segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

ASTROLOGIA. PLUTÃO SATURNO (PARTE XXI)

HOJE IREMOS ANALISAR AS CARATERÍSTICAS DOS NATIVOS COM PLUTÃO EM CONTATO COM SATURNO


SIGNIFICADO DE SATURNO
O GLIFO DE SATURNO¾
O glifo de Saturno tem a cruz (símbolo do quaternário, da vida manifestada, da matéria) acima do símbolo da Lua. Isto significa que com Saturno, a vida prática e objetiva (“crucificação”) é mais importante do que a experiência emocional. Neste sentido, Saturno representa o que é palpável, terreno, objetivo. Saturno é o planeta das estruturas, das formas e dos limites. Não é por acaso que Saturno rege o esqueleto no corpo humano.

SATURNO COMO PLANETA DO TEMPO
Saturno representa o Cronos, ou seja, o tempo cronológico. Saturno rege os ciclos do tempo. O ciclo de Saturno é de 28-29 anos, sendo que de sete em sete anos, há uma subciclo, ou seja, aos sete anos temos uma quadratura de Saturno ao Saturno Natal, aos 14 anos temos uma oposição, aos 21 anos temos outra quadratura, aos 28/29 anos temos uma conjunção (1º retorno de Saturno).

SATURNO E O KARMA
Saturno é o senhor do carma e por isso transporta, doutras vidas, os medos e as inseguranças provocados por algo que correu mal nessas alturas. Obviamente que este “vírus” que já vem incutido no nativo, mesmo antes do seu nascimento, irá nesta "nova" vida, delimitar, inibir, bloquear  e paralisar o seu potencial de crescimento.

SATURNO COMO PLANETA DA SABEDORIA OU DA CRISTALIZAÇÃO
Saturno também é o planeta da sabedoria, pois aprende com as experiências e com o tempo (“O tempo é o grande mestre”). Nós aprendemos, consciencializamos e crescemos através da forma como lidamos com as crises que vamos experimentando durante a vida. Se lidamos com as crises com resistência e dizemos “não” às experiências, não nos estruturamos e ficamos cristalizados. Pelo contrário, se aceitamos viver as experiências, então com o tempo iremos adquirir uma estrutura e seremos sábios nas áreas onde nascemos fracos, receosos, dependentes, cautelosos e inseguros. De fato, Saturno indica sempre uma experiência qualquer do passado que foi dolorosa, que correu mal e que obriga o nativo a nascer nesta vida com uma atitude prévia de reserva, defesa, cautela e medo. Onde está Saturno no mapa é onde o nativo se irá defender mas de forma inconsciente. Mas se Saturno persistir em estar sempre à defesa, pode defender-se tanto que pode acabar por paralisar e cristalizar. O nativo tem que descobrir do que é que tem medo e de que é que se defende. Enquanto não ganhar essa consciência, o Saturno vai continuar a sabotar as situações e a impedir o nativo de se estruturar e de tornar-se independente e responsável. Saturno propõe ao nativo que realize este processo de consciencialização. Será com o tempo e com a realização do trabalho de consciencialização das inibições e frustrações que o nativo conseguirá obter a tal estrutura que lhe falta, para em vez de estar na mão do mundo (por insegurança) passar a responder ao mundo (por responsabilidade).


SIGNIFICADO DE PLUTÃO
O Plutão representa a nossa parte irracional, instintiva, compulsiva, animal, subterrânea, inconsciente e violenta em termos psíquicos, que obsessivamente projetamos sobre qualquer coisa ou pessoa, criando dependências para nos sentirmos seguros. O Plutão vai querer controlar sempre o planeta ao qual está ligado, vampirizando-o e esperando, que de alguma forma se possa compensar instintivamente através desse planeta. Ao controlar, sente-se seguro.


Saturno Plutão mal ligados
Plutão é a morte e Saturno, o medo. Sendo assim, Saturno Plutão é o medo da morte (do ego, da morte psíquica).
A palavra-chave para Plutão Saturno é resistência à mudança, é rigidez para não ceder, é estar agarrado, de forma obsessiva, a velhas formas de comportamento social e a velhos padrões do passado. O desejo de segurança emocional de Plutão, por estar ligado à estrutura (Saturno) vai fazer com que o nativo controle e manipule, inconsciente e obsessivamente, as situações ligadas à necessidade de estrutura, e o leve a se agarrar a um tipo de estrutura qualquer do passado.
Dá pessoas que não aceitam mudar e que não aceitam a morte que o Plutão propõe. Então aguentam, aguentam, mas contra o tempo.
A regeneração do Plutão será feita através da regeneração do planeta a ele ligado, neste caso, Saturno. Deste modo, Plutão impulsionará o nativo a abrir mão do medo e das inseguranças que herdou carmicamente e o obrigará a ir ao fundo dos seus medos mais escondidos. Mas quando Plutão está mal ligado a Saturno, a regeneração faz quase sempre por via cataclísmica, isto é, o processo não será feito de forma gradual, sem resistência, mas de forma cataclísmica. Por isso, estes nativos, irão, no decurso das suas vidas, atrair situações em que lhes é retirado o tapete do chão (perdem a estrutura a que se agarravam), seja na situação profissional ou numa outra qualquer. Atraem o cataclisma e é-lhes tirado aquilo que identificaram como o seu poder.
Regerar Saturno é ser-se capaz de enfrentar o próprio medo e de largar falsas compensações de afirmação. Saturno dissonante com Plutão recusa esta atitude que mais tarde ou mais cedo lhe vai ser imposta. A sua fuga obsessiva vai atrair circunstâncias que o obrigam a uma quebra psicológica, por cansaço ou desespero. E aí Saturno se renderá a Plutão, morrerá e renascerá sábio e responsável.

Saturno Plutão bem ligados
Saturno Plutão em bom aspeto dá pessoas que vão evoluindo e transformando-se com o tempo. Saturno Plutão dá pessoas que aguentam tudo. Saturno aguenta e então Plutão aguenta sempre e vai-se regenerando com o tempo. São pessoas seguras, estáveis, confiáveis e determinadas. As pessoas com bons aspetos de Plutão Saturno conseguem, sem medo, estar perante qualquer coisa superior a elas, de forma desinibida e natural. Comportam-se bem dentro de um padrão de autoridade superior exterior. Pessoas com um trígono são pessoas que já resolveram os problemas de autoridade no passado. São pessoas que têm uma segurança natural, o que faz com que os outros não as questionem. São ouvidas e respeitadas, afirmando a sua autoridade pessoal de uma forma razoável, harmoniosa e natural.


Ruy Figueiredo