRENDE-SE COM A APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS COM O MARTE NATAL EM ASPETO AO SOL NATAL


MARTE ASPETANDO O SOL

Significado do glifo do Sol

Em termos simbólicos, o círculo representa o Universo, o Todo, o Zero, o Inconsciente Primordial, o Princípio Criador, a Globalidade Indiferenciada, o Não Manifestado. O círculo com um ponto no meio, representa o Um, o Consciente. Em astrologia, o círculo com um ponto no meio representa o nosso Sol, ou seja, o nosso consciente, a nossa vontade, a nossa vitalidade (o ponto) que provém do TODO (círculo) ao qual se quer reunir (religar) através da expansão consciencial.

 

Significado do Sol

O SOL, estrela central do nosso sistema solar, fornece-nos calor, luz e vida. Da mesma forma, no mapa astrológico, o Sol representa o centro energético do nosso ser e da nossa vitalidade e reflete a nossa identidade, consciência, luz, propósitos, ambições, objetivos de vida, autoestima, criatividade, força, energia, vontade, entusiasmo, saúde e brilho. O Sol é o planeta mais pessoal e mais individualizado do mapa. De facto, representa o eu interior, o ego, a personalidade, a individualidade, a forma de ser, o caráter, ou seja, representa, no fundo, quem somos. Mas ninguém nasce a saber quem é, embora já seja quem é. Se o Sol é a nossa consciência e a nossa luz, há medida que vamos ampliando a nossa consciência, vamos também descobrindo um pouco mais de nós, ou seja, o nosso Sol, a nossa luz, vai brilhando cada vez mais. Neste longo processo, vamos descobrindo quem de fato somos, vamo-nos individualizando e vamo-nos fundindo com o Todo. “Quanto mais individual, mais universal”, lá dizia Fernando Pessoa. A casa onde o Sol se encontra é a casa mais iluminada do mapa e representa a área da vida onde o nativo tem maior capacidade para brilhar, destacar-se ou realizar-se. O signo do Sol traduz a forma como o nativo se auto expressará ou canalizará a sua criatividade e individualidade. O Sol está relacionado com a vitalidade e a saúde em geral, no entanto rege principalmente o sistema cardiovascular, artérias, circulação e oxigenação do sangue. A coluna vertebral e os olhos (o olho direito no homem e o olho esquerdo na mulher) também são influenciados pelo astro rei.

 

Significado de Marte

Marte governa e dirige a nossa personalidade, de forma a refletir quem somos. De facto, este planeta está ao serviço da identidade, dado que nos incita a termos iniciativas que nos permitirão ir mais longe na descoberta de quem somos. Quando Marte está bem ligado num mapa, podemos afirmar, que à partida, o nativo nasceu com capacidade para orientar e dirigir a sua vida, de forma a realizar-se plenamente. Sabe o que fazer e como fazer da forma mais certa, adequada e eficaz.

Quando Marte está mau ligado num tema, o nativo não nasceu com essa capacidade de orientação, ou seja, não tem um Marte orientado, dirigido, e deste modo, irá trazer problemas, porque o nativo, não vai saber como “disparar” de forma adequada, para atingir os seus objetivos. Muitas vezes, nem sabe bem onde quer chegar e pode “disparar” em várias direções. Por frustração pode inclusive ser agressivo.

 

MARTE ASPETADO AO SOL

A – Aspetos harmónicos

Marte é ação, intervenção e desejo. O Sol é o planeta que representa a vontade do nativo e tudo aquilo que ele pensa, quer e sente como afirmação de si próprio.

Se Marte está bem ligado ao Sol, isto significa que está bem ligado à vontade e consciência do nativo, ou seja, está ao serviço do Sol, da sua vontade e já não é impulsivo, irracional. Neste caso, o Marte é poderoso e consciente e torna possível a concretização dos desejos dos nativos. Os nativos são pessoas “yang” ou seja, intervenientes e expansivos, e deste modo, têm iniciativas ou desejam coisas que lhes permitirem descobrir-se um pouco mais sobre si próprios.

Os aspetos de sextil e de trígono indicam que a pessoa tem energia e determinação para ultrapassar os obstáculos e possui algumas qualidades de liderança.

 

B – Aspetos dissonantes

Num mapa astrológico, o Sol e o Marte, estão relacionados com a capacidade e a necessidade de o nativo ter iniciativas para satisfazer a sua identidade. Deste modo, se estes dois astros estão ligados por um aspeto tensional, o nativo tem uma enorme dificuldade em canalizar a sua ação de forma a satisfazer aquilo que é ou que deseja. Esta má ligação faz emergir os aspetos negativos de Marte, entre os quais, a impaciência, impulsividade, competitividade e irritabilidade. O nativo age quase sempre por mal estar e não por satisfação. Deste modo, no geral, está permanentemente a mudar de rumo, de atitude e de postura, pois não sabe quem é, e não o sabendo, também não sabe que atitudes ou iniciativas tomar para espelhar quem é, e consequentemente, irá fazer tudo ao contrário ou mal feito. No entanto, os nativos com Marte ligado ao Sol, mesmo em aspeto dissonante, têm sempre capacidade de agir, de intervir, e sendo assim, se o nativo se sente insatisfeito, vai sempre fazer qualquer coisa para ver se a satisfação aparece. Este nativo está sempre disposto a entrar em guerra ou conflito e facilmente provoca os outros e isto porque o Marte confere sempre um lado belicoso ao nativo e fá-lo estar constantemente a disparar.

A tónica de uma ligação desarmoniosa entre o Marte e o Sol natais pode muito bem ser caraterizada pela frase: “Deus quando quer castigar os homens cumpre-lhes os seus desejos”, e isto porque o nativo está sempre a disparar e não se sente devolvido, preenchido, satisfeito. Deste modo, o nativo, regra geral, está sempre a pedir desculpa pela sua impulsividade e irracionalidade. Marte dispara porque deseja, sem ouvir ninguém e sem pensar se o que deseja está certo ou errado. Obviamente quando o Sol toma consciência que a experiência não serve, o Marte “acorda”, constata que aquela experiência não o devolve a si próprio e então pede desculpa. Mas nem sempre é assim, pois muitos nativos com Marte Sol dissonantes passam a vida a fazer coisas que não deviam fazer e nunca tomam consciência disso. O que foi referido aplica-se sobretudo para as ligações Marte Sol, em quadratura e oposição.

Na conjunção Marte Sol , teremos de analisar qual o tipo de conjunção, dado que um dos planetas envolvidos é o astro Rei. Os tipos de conjunção com o Sol possíveis, são designadas por “cazimi”, “combustão” e “sob os raios do sol”.

Na conjunção “cazimi” (quando a distância entre o astro rei e Marte estiver compreendida entre os 0º 00´e os 0º 17´), o planeta está no “coração do Sol” e fica mais fortalecido, se estiver dignificado, e mais enfraquecido, se estiver debilitado.

Na conjunção “combustão” (quando a distância entre o Sol e Júpiter estiver compreendida entre os 00º 17´ e os 8º 00´), o Sol interfere fortemente com as características de Marte, enfraquecendo as suas qualidades positivas e destacando as negativas.

Na conjunção “sob os raios do Sol” (quando a distância entre o Sol e Marte estiver compreendida entre os 8º 00´e os 17º 00´). Neste caso, a debilitação imposta pelo Sol a Marte é menos severa do que na combustão.


Ruy Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário