segunda-feira, 23 de março de 2020

ASTROLOGIA. SATURNO E MERCÚRIO (PARTE V)


Hoje iremos nos debruçar sobre as características dos nativos que nasceram com o Saturno ligado a Mercúrio


Significado de Mercúrio
Mercúrio rege os signos de Gémeos e Virgem. Exalta-se em Virgem, exila-se (está em detrimento) em Sagitário e está em queda no signo de Peixes.
Mercúrio está relacionado com a mente racional, analítica, lógica, dedutiva, científica e linear que aprende sempre qualquer coisa em cada experiência e que ao analisar e racionalizar tudo o que vai aprendendo, consegue fazer pontes e ligações lógicas entre as coisas que vai experienciando. Deste modo, vai percebendo a realidade envolvente (o mundo do quotidiano, o mundo físico, o mundo concreto).
Mercúrio representa a capacidade mental de ir buscar informações que organizem logicamente o mundo, ou seja, representa a capacidade de aprender, nomear e classificar a realidade, para a entender. Mercúrio organiza a realidade envolvente através do processo mental, para ao mesmo tempo, compreender o mundo físico. Mas Mercúrio não só aprende como também transmite o que aprende, e deste modo, é também um mensageiro dos conhecimentos adquiridos. Como se constata, Mercúrio, está relacionado com a comunicação (ouvida, falada e escrita), com a informação (fatos, dados), com o ensino, com o comércio, com os órgãos de comunicação social, com as telecomunicações, estradas, transportes e internet.

Mercúrio e a Mitologia
Mercúrio ou Hermes era um dos filhos de Zeus. Era o patrono dos comerciantes, o mensageiro dos deuses e tinha asas nos pés devido à sua elevada mobilidade. Mercúrio conferiu ao homem a linguagem e a capacidade de aprender e comunicar.

Mercúrio e a Anatomia
Mercúrio governa o sistema nervoso e respiratório e ainda os órgãos da fala e da audição.

Saturno em Aspeto com o Mercúrio
Numa primeira fase de vida, o nativo que nasce com o Saturno ligado a um outro planeta natal, experimentará sempre em relação à função psicológica associada a esse planeta, uma certa timidez, contenção, reserva e defesa, quer a ligação seja tensa ou harmónica. Isto é assim porque o Saturno aprende com o tempo e começa sempre sem nenhuma experiência em relação à função psicológica do planeta ao qual se encontra ligado. Há medida que o tempo passa, o nativo vai evoluindo, apesar de devagar e receoso.
Se o planeta ao qual o Saturno se encontra ligado for o Mercúrio, este processo de aprendizagem centra-se essencialmente no corpo mental. O Saturno irá exigir ao nativo a formação de um corpo mental estruturado.

Saturno Mercúrio ligados por um bom aspeto
Quem tiver nascido com o Saturno bem ligado ao Mercúrio terá uma mente forte, segura, organizada e bem estruturada. Dá uma mente que sabe pensar e que é capaz de estudar muito. Se for um trígono, o nativo terá capacidade para criar, de forma harmoniosa, uma estrutura mental. Será uma pessoa segura e exprimir-se-á com segurança.

Saturno Mercúrio ligados por um mal aspeto
Os nativos com o Saturno mal ligado ao Mercúrio terão tendência, numa primeira fase de suas vidas, a serem mentalmente inibidos ou inseguros, terem medo de falar ou falarem muito pouco. Estas pessoas, no geral, apenas falam quando têm a certeza de que o que estão a dizer está correto, pois receiam ser criticadas e julgadas no plano intelectual. No geral, procuram obter socialmente a comprovação das suas habilidades intelectuais.
Estes nativos, poderão apresentar um dos seguintes dois comportamentos:
a)   ao longo de toda a sua vida, o medo prevalece e em consequência, sentir-se-ão sempre inibidos quando têm de falar, comunicar, ou apresentar as suas ideias;
b)   apesar do medo, tentarão dar a volta por cima, estudando, de forma aprofundada, diversos assuntos. Vão buscar segurança numa superestrutura mental. Nesse sentido, tentarão estudar e saber tudo, porque dado terem medo de ser criticados e julgados, vão desejar ser validados pelos conhecimentos que demonstram. Esta necessidade de validação pode dar origem a que estas pessoas lutem por uma formação académica fortíssima e alargada, para poderem ter e mostrar um “curriculum” cheio de diplomas como comprovação do seu saber. Estes indivíduos, quando falam, falam com segurança, dado que estudaram ou analisaram com profundidade os assuntos de que falam.
Como outras possibilidades comportamentais para as pessoas que nasceram com o Saturno e Mercúrio mal aspetados, citam-se a interrupção de estudos, mudança de curso ou problemas de gaguez.

Dada a natureza cármica associada ao planeta Saturno, os aspetos natais tensionais deste planeta com Mercúrio indiciam, que em outras vidas, os nativos utilizaram mal a palavra, no sentido, de que a mesma não foi luminosa, verdadeira. A palavra foi mal utilizada e agora, nesta vida, estão a colher o fruto da sua má utilização. Deste modo, enquanto o tempo não der segurança para que a palavra vença o medo cármico, Saturno, não os deixará falar. Deste modo, irão experienciar, nesta vida e em crianças, uma forte dificuldade na formação do seu corpo mental. O mais comum é terem sentido que não podiam ter ideias próprias, não podiam pensar por elas próprias ou não podiam afirmar as suas ideias sobre os assuntos. Tudo isto, porque em casa, exigiam que elas correspondessem a determinado tipo de padrão mental, tendo sido muito criticadas, em crianças, pela forma como falavam. Em casa sentiam que não tinham espaço para falar e na escola foram também muito criticadas porque eram mais lentas ou falavam pouco.

Ruy Figueiredo