terça-feira, 26 de setembro de 2017

ASTROLOGIA. URANO VÉNUS (PARTE VI)

 Hoje apresentaremos as caraterísticas dos 

indivíduos que nasceram com o Urano ligado a 

Vénus 

Caraterísticas de Vénus
Vénus é considerado em astrologia um planeta benéfico (Júpiter é o benéfico maior e Vénus o benéfico menor). Deste modo, Vénus traz benefícios aos outros planetas em que toca, sobretudo quando essa ligação é harmónica. Este planeta rege os signos de Touro e Balança. Como regente do signo Touro, Vénus reflete os aspetos ligados ao amor físico e à posse de bens materiais. Como regente do signo de Balança, Vénus está associada aos aspetos éticos, estéticos e relacionais da vida.

De uma forma geral, Vénus reflete os seguintes comportamentos da vida humana:
a)       Como regente do signo de Touro
paixão, sexualidade, sensualidade, prazeres da vida, dinheiro, bens materiais
b)       Como regente de Balança
relacionamentos, amor, ternura, afeto, poder de atração, união, partilha, fraternidade, amizade, solidariedade, sociabilidade, afinidade, paz, suavidade, delicadeza, harmonia, equilíbrio, alegria, charme, encanto, sedução, beleza, sentido estético, talento artístico, intimidade, jovialidade.

No entanto, quando no mapa do nativo, Vénus se encontra em tensão, os comportamentos enunciados podem adquirir uma tonalidade menos positiva e muitas vezes o nativo apresentará uma personalidade baseada no ciúme, inveja, libertinagem, infidelidade, luxúria, superficialidade, vaidade, preguiça e indecisão.

Vénus governa em termos gerais, o dinheiro, os bens materiais, a estética e os relacionamentos. Como os relacionamentos representam um aspeto muito importante da vida do ser humano valerá a pena aprofundarmos um pouco mais a influência de Vénus neste campo. Ora Vénus tem muito a ver com a valorização e identificação. No geral, aquilo que valorizamos é aquilo com o que nos identificamos. No geral, o ser humano sente-se atraído por alguém que valoriza e com o qual encontra identificação. Quando essa identificação aparece, consciente ou inconsciente, algo vai ressoar dentro de nós e do outro e fará disparar a necessidade relacional.
Deste modo, Vénus tem muito a ver com os relacionamentos. 
Mas se, por vezes, a identificação faz o relacionamento acontecer porque é que, em grande parte dos casos, não o faz perdurar no tempo, para sempre?
É que o principal problema das relações assenta ou reside no fato de numa primeira fase, por projeção, o ser humano transferir para cima do outro uma qualidade que ele não tem. Passado algum tempo, quando a paixão acaba, a projeção cai e o outro emerge (aparece) como de fato é. De repente estamos perante alguém que não é o que queríamos que fosse, afinal com quem não nos identificamos totalmente. No entanto, fomos nós que colocámos no outro determinada(s) qualidade(s) que não existiam. A partir desse desvelamento, dessa tomada de consciência, das duas uma, ou começa o amor (porque aceitamos o outro tal como ele é, apesar de não ser como queríamos) ou termina a relação (porque a desilusão pode ser tão forte que nos impede de amar o outro).
Quando uma relação estagna, em vez de abandonar logo o outro, devemos, durante um certo tempo, tentar mudarmo-nos interiormente e criar uma dinâmica que renove a relação. Primeiro a pessoa deve mudar-se a si mesma. Se o outro não muda, tendo a pessoa mudado, e se essa mudança de fato não introduziu uma dinâmica nova na relação, então as coisas têm outro tempo e se calhar haverá que cortar. E não faz sentido, exigir ao outro que mude também, que é o que as pessoas passam a vida a fazer. A primeira resposta deve ser eu mudar-me a mim mesmo. Depois logo se vê se o fato de a pessoa ter mudado, muda ou não a relação. E se a relação não mudou, então passado um tempo, em vez de se exigir que o outro mude, em vez de estar em cima do outro, que é uma perda de energia e uma ilusão porque ninguém muda ninguém, a pessoa pura e simplesmente abandona. Mas isso só se deve fazer depois de a pessoa ter ela própria feito o processo.

Significado de Urano
Urano rege o signo de Aquário e está em detrimento em Leão. A sua casa tradicional é a Casa XI. Em termos anatómicos está relacionado com o sistema nervoso e circulatório e com as doenças psíquicas. Urano representa a mente sintética que capta, apreende e compreende as coisas de forma holística e dinâmica. Urano é elétrico, descondicionador e atua quase sempre de forma inesperada. O seu objetivo é romper com as estruturas sociais rígidas e limitativas que não devolvem liberdade ao nativo. Podemos comparar o processo Uraniano com o “descascar de uma cebola”, no sentido, que o nativo para ser livre, para chegar à sua essência, tem que retirar todas as camadas de resistência, bloqueios e medos que acumulou durante a sua vida. O nativo apenas será livre, apenas atingirá o essencial de quem é, quando tiver arrancado todas as camadas da sua cebola existencial.
Urano é esse movimento, é essa transformação e é essa dinâmica de permanente renovação que o Universo ou Ordem Cósmica propõem.

Significado de Urano em aspeto a Vénus

A - Urano Natal ligado harmonicamente à Vénus
Vénus representa o nosso potencial amoroso, o nosso potencial de dádiva ao mundo e de troca com o outro, o nosso potencial de complementaridade.
Quando Urano está bem ligado à Vénus, o nativo já adquiriu em vidas passadas, grande parte da sabedoria de amar em liberdade. Deste modo, nesta vida, só consegue amar, se for sem dependências, ou seja, só pode viver relações que não lhe roubem espaço, para que possa dizer "sim" às experiências que tem que viver e que lhe permitirão descobrir quem é de fato. Para este nativo, tem que haver uma dinâmica nas relações que não interfira na dinâmica da auto descoberta pessoal. O nativo durante a sua vida apenas atrairá situações onde a sua liberdade não seja posta em causa. Mesmo em situações onde possam existir tentativas de cercear essa liberdade, o nativo fácil e naturalmente as contornará, não se deixando aprisionar. Com Urano bem ligado à Vénus, o nativo já sabe como encontrar o equilíbrio entre a necessidade de ser ele próprio e a necessidade de ter relacionamentos. Estas pessoas não só precisam de ter relacionamentos que não lhes roubem a liberdade, que não os impeçam de viver a vida que acham e sentem que têm que viver, como só irão procurar (atrair) relacionamentos com pessoas que também introduzam qualquer mudança nas suas vidas para que possam evoluir. Estes nativos já sabem como criar uma dinâmica entre a necessidade de serem eles próprios e a necessidade de terem relações, de se identificarem, gostarem e amarem os outros. E como esta sabedoria de vida já foi conquistada e já está resolvida internamente, em princípio, irão atrair situações relacionais em que a falta de liberdade não irá surgir, mas que, antes pelo contrário, proporcionarão e estimularão a necessidade de serem eles próprios, de responderem à vida de forma a descobrirem quem são e de irem mais longe na sua auto descoberta. Estes nativos já não são possessivos. Dão espaço ao outro para que possa ser ele próprio porque também querem ser eles próprios. É muito frequente estes nativos procurarem ou atraírem, pessoas uranianas, originais que os estimulem para coisas novas e que lhes deem movimento à vida. Não suportam o que é convencional, conservador, estático e saturnino. Com este aspeto, o nativo já conquistou no seu passado o saber amar em liberdade e isso é uma qualidade que ganhou para a eternidade.

B -Urano Natal ligado tensionalmente a Vénus
Se o aspeto de ligação entre Urano e Vénus natal é tensional isto significa que o nativo noutras vidas terá experienciado a função psicológica associada a Vénus, de uma forma condicionada, ou seja, o nativo, noutras vidas, terá vivido, excessivamente dependente, por exemplo, de uma relação afetiva e por esse fato, não terá feito o processo ou trabalho de individuação que tinha que fazer na área relacional e não conseguiu “ser” quem de fato era nesse campo. Nesta vida, vem então, com a memória do estrangulamento sentido e vivido e essa memória impele-o, de forma inconsciente, a rejeitar a maneira como viveu os relacionamentos no passado.

B.1 - Urano em quadratura à Vénus
Neste caso as energias destes dois planetas estão em guerra entre si. O apelo de liberdade (Urano) que o nativo sente não está em sintonia com a sua necessidade de relacionamento (Vénus). Como o nativo não sabe viver esta tensão, como não sabe ainda viver a Vénus sem sufoco, falta de ar e medo, então, numa primeira fase de vida, irá contestar, escandalizar e tornar-se um rebelde no campo relacional. Ou seja, irá negá-lo, recusá-lo e não se entregar á dado que tem medo de perder a liberdade e de voltar a ficar condicionado. De fato, Vénus ouve o apelo de liberdade, mas ouve-o de forma desafinada, ouve-o sem ainda saber de que lado está a liberdade. Só contesta quem ainda não é livre, quem, apesar de querer a liberdade, ainda não sabe de que lado ela se encontra. Deste modo, como não sabe viver as relações em liberdade, terá tendência para atrair ou criar experiências relacionais que por um lado lhe darão amor, mas que por outro, o farão perder a liberdade. Sendo assim, mais cedo ou mais tarde, vai sentir sufoco, falta de ar e então aí radicaliza e corta por mal estar.
Quem apresenta Urano em quadratura à Vénus no mapa natal, irá cercear a liberdade dos outros mas não permitirá que cerceiem a sua. Será um contestatário relacional.

B.2 - Urano Vénus em oposição
Na oposição, o nativo sente-se dividido entre o apelo de liberdade e o apelo relacional. No entanto, este aspeto não é tão tenso como o da quadratura. De fato, enquanto na quadratura há guerra, contestação e arrogância, na oposição há divisão, instabilidade emocional e incapacidade de integração das energias de Urano e Vénus. Na oposição quando a pessoa se relaciona tende a cair na rotina ou na dependência relacional, perdendo a liberdade, e quando tem liberdade, tem tendência a evitar os relacionamentos.

B.3 - Urano Vénus em conjunção
Quando no mapa natal, Urano está conjunto à Vénus, as energias destes dois planetas fundem-se numa só. Como Urano é súbito, inesperado e acelerado, quando está conjunto à Vénus, dá pessoas fortemente excitáveis no campo relacional com tendência para procurar sempre algo diferente e estimulante que lhes proporcione um maior conhecimento delas próprias.

Ruy Figueiredo