sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

ASTROLOGIA. GENERALIDADES SOBRE JÚPITER (PARTE I)

HOJE IREMOS INICIAR AS NOSSAS POSTAGENS SOBRE O PLANETA JÚPITER


GENERALIDADES SOBRE JÚPITER

JÚPITER – O seu Glifo 

O glifo de Júpiter é composto por uma cruz e um crescendo lunar. A cruz representa o quaternário, a vida manifestada, a matéria. O crescendo lunar representa o inconsciente, a alma, a vida emocional. No glifo de Júpiter a cruz está desenhada por baixo do crescendo lunar, pois para Júpiter, a vida prática, material e objetiva (“crucificação”) é menos importante do que a vida ou a experiência emocional.

 

JÚPITER – Dignidades e Debilidades essenciais

Júpiter e é um planeta masculino e diurno. Além disso é moderadamente quente e húmido favorecendo o aparecimento da vida, e consequentemente, o crescimento e a expansão. Júpiter rege os signos de Sagitário e Peixes na astrologia tradicional ou clássica e apenas o signo de Sagitário na astrologia contemporânea ou moderna. A sua exaltação ocorre no signo de Caranguejo. O seu exílio verifica-se quando está posicionado no signo de Gémeos e também no signo de Virgem, na astrologia Tradicional. Júpiter encontra-se em queda quando localizado no signo de Capricórnio.

No signo de Sagitário e na Casa XI, Júpiter encontra-se jubilado.

JÚPITER – Significados Especiais

Júpiter está relacionado com a expansão, crescimento e abundância. Deste modo, está relacionado, na astrologia mundana (focada nos acontecimentos do coletivo humano) com as atividades financeiras, com os mercados, com a economia, etc... Numa interpretação natal (focada no indivíduo) Júpiter pode representar o protetor, educador, professor, tutor, mestre, guru, administrador, político, religioso, magistrado, jurista, banqueiro, empresário, entre outros.

 

JÚPITER – Expressão de Júpiter

Como para qualquer planeta, a expressão de Júpiter (o modo como atua no mapa natal) pode ser dignificada ou debilitada.

Na expressão dignificada ou positiva (bem aspetado e em trono, exaltado ou em júbilo), Júpiter imprime ao nativo as qualidades relacionadas com o otimismo, boa disposição, simpatia, recetividade, extroversão, sociabilidade, bondade, caridade, generosidade, filantropia, sabedoria, moralidade, sentido de justiça, fé, espiritualidade, tolerância, modéstia, sobriedade, lealdade e ousadia.

Na expressão debilitada ou negativa (mal aspetado e/ou retrógrado, em queda ou em exílio), Júpiter imprime ao nativo os defeitos relacionados com a fraude, religiosidade hipócrita, imprudência, esbanjamento, desperdício, negligência, hipocrisia, fanatismo, preguiça, otimismo exacerbado, comodismo, extravagância e obstinação.Com Júpiter debilitado, sobretudo quando afligido por um aspeto tenso, o nativo tende a cometer excessos ou desatinos, porque não valoriza de forma adequada. Só com a experiência da vida, é que o nativo vai aprender a valorizar de forma adequada, isto é com critério.

JÚPITER – Planeta Social

Os planetas pessoais (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus e Marte) são os que servem o ego, a personalidade. Depois de Júpiter e Saturno temos os planetas trans-saturninos, trans-pessoais ou geracionais (Urano, Netuno e Plutão). Júpiter e Saturno, deste modo, orbitam em torno do Sol, entre os planetas rápidos e os super lentos. Fazem a ponte e funcionam como intermediários entre as energias dos planetas pessoais e as dos planetas geracionais. Júpiter e Saturno não refletem a personalidade do nativo mas sim, a projeção da sua personalidade no mundo, na sociedade. Por isso são designados de planetas sociais.

Júpiter é um planeta que relaciona o nativo com algo fora dele próprio. Deste modo, é um planeta relacional, como Vénus. Mas enquanto com Vénus, o objeto da relação é o outro (Balança) ou a matéria (Touro), com Júpiter, o objeto relacional é a própria sociedade.

Com Júpiter, o indivíduo sai de si mesmo para se conectar e se integrar com algo maior que ele próprio assim ter oportunidade para crescer individualmente.

JÚPITER – Valores, Crenças, Ética, Moral, Justiça, Conhecimento, Religião

Júpiter representa os nossos valores, ou seja, aquilo em que acreditamos. Acreditamos em algo, não por dedução lógica, mas sim, porque nos faz sentido, porque ressoa dentro de nós. Obviamente, numa primeira fase de vida, ainda não conhecemos os nossos valores e crenças. Para isso precisamos de ter experiências, que desmontem ou reafirmem os valores ou crenças que durante a vida vamos tendo. Numa fase mais adiantada da vida, já temos mais certezas sobre o que valorizamos e acreditamos. De facto, no geral, ninguém nasce a saber no que acredita, apesar de haver pessoas que desde cedo, sabem o que querem ou no que acreditam.

Os humanos para conviverem de forma sadia, precisam de obedecer a um corpo de regras e princípios que a sociedade vai instituindo ao longo dos tempos. Júpiter representa, neste campo, a Ética, a Moral e a Justiça.

O individuo, para evoluir, tem de ter conhecimentos que o impulsionem para mais além de si próprio. Júpiter, neste caso, está relacionado com o conhecimento (superior).

Por fim, Júpiter também propicia a evolução espiritual, ou seja, o encontro com Deus.

JÚPITER – Planeta protetor

É juntamente com Vénus (benéfico menor) um planeta benéfico (benéfico maior). A casa onde se encontra Júpiter é uma casa de sorte e proteção, onde tendemos a ser otimistas e onde os temas desse setor geralmente fluem mais facilmente e são expandidos.

Ruy Figueiredo