sexta-feira, 19 de agosto de 2016

ASTROLOGIA. NETUNO CASA IV (PARTE XVII)

HOJE ABORDAREMOS AS CARATERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS QUE NASCERAM COM NETUNO SITUADO NA CASA IV

Significado da Casa IV
A Casa IV é regida pela Lua e é a primeira casa de água (signo natural caranguejo).
É a casa da experienciação da vida interior e subjetiva, da intimidade, da infância, da família, do pai, do patriarca, dos antepassados, do lar, da casa, do património, dos bens imobiliários, dos restaurantes, da História, do passado, das origens, das raízes, da pátria.
Enquanto a casa X representa para onde vamos no sentido do que é que queremos ser quando crescermos, a Casa IV traduz de onde viemos em termos hereditários, genéticos, educacionais, psicológicos e emocionais.
Se analisarmos o significado astrológico da Lua poderemos compreender um pouco melhor o significado da Casa IV. Ora, a Lua está ligada às emoções e aos sentimentos e é o que em nós sente. A Lua representa o nosso vazio interior que precisa de ser preenchido, alimentado. Quando esse vazio está preenchido, sentimo-nos seguros emocionalmente, sentimo-nos ligados, identificados e agradados com a “VIDA”. A “VIDA” é boa, faz-nos feliz e estamos contentes por cá estar. Se não nos sentimos seguros emocionalmente é porque a “VIDA” não nos devolve, não nos alimenta, não nos protege e não nos compensa, logo sentimo-nos desconfortados, infelizes.
Se o nativo, na sua infância é alimentado emocionalmente de forma adequada, vai ter confiança na Vida, vai ser otimista, vai ser feliz. Se pelo contrário houver tensões familiares que fragilizem a construção sadia do seu corpo emocional, então vai ser uma pessoa com pouca confiança na vida e consequentemente infeliz.
Ora é este o drama da Casa IV, pois esta casa representa a nossa herança em termos genéticos, hereditários, psicológicos, educacionais e emocionais e a nossa maior ou menor capacidade para nos sentirmos alimentados e felizes em função desse “património” herdado.


Significado de Netuno
Netuno rege o signo de Peixes. É um planeta feminino, passivo, recetor, “yin” e portanto está ligado às emoções e aos sentimentos. Netuno é o apelo do absoluto, do amor universal e do serviço. É o nosso apelo mais inconsciente de unidade, de totalidade. Netuno quer sempre ligar, mas ligar de uma forma total.


Significado de Netuno na Casa IV
Netuno na Casa IV significa um planeta de água, do inconsciente localizado também numa casa de água e do inconsciente. Netuno nesta casa irá absolutizar a necessidade de segurança emocional, irá absolutizar a família, irá absolutizar a necessidade de proteger os seus familiares.
Os netunianos de casa IV, deste modo, desejarão ter um lar seguro, perfeito, cheio de comida, habitado por alguém que cuide deles e de quem possam cuidar.
Como a necessidade de segurança emocional é absolutizada, evidentemente que não haverá ninguém (na Terra) que a possa preencher. De fato, este netuniano quer encontrar o Céu na Terra e por isso, mais cedo ou mais tarde, irá desiludir-se face às altas expetativas inconscientemente projetadas.

A lição a aprender é ser ele próprio, o garante da sua segurança emocional.

No geral, os netunianos de casa IV, tiveram ou têm um pai muito afetuoso ou um pai ausente.


Ruy Figueiredo